quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Sou criativo, mas será que sou inovador?

Existe uma grande diferença entre criatividade e inovação, nem sempre as pessoas criativas são empreendedoras, logo nem os criativos são inovadores.
Ser criativo é ter uma ideia original, uma ideia quem ninguém jamais teve, já ser inovador, é gerar valor para a ideia original, é executar o que foi pensado de maneira empreendedora.
As ideias não pertencem a ninguém, Waldez Ludving costuma dizer que a ideia é um patrimônio da humanidade, então se você tiver uma, transforme-a em realidade, empreenda-a, mas seja rápido, muito rápido.
A pessoa inovadora é aquela que além de criativa está atenta ao mercado, é veloz, disciplinada, corajosa, possui bom conhecimento e por isso se tornou empreendedora.
Então, se você é extremamente criativo busque também ser inovadora, dedique-se aos detalhes, desafie a lógica, provoque a tradição, deixe o senso do ridículo de lado (às vezes ele só atrapalha) e tenha sobretudo, autoridade sobre suas ideias e atos.
Ah! E para finalizar, para ser inovador escute um pouco mais seu coração, arrisque-se, de alguma maneira seu coração já sabe o que você quer ser (quem disse isso foi Steve Jobs, ele deve saber um pouco mais sobre criatividade e inovação)
Teve uma ideia? Empreenda hoje!
@coelhofernando

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Você me conhece? Chamo-me Fernando e sou seu cliente, prazer.


Certa vez escutei que é um erro atendermos alguém como gostaríamos de ser atendidos e que o correto é atender nossos clientes como eles gostariam (ou gostam) de ser atendidos.
Uma das atitudes primordiais que o profissional de marketing deve ter é o de se colocar no lugar do consumidor, porém tomando cuidado para não utilizar seus valores e desejos próprios como se fossem os do cliente.

Sergio Santos, professor de marketing da ESPM, diz que o “foco no cliente” que o estrategista de marketing deve ter é justamente o buscar entender este consumidor, seus anseios, vontades, medos, preferências, etc.. 

Conhecer o consumidor é entendê-lo e é atendedê-lo a ponto de oferecer algo que de fato atenda a sua necessidade e para isso cada executivo pode utilizar a técnica que achar mais conveniente, de uma pesquisa estruturada até uma ida ao mercado, porém o fundamental é você sentir seu target. 

Antes de iniciar qualquer plano de marketing o executivo precisa (na verdade é obrigado) a conhecer a vida do seu consumidor e seu processo de consumo, dessa maneira ele terá mais chances de elaborar uma estratégia pontual e assertiva.

E para finalizar... me chamo @coelhofernando, possuo valores centrais, para mim sucesso é bem mais que dinheiro e prestigio, gosto de desafios, não gosto de rotinas, tenho 23 anos, sou publicitário, blogueiro e posso ser um consumidor da sua marca.

@coelhofernando

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Relacionamento em marketing é tudo



1º post de 2012 e irei voltar a bater na tecla do relacionamento.

Marketing é construído através de relacionamentos, isso eu já falei diversas vezes por aqui e dessa vez quem nos confirma essa tese é o executivo Romeu Bussarelo, diretor de relacionamento digital da Tecnisa.

Irei compartilhar com vocês um pouco da visão desse super profissional.

Hoje boa parte das soluções para os problemas de marketing são encontradas na rede, no mundo digital. Segundo Roberto o executivo que habita no meio do marketing precisa investir pesado em conexões e relacionamentos, isso por que muitas inovações para nossa área não estão sendo escritas. 

90% das inovações implantadas em várias companhias não são encontradas em livros, são construídas e desenvolvidas pelo mercado, sobretudo por pequenas empresas. 

Uma das recomendações do Bussarelo é que os executivos de marketing gravitem sempre pelo mundo digital, estabelecendo sempre conexões, contribuindo e buscando informações no meio. O executivo ainda afirma que o mundo dos negócios hoje é constituído do “que você sabe X quem você conhece” e que em tempos de conexões não adianta você ter uma excelente formação profissional se você não tiver relacionamentos. Quem for contra essa maré pode se afogar.

Então fica a dica para quem está entrando e para quem já está no mercado: para o executivo moderno, o maior patrimônio que ele pode ter (e formar) é o relacionamento.

Feliz 2012!

@coelhofernando