sábado, 15 de setembro de 2012

Quem tem celular levanta a mão!


Hoje no Brasil registramos uma média aproximada de 19 milhões de aparelhos celulares em uso, isso equivale à outra média, a de 250.8 milhões de linhas ativas.

Você tem noção desse número? São 250 milhões de clientes em potencial para você impactar de forma direta e assertiva com sua marca.

Vivemos na era dos novos consumidores, hoje chamados de prosumers, que são consumidores hiperconectados, absolutamente bem informados, e que estão incluídos numa rede de relacionamentos que envolvem laços fortes. O que isso significa? É uma denotação clara de uma rede de propagação da sua empresa (de maneira espontânea).

Os Prosumers são indivíduos produtores e  consumidores de informação, usam as redes sociais para falar do que querem, são lidos, seguidos e ampliam sua rede de influência  através e a partir da web.

Você sabia que um terço dos jovens gostam de receber avisos de promoções e anúncios via celular? E ai, o que sua marca está fazendo para atingi-los?
O Móbile Marketing são interações de propaganda, serviços e relacionamento com o consumidor que utilizam o telefone celular como canal de comunicação (principal ou complementar a outras mídias), seu cliente pode ti ver na rua, ônibus, carro ou qualquer outro lugar, tudo através do celular ou tablet.

Diversas marcas brasileiras pensam (e lucram) com o móbile: Skol, Trident, Tim, Wallmart e várias outras.

Interatividade e relevância são as palavras de ordem no novo marketing! E sua marca, está renovando suas ações?

@coelhofernando

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Vai e Vem


Após passagem marcante a frente da Mallmann Marketing, Janjão Medeiros se despede da agência que reuni sabores alemãs e maranhenses e pousa na criativa  AG10 Propaganda assumindo o departamento de planejamento. Janjão terá o desafio e a responsabilidade de ocupar o cargo até então coordenado por Lui Brito, hoje no Grupo Phocu. 

Janjão tem 20 anos e é graduado em Publicidade e Pós-Graduando em Administração de Empresas pela FGV. Segundo o criativo, é notório o crescimento desta função em nosso mercado. Cada vez mais as agências reconhecem a importância deste profissional dentro do ambiente da criação e desenvolvimento de uma campanha publicitária. 

Janjão Medeiros assume com isso o planejamento de grandes contas pertencentes à AG10, tais como: SEBRAE, Prefeitura de São José de Ribamar, Duvel Veículos, L&F Empreedimentos entre outras. Parabéns Ag10, bom trabalho Janjão!

@coelhofernando

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Look Market com Diego Martins


É indiscutível a importância dos shoppings centers na vida das pessoas, o shopping é um produto intangível que deve focar na qualidade total e necessidade diversas (e subjetivas) de seus clientes.

Meu convidado do Look Market de hoje é o Publicitário Diego Martins, Supervisor de SAC no Shopping da Ilha, do Grupo Sá Cavalcante, e falará um pouco sobre o assunto.

Confira nossa bate papo:

Look Market com Diego Martins

Blog do Fernando Coelho: Hoje praticamente todos os Center’s realizam promoções e concursos culturais para estimular demandas. Essas estratégias  inegavelmente são um grande diferencial, mas não corre o risco de se tornar comoddite?

Diego: apesar de ser uma prática atual, não é de hoje que o mercado usa essas estratégias promocionais para alcançar/mensurar o tal do buzz atrelado com o retorno em vendas, e  como você evidenciou, seus riscos de virar um diferencial sem apelo é altamente eminente. Hoje as empresas devem ter (por obrigação e sobrevivência) um leque estratégico com ínfimas opções de estimular essas "demandas" que podem variar de um bom atendimento conectado as redes sociais a um  software de CRM que pode auxiliar as equipes de marketing a tomadas de decisões voltadas aos nichos desejados. Dentre promoções e concursos culturais, particularmente gosto da modalidade concurso cultural por ser mais flexível e com a maior possibilidade de inovação. Vejo que o poder do engajamento do público com a marca só tende a aumentar quando você dá a possibilidade dos consumidores virarem prosumers dando a oportunidade (divina) a um cliente de  pensar, criar e consumir.

Blog do Fernando Coelho: Um fator atual importante é o crescimento socioeconômico das classes B e C, que cada vez mais focam suas ações de lazer e entretenimento em idas a bares como Lagoa, Litorânea para o famoso happy hour. Que tipos de ações pode ser feitas pelos Center(s) para atrair este público, já que a estrutura é bem favorável e o poder de consumo positivo?

Diego: Acredito nessa premissa, abrindo um parênteses, é notório a mudança de hábitos de alguns Centers que conseguiram sair dessa visão míope e extrair melhores resultados através de ações voltadas ao lazer e entretenimento do público em geral dando a oportunidade de uma simples ida ao shopping virar um passeio emocionante, educativo e divertido para toda a família (Ponto para todos!).

Minhas apostas para ações com esse perfil de público estão voltadas a apresentações musicais, teatrais, stand up comedy e o uso de planos de fidelidade.

Nossa equipe já diagnosticou essa sua reflexão e dentre alguns dias iremos passar pela primeira ação voltada ao happy hour lançando o "Música na Varanda", um projeto que irá juntar músicos de diversos estilos ( Jazz, Blues, eletro Music e MPB)  com um mix bem diversificado de restaurantes proporcionando um ambiente de descontração para encontrar os  amigos com muito estilo e bom gosto.

Blog do Fernando Coelho: Marcos Aurélio, da AM4 diz que facilitar o acesso do consumidor à marca em meios que vão além de campanhas também é importante. Que tipos de ação o Shopping da Ilha realiza hoje para envolver o seu target com a marca?

Diego: Hoje estou no Shopping da Ilha por esse motivo/desafio, temos o objetivo de tornar ele "o shopping do relacionamento" com estratégias que atrelam vendas a novas experiências voltadas para o cliente. Um bom exemplo foi à campanha do Dias das Mães, onde abdicamos da antiga e funcional estratégia feita através de sorteios, em uma data muito importante para o mercado em geral, e decidimos premiar  não só um, mas vários clientes oferecendo convites para participar de palestras tendo palestrantes de renome nacional com temas voltados a beleza, estética e saúde, além de um super show interativo com Carlinhos de Jesus. 

Blog do Fernando Coelho: No ano passado, o setor de Shopping foi responsável por 18% das vendas do varejo no Brasil, mas segundo a Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente, os consumidores ainda estão muito insatisfeitos com alguns quesitos, como por exemplo, falta vaga para parar o carro, praças de alimentação lotadas, falta de balcões de informação, entre tantas outras coisas. Que ações de maneira geral, no mercado, podem ser feitas para minimizar este olhar dos consumidores?

Diego: De modo geral, acredito que poucas são as empresas que trabalham usando a pesquisa como ferramenta para análise em nosso mercado. Muitas empresas ainda trabalham apenas com a visão do gestor e sua percepção de como seriam as expectativas do cliente sobre aquele determinado serviço/produto.

A primeira ação é conhecer bem as dificuldades do cliente, fazendo um trabalho voltado a qualidade total dos serviços/produto, através de pesquisas que ajudem na medição desses pontos falhos dando a oportunidade de analisar e/ou comparar as expectativas do cliente com a percepção em relação ao serviço oferecido (a ótica do cliente).  Após essa ação, os dados coletados com certeza deverão ajudar no desenvolvimento das estratégias para alcançar melhores resultados.

Blog do Fernando Coelho: Em uma frase, qual seu look market? Qual seu olhar de mercado, do mundo e das pessoas?

Diego: "Quem só acredita no visível vive um mundo muito pequeno". (Caio Fernando Abreu)

MINI CURRÍCULO:

Diego Martins é Bacharel em Comunicação Social, na habilitação de Publicidade  e Propaganda pela Faculdade São Luis, Pós-Graduando em Marketing Estratégico e Comunicação pela Universidade Gama Filho - CEDECON, Supervisor de SAC no Shopping da Ilha, desempenho de atividades em conhecimento de ambiente organizacional, administrativo voltados a empresa de Propaganda & Marketing, conhecimento no setor de criação, planejamento estratégico, processo de desenvolvimento de Campanha e Serviço focado a Excelência no atendimento ao cliente.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Brief da semana!







Talento nosso de cada dia 01

O Diretor de Criação da Phocus Propaganda, Danilo Blume, mal chegou em Sampa e já deixou sua marca no Festival do CCSP – Clube de Criação de São Paulo, na categoria Estudantes. Dentre cerca de 200 inscrições do Brasil inteiro, ele e sua equipe – outros dois estudantes da Miami Ad School, levaram prata na campanha criada para o Museu da Pessoa, onde os visitantes podem registrar suas histórias em vídeo e conhecer os relatos de outras pessoas. As peças sairão no 37º Anuário do Clube de Criação de São Paulo! É o talento maranhense mostrando todo nosso potencial! Very Cool! Para saber mais sobre o festival acesse www.ccsp.com.br

Talento nosso de cada dia 02

Outro destaque maranhense é o "Mancebo Tribal", produto desenvolvido pela Quadrante e que foi destaque na revista Casa Cláudia! Parabéns moçada

Administrador Criativo

Essa semana a Ideia Propaganda recebeu a turma do 6º período do curso de Administração da Universidade Ceuma, que conheceu a sede e aprendeu um pouco mais sobre o funcionamento de uma agência de propaganda. Muito boa a iniciativa.

Festival do Clube de Criação de São Paulo

Os criativos Janjão Medeiros e Dermeson Meireles foram representar nosso Estado no Festival do Clube de Criação de São Paulo. Por lá, os publicitários aproveitaram para se inspirar no que anda sendo feito de melhor no Brasil, além de trocar ideias e experiências com grandes nomes da publicidade brasileira como Washigton Olivetto, Fabio Fernandes, Marcelo Serpa e Nizan Guanaes. Na ocasião, o Diretor de Criação do Grupo Phocus, Danilo Blume que está morando em sampa, também participou do evento.

Vai e vem

Essa semana a VCR Comunicação e Marketing ganhou um reforço com a contratação da redatora e linda Marcella Itapary

@coelhofernando

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Redes sociais, alguém não usa?

Redes sociais! Alguém tem duvidas da eficiência dessa ferramenta (ou ferramentas, já que se trata de plataformas diversas)?

Ela está presente na vida da maioria dos brasileiros e grandes marcas utilizam-se dessas estratégias digitais para potencializar sua comunicação, para termos uma noção segundo o Portal Lógica Digital, 59% das empresas brasileiras utilizarão no ano de 2012 ações no mundo on-line, destes 27% dos orçamentos digitais serão voltados para anúncios nas redes sociais (Twitter, You Tube, Facebook, Linkedin, Etc).

O fato é que as marcas (gestores e colaboradores) precisam urgentemente conhecer essas ferramentas e utilizarem ao seu favor, afinal de contas só no Brasil o consumo digital gira na casa dos 5 bilhões de reais ao ano.

Aqui vão algumas dicas para gestores e vendedores se relacionarem adequadamente nas redes sociais:

Responda aos seus clientes - Esta é uma das coisas mais importantes que você pode fazer, as pessoas estão perguntando por que estão interessadas. Você está correndo o risco de perder clientes quando não responde.

Recompense seu cliente – Quando se identifica um cliente que tenha algum tipo de entusiasmo em relação ao seu negócio, você pode recompensá-lo com um cupom de desconto, um presente ou algo parecido. Isso não é gasto, é investimento - pense a longo prazo.
Promova seus clientes – Encontre formas de promover seus clientes nas mídias sociais. Ex: eleger o cliente da semana na sua página no Facebook, compartilhe a felicidade do seu clientes ao adquirir seu produto.

Agradeça a seus clientes. As pessoas gostam de se sentir apreciadas, uma nota de agradecimento faz alguém se sentir especial. Se seus clientes dizem coisas legais sobre você no Twitter, diga “obrigado!”.

Convide seus clientes para eventos off-line. Se ocorrer um evento local, na sua loja, por exemplo,  por que não convidar seus clientes? 

Escreva e comente nos perfis de seus clientes nas redes sociais – Se seus clientes escrevem sobre você em seus blogs, você pode responder deixando um comentário, ou ainda passar no seu Facebook e dá um oi. Relacionamento on e off possuem a mesma relevância.

Trate cada cliente de forma especial - Seus clientes querem ser mimados. Quando @thomasmarzano postou no Twitter que tinha uma banheira enorme em seu quarto de hotel no Four Seasons, deram-lhe um pequeno presente para ele poder usar na banheira, eles até escreveram um bilhete personalizado.

Desculpe-se se fez algo errado – É importante assumir os erros e agir de forma transparente.

Faça algo exclusivo - A Heineken, em agradecimento à marca de 1 milhão de “likes” em sua página no Facebook, lançou um novo filme chamado One Million Heineken Hugs (um milhão de abraços). Já a Porsche decidiu homenagear seu primeiro milhão de fãs gravando seus nomes em um automóvel que foi exposto no museu da empresa em Stuttgart, na Alemanha.
Serviço ao cliente é importante – Usar as mídias sociais para incrementar os serviços prestados aos clientes é uma ótima estratégia. A @ USAirways optou por não responder aos seus clientes no Twitter, isso não foi nada bom para a empresa. Então, que tal sua Fanpage ser um SAC digital?

Surpreenda seus clientes – Todo mundo adora surpresas, é o que Pretzel Crisps fez – eles entregaram lanches aos clientes pessoalmente.

 Pergunte a seus clientes para obter feedback – Por vezes, os clientes têm ideias e sugestões em suas mentes que desejam compartilhar. Feedbacks são muito valiosos para melhorar o seu negócio, perguntar e você o terá.

Torne as coisas fáceis para os clientes – Se os clientes têm problemas ou dúvidas, facilite ao máximo. Ofereça uma maneira simples e rápida  para eles te encontrarem em sites de redes sociais.

Ser social - Não se esqueça disso. Seja humano no mundo digital

@coelhofernando


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Look Market com Tatiana Tosi



Você sabe o que é netnografia? Essa semana trabalhei este novo conceito em sala de aula com meus alunos, o termo ainda é desconhecido em alguns mercados e pouco (ou quase nunca) utilizado.
Em suma a netnografia é uma forma de investigação interpretativa e empírica aplicada em ambientes on-line a fim de desvendar padrões de comportamento social e cultural, mas para entendermos melhor do que se trada convidei a especialista em Inteligência Competitiva nas Redes Sociais, Tatiana Tosi para fala sobre o assunto.
Aprecie sem moderação.
Look Market com Tatiana Tosi
Blog do Fernando Coelho: antes de tudo quem é Tatiana Tosi e o que ela estuda?
Tatiana: Sou apaixonada pelo desconhecido, curiosa, apreciadora das artes visuais, música, leitura. Estou em São Paulo, mas já morei no México, Estados Unidos, Suiça, Espanha, sempre pronta para viajar. Hoje estudo nossos símbolos de pertença e códigos comportamentais mapeando as redes humanas adoptando técnicas antropológicas no ambiente virtual, ou seja, Netnografia.  
Blog do Fernando Coelho: o que seria netnografia, qual seu foco, características e benefícios?
Tatiana: Na etnografia temos como principal aliado a observação participante, focando sempre o olhar no “outro”, ou seja, estar disposto à aprender com a sua cultura comportamental. Os benefícios são: personalizada, multidisciplinar, holístico.
Blog do Fernando Coelho: a metodologia da netnografia nos leva para um processo de inovação. Correto? Qual a principal diferença entre a netnografia e uma pesquisa de mercado habitual?
Tatiana: A netnografia nos ajuda no processo de inovação, dado que nos inserimos no objeto de pesquisa. A principal diferença reside na amplitude e densidade da amostra, como também, na relação custo versus entrega, tendo como resultado a oportunidade de encontrar “tesouros” comportamentais do segmento ou grupo.
Blog do Fernando Coelho: esse processo é relativamente novo, as marcas regionais estão cientes desta ferramenta potencial? Existe um case interessante que você pode compartilhar conosco?
Tatiana: Nos dias de hoje somente algumas marcas de cunho multinacional e internacional estão cientes desta ferramenta. “Danone Waters Community”  teve como finalidade entender o uso da água na vida diária, visando o impacto do uso, intensidade, frequência e modelo. http://www.slideshare.net/tatitosi/danone-waters-community
Blog do Fernando Coelho: em uma frase, qual seu look market, qual sua visão da vida, do mundo e do mercado?
Tatiana: Vivemos cercados de transformações, acredito que estamos caminhando para uma nova economia baseada em ícones e símbolos, no futuro serão criados novos padrões comportamentais e imagéticos.
Tatiana Tosi é pesquisadora de tendências e comportamentos sociais digitais, com ênfase em Netnografia. Pós-Graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (SP). Especialista em Inteligência Competitiva nas Redes Sociais pela Fundação Getulio Vargas (SP).   Membro do Grupo de Pesquisa Cidade do Conhecimento ECA USP. Email para contato:  tati@pluggedresearch.com