segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Look Market com Laércio Jr


Look Market com Laércio Jr
Blog do Fernando: Nosso mercado está fervendo de idéias, a prova disso são os inúmeros prêmios que nossas agências trazem para o estado. Publicidade não é apenas criação, como você enxerga o papel do profissional de marketing na construção desses trabalhos?
Laércio: Quem não gosta de receber prêmios? Apresente-me! Os profissionais de propaganda do Maranhão tem recebido prêmios que reconhecem o quanto são criativos e inovadores. Como profissional de Administração, já fui cliente de várias agências de propaganda maranhenses. Em todas as ocasiões tive a oportunidade de conviver com criativos de primeira categoria, como os profissionais da Mallmann, VCR, Phocus, Quadrante, Ideia e Imagine, para citar algumas em que atuei como anunciante. Acredito que marketing e propaganda são atividades que produzem conhecimento e ideias a partir de um trabalho colaborativo. A chamada “big idea” é obtida com compartilhamento de ideias e experiências, pesquisas, conversas, reuniões, debates acalorados, verbas apertadas e alguns sapos que engolimos.  Costumo dizer que se fôssemos reunir todos os atributos necessários a um profissional de marketing obteríamos um “super homem” ou uma “mulher maravilha”. E que não é muito distinto do perfil do publicitário em geral, afinal ambos são trabalhos criativos por excelência. Talento, criatividade, ousadia, capacidade de aprender a aprender, inquietude, inovação, agilidade, ser “open-minded”, ter uma cabeça de designer, capacidade de fazer conexões, planejar e fazer acontecer, são alguns dos requisitos. No final, é a sintonia entre as equipes de marketing do anunciante e a da agência que vai determinar o resultado de uma campanha. Quanto mais sintonizadas, maior a capacidade de gerarem campanhas inovadoras, criativas, cheias de resultados e satisfação para todos. O prêmio, sempre bem vindo, virá em consequência daquela química.
Blog do Fernando: você se denomina “uma pessoa com missão”. Qual sua missão com o mercado? Qual sua missão com o mundo?
Laércio: Realmente, tenho me posicionado com a perspectiva de ter uma missão. Isso muda toda a maneira de ver as coisas que acontecem com você. E não estou falando (apenas) de religião! Tô dentro pra curtir, enviar pros amigos, compartilhar, recomendar, adicionar. Não importa o que acontece comigo, mas como eu reajo ao que acontece comigo. As pessoas não compram o que eu vendo. Elas compram o por quê eu vendo. Portanto, a minha razão de ser é contribuir para a melhoria do mundo dos negócios simultaneamente em melhorar os negócios do mundo.
Blog do Fernando: Inovação é a palavra chave para o sucesso. Pesquisa recente apontou que a Roche Holding AG é a empresa mundial que mais investe em novas ideias. O mercado local no seu ponto de vista está aberto á inovação?
Laércio: Inovação é a palavra da hora, mas não pode ser vista como moda. Nem é restrita ao mercado publicitário. O Brasil tem dado excelentes exemplos de inovação principalmente em gestão e design. Já existe inclusive um “design brasileiro”, uma “administração brasileira”. Ambas já estão ditando as novas tendências no mundo. Empresários brasileiros comprando empresas icônicas dos EUA como Burger King e Anheuser-Busch.  A sustentabilidade de qualquer negócio depende também de sua capacidade de inovar. De pensar diferente, como preconizou Steve Jobs. Mas ainda estamos longe dos países tops no ranking mundial da inovação. Essa distância demonstra o quanto precisamos para criar uma cultura aberta para a inovação.  Visto desta maneira acredito num mercado local de alto potencial para se produzir de maneira inovadora.
Blog do Fernando: Você é um profissional em constante transformação (e evolução). Já passou pela Vale, Grupo Mirante e hoje é o “capitão” da TV Guará, afiliada a Record News no Maranhão. Como você encara os processos de mudança?
Laércio: Desde quando sai de Belém do Pará, passei a viver no mundo. Por pouco não fui diplomata. Mas já morei em Nova York, no meio da Floresta Amazônica e em capitais brasileiras no norte, nordeste e sudeste. Minhas escolas foram a Vale, a Rede Globo/Sistema Mirante de Comunicação e, agora, o Grupo Dalcar, na implantação da TV Guará, afiliada Record News. O menor tempo que passei nessas empresas foi sete anos. Pra quem muda, parece uma vida. Sou uma pessoa em constante evolução. Se eu não tivesse mudado eu não teria sobrevivido até hoje. Mudar faz parte da vida de todo profissional. Você apenas tem que se preparar, se planejar adequadamente para conseguir fazer sua transição. Isso tem a ver com os ciclos profissionais e pessoais. Abrir e fechar ciclos é da minha natureza. Meu trabalho sempre ocupou posição de prioridade. Assim como a educação. Nunca parei nem vou parar de estudar e aprender. O critério é a felicidade. Se você não está feliz, mude! Hoje meu foco no trabalho tem sido encontrar as pessoas certas e colocá-las nos lugares certos, orientando-as para que façam certo as coisas certas. Inspirando as pessoas. Se o presente é o futuro do passado, sou uma pessoa que vive no futuro do presente.
Blog do Fernando: Em uma frase, qual seu look market ? Qual seu olhar sobre o mercado?
Laércio: No meu tablet, vejo um mercado cheio de oportunidades, com profissionais inteligentes, empresas fazendo acontecer, onde as coisas do passado darão lugar às coisas do futuro, agora.

Olhar


Conectar pessoas e ideias sempre foi o propósito deste blog.

Olhar o mundo como um “mundo dos diferentes” é uma das características que o profissional de marketing deve carregar. Diferentes possibilidades, diferentes ideias, diferentes cenários, diferentes tudo - É a diferença que move o mundo.

Compartilhar diferentes experiências de vida, mercadológica e olhares é fundamental para o crescimento do mercado (e o seu também). Hoje o Blog Do Fernando Coelho estreia um espaço novo, se trata do LOOK MARKET, um ambiente que visa ligar pontos (passado, presente, futuro e pessoas do futuro que fazem no presente).

Traremos aqui um pouco do OLHAR de DIFERENTES profissionais do nosso mercado. Periodicamente estaremos batendo um papo com nossos colegas e extraindo o que eles têm de melhor: seus olhares (e ideias). Os assuntos?Os mais diversos – inovação, marketing, mercado, tendências e como não podia deixar de ser - OLHARES.

Estreando com chave de ouro, uma prata do nosso mercado, Laércio de Sousa Jr - Administrador, Especialista em Marketing e Gestão de Empresas, Gestor de Negócios e Difusor de ideias.

Confira nosso primeiro LOOK MARKET no Post ” Look Market com Laércio Jr”

@coelhofernando

sábado, 29 de outubro de 2011

O que NÃO é Planejamento de Mídia

Acredito que a comunicação (e informação) deve ser democratizada sempre. Vivemos num tempo que o compartilhamento de ideias e experiências é fundamental para a evolução do mercado (e das pessoas)

Este ano recebi o convite para conduzir a oficina de mídia na 5º Jornada de Publicidade e Propaganda da Faculdade São Luís. Aceitei e fui bater esse papo com a moçada que está começando agora.

Quem quiser conferir um pouco da apresentação pode fazer o download clicando no link abaixo.

Apresentação: http://www.slideshare.net/coelhofernando/o-que-no-planejamento-de-mdia




terça-feira, 25 de outubro de 2011

Todo dia o placar zera


Você concorda comigo que ninguém vive de passado?
Pois bem, querendo ou não isso é um fato, ninguém, absolutamente ninguém vive de passado. Uma seleção, por exemplo, se ela ganha a copa hoje isso não é garantia que vencerá também amanhã, ou seja, é preciso manter-se preparado sempre, a excelência é uma constância.
Muitos profissionais tendem a se acomodar ao longo da carreira, acostuma-se com uma determinada função, tornam-se especialistas técnicos em uma atividade e acham que já são o rei da cocada preta. Não basta ser excelente, é preciso manter-se excelente, sempre escuto um ditado que é bem certo: todo dia o placar zera.
E como manter-se excelente na carreira? Não existe uma formula pronta, mas existem alguns pontos genéricos que podem ser trabalhado, abaixo citarei alguns:
- Atualize-se diariamente, busque informações, novidades, saiba o que os outros profissionais estão fazendo, lendo, estudando.
- Cace tendências, conheça o passado, analise o presente.
- Reaprenda, questione-se. Veja se a forma como você desenvolve uma atividade pode ser alterada, melhorada, lapidada.
- Consulte colegas de mercado, sempre que desenvolver um projeto, peça revisão de um colega, nossa visão geralmente se vicia, a opinião de alguém de fora pode colaborar bastante para sua excelência.
- Comunique-se, compartilhe conteúdos, mantenha seu networking atualizado. Participe de fóruns, chats e interaja via web, hoje o relacionamento-off é igual ao relacionamento-on.
Se você tem alguma outra dica para manter-se excelente compartilhe conosco. Mantenha-se excelente.
@coelhofernando




sábado, 22 de outubro de 2011

Além do Bom Velhinho


Acho que vocês já perceberam que sou fã da equipe de marketing do São Luís Shopping, não apenas por que lá todos são pessoas super queridas, mas, sobretudo por que é uma equipe atenadissima, focada e extremamente técnica, COMO POUCAS NO MERCADO LOCAL (isso, em caixa alta – como poucas no mercado local)

Essa semana eles lançaram em grande (e animado) estilo a sua campanha de natal dando uma palhinha do que será, e pelo visto será... Afinal de contas Monteiro Lobato e seu Sitio do Pica-pau Amarelo encabeçarão a campanha de natal 2011 do center.

Enquanto os clientes do shopping almoçavam a Crioulas Comunicação executava um delicioso Flash Mob e no cardápio dançarinos, atores e músicos disfarçados de clientes, de forma inusitada, desenvolveram uma coreografia instantânea, surpreendendo a todos com a trilha sonora do Sítio.

Parabéns moçada! No vídeo você pode perceber que mídia diferenciada dá certo sim, afinal de contas, com toda certeza, todos aqueles clientes filmando a ação, irão viralizar essas imagens e é mídia espontânea (leia-se grátis) na certa.

Mais um exemplo positivo de comunicação para nosso mercado

Assista a ação clicando no link: http://www.youtube.com/watch?v=ljxpwz8t-LY

@coelhofernando

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

É hora de vender

Acho que toda pessoa de criação deveria antes de trabalhar com varejo, passar uma semana no ponto de venda de seu anunciante.
Têm muito publicitário com idéias ótimas, conceitos incríveis, layouts que são verdadeiras obras de arte, mas sem argumentação de VENDAS. Dentro da comunicação varejista o que importa mesmo é loja cheia e vendas feitas, não estou dizendo que devemos abrir mão das técnicas criativas e da estética, não, de maneira alguma.
O que percebo em conversas e no dia a dia são “artistas” dentro de agências que não suportam ter seu ego ferido e enxerga o gestor de marketing como o vilão da história. O departamento de marketing é um parceiro da criação, trabalham juntos, desenvolvem juntos, um está no cerne do negócio e o outro ligado nas tendências da comunicação, somando isso que o resultado aparece, nada de fragmentar, A ORDEM É SOMAR.
É, eu sei que tem publicitário pensando que: “essa idéia vai resultar naquele puta prêmio”, mas e as vendas? Quando um cliente (consumidor) olha um comercial ele não vai parar para identificar o conceito criativo, ele vai focar na oferta e condições de compra.
A impressão que tenho é que um publicitário vende para outros publicitários. Está na hora dos criativos de plantão pensarem em como vender os produtos dos seus clientes, aumentarem o fluxo de loja, ganhar participação da mente do consumidor e do mercado e deixar o sonhado prêmio pra depois.
Agora é hora de vender (o produto)!!!
@coelhofernando