quarta-feira, 19 de junho de 2013

Você não tem o poder de decidir onde vai nascer, mas pode escolher para onde vai.




Quantas pessoas você conhece que pertencem a uma família de classe média, estudam em uma boa universidade, possuem carro próprio, costumeiramente viajam para alguma praia do nordeste durante o feriado, mas ainda assim reclamam da sua situação, seja emocional, situacional ou financeira?
Vou contar hoje a história de Eduardo Lyra, jornalista, autor do livro “Jovens Falcão”.
Eduardo nasceu em uma família muito pobre, logo quando saiu do hospital, sua mãe o levou para morar em um barraco na Cidade de Guarulhos, num bairro chamado Cumbica. Logo nos primeiros dias de vida um amigo da sua mãe perguntou o que ela desejaria ganhar, e como a mesma sabia que o gentil amigo trabalhava em uma fábrica, ela pediu um balde grande (estilo bacia), e foi este recipiente que serviu de berço durante nove meses para Eduardo. Além disso, quando ele cresceu, percebeu que no barraco ao lado do seu, morava um traficante e do outro um assassino, para completar ele possuía um pai alcoólatra, certo dia ele o encontrou em uma situação deplorável de dependência e transtorno, após socorrer o pai, ele naquele exato momento decidiu: “eu vou superar a pobreza, vou superar a miséria e nunca vou deixar nenhum tipo de droga tomar conta da minha vida, por que eu irei superar todos estes empecilhos e serei alguém de relevância na sociedade e mudar o histórico de miséria da minha família”
Durante sua palestra em um congresso no Rio de Janeiro, Eduardo deixou claro uma mensagem para todos os presentes: você não tem o poder de decidir onde vai nascer, mas tem total decisão sobre para onde vai (e o que será).
Defendo veementemente que somos empreendedores de nossas vidas e histórias, não podemos nos tornar reféns de falsas situações que acontecem em nosso cotidiano, muitas vezes nos limitando a aceitar que a vida é como é e ponto, isso é um dos piores erros que podemos cometer. A vida as vezes é dura e cruel sim, mas a decisão de evoluirmos e exclusiva nossa.
O caso do jornalista Eduardo é um exemplo claro de autoria de vida, ele tinha um objetivo na vida, uma decisão pessoal e isso fez toda diferença. E você? Qual seu objetivo? Quais suas dificuldades? Como você está convertendo seus problemas em oportunidades de evolução? Quais metas você traçou para sua história? Que tal refletir hoje?!!
Finalizo o post com uma “receita” básica compartilhada pelo próprio Eduardo para transformar a vida: não deixe as dificuldades morar dentro de você, abra as portas do seu coração para os sonhos grandes, a iniciativa, criatividade,  vontade de vencer na vida,  garra, ousadia, arrojo e uma palavra chamada entusiasmo (que no grego significa “Deus dentro de si”).
Seu projeto de vida só depende de você! Seja empreendedor da sua vida.
@coelhofernando

terça-feira, 11 de junho de 2013

Invista em atendimento sempre, até os últimos dias da sua vida.



Você já percebeu que em uma rede de franquias tudo é padronizado? Os produtos, layout, preço, disposições de elementos e vários outros fatores?
 
Uma franquia, seja ela qual for, busca trabalhar além das variáveis acima citadas, um outro ponto indispensável: o atendimento.

Vou tomar como exemplo a Chevrolet, da qual fiz parte por quase três anos, o posicionamento global da marca não é vender mais, tão pouco ser líder de mercado, mas sim, ser a marca mais amada dentro do seu seguimento. Agora eu faço a seguinte pergunta caro leitor: - como ela conseguirá isso? Se me permites responder, o segredo do sucesso (ou tentativa) é o atendimento.

Num mercado onde a concorrência está cada vez mais acirrada e os consumidores cada vez menos tolerantes com falhas, o atendimento positivo faz toda diferença em um processo de tomada de decisão. 

As organizações, dirigentes e gestores precisam abrir urgentemente suas mentes e entender que o que difere as marcas hoje (além da qualidade do produto) é o atendimento diferenciado, para isso o processo de atendimento eficaz deve começar desde a contratação (recrutando pessoas com perfil adequado ao negócio), passando pelo treinamento (gerando entendimento das boas práticas de atendimento e comportamento do consumidor) e incentivo constante (motivando e conscientizando este atendente ou vendedor da importância do trato adequado com cliente).

Invista em atendimento, não cesse de trabalhar este quesito em seu negócio e verás os resultados superiores.

@coelhofernando

terça-feira, 4 de junho de 2013

Atitude não é tudo!




Atitude é o nosso desejo pelo progresso. Suas raízes ficam no interior, mas seu fruto é exterior, essas são palavras de John C. Maxwel, mas apenas o pensamento positivo basta? A resposta é não.

A atitude positiva vem de dentro sim, e colhemos seu fruto externamente sim, contudo é necessário aliar ao aspecto atitude o fator preparação.

Na vida, trabalho ou projetos paralelos o ideal é que tenhamos conhecimento suficiente do que hoje somos, quais oportunidades e desafios precisamos enfrentar e de que maneira utilizamos nosso conhecimento na execução de tarefas e ações.

Toda pessoa antes de se lançar a uma nova ação, precisa antes de qualquer coisa conhecer o território e, sobretudo se conhecer, dessa maneira conseguirá minimizar as falhas e agir de maneira mais pontual.

Tenha sempre uma atitude positiva, mas de mãos dadas a ela tenha também a irmã conhecimento e a prima habilidade.

Conhecimento, habilidades e atitudes certas (com pessoas certas), tornarão seu projeto poderoso. 

@coelhofernando

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Look Market com Raul Candeloro



A qualidade do atendimento da equipe de vendas é fundamental para o andamento de um negócio, as empresas hoje precisam contar histórias e tornar seus negócios relevantes, e ainda existe muito amadorismo quando o assunto é gestão de negócios. Entenda o por que dessas afirmações agora!

Aprecie sem moderação o market look com Raul Candeloro, board member do Small Giants e Diretor da Editora Quantun.

Look Market com Raul Candeloro

Blog do Fernando Coelho: Washington Oliveto diz que a perfeição está nos detalhes, logo pequenos detalhes podem fazer toda a diferença no momento de conquistar o consumidor. Marcas e vendedores estão atentos aos detalhes da venda?

Raul: Eu diria que não. Basta ver a diferença que existe entre a verba de prospecção/atração de clientes, com campanhas publicitárias imensas e a verba investida na qualificação da equipe de vendas (ou em melhorias internas que aumentem a satisfação dos clientes). Ou seja, as empresas fazem um esforço imenso para atrair clientes, mas depois pecam formidavelmente na hora de converter todo esse esforço em satisfação e lealdade.

Blog do Fernando Coelho: Qual o maior desafio do varejo contemporâneo?

Raul: Acredito que sejam duas coisas: manter-se relevante e aumentar a eficiência operacional. Em relação ao primeiro ponto, os clientes estão cada vez mais exigentes e têm mais opções. A maior parte dos varejistas não tem uma 'história' para contar (qual sua missão, sua visão, seus valores?). Então fica tudo baseado nos 4 P's errados: preço (baixo), prazo, promoção e parcelamentos. Em relação ao segundo item, a maior parte dos varejistas ainda é lenta em usar de maneira eficiente indicadores de performance para aprimorar seu negócio, seja na ponta de fora de atender melhor os clientes seja na ponta interna da logística e até mesmo comunicação interna.

Blog do Fernando Coelho: O atendimento é um fator importantíssimo e um dos principais diferenciais competitivos do mercado. O varejo investe adequadamente nesse quesito?

Raul: Como brasileiros, somos naturalmente esforçados em tentar atender bem, mas é muito mais um tentar do que realmente fazer. Ainda existe muito, muito amadorismo e muita subjetividade. Pergunte para uma equipe de 45 vendedores o que é 'atender bem' e terá 45 definições diferentes. Isso significa que todos eles estão tentando atender bem, do seu jeito. Por isso é fundamental a empresa definir claramente o que é 'atender bem', treinar a equipe para fazer isso, ter indicadores para medir isso, comunicar a importância disso (e a evolução dos indicadores) com frequência para a equipe, atrelar uma parte da remuneração a esses indicadores, etc. Ou seja, todas as pontas têm que estar amarradas para que o 'bom atendimento' aconteça com consistência, objetividade e profissionalismo.

Blog do Fernando Coelho: o vendedor é um reflexo de seu gestor, como um executivo de vendas pode-se contrapor-se diante de uma gestão ineficiente?

Raul: O gestor não deveria 'contrapor-se' à gestão ineficiente :-) . Afinal de contas, em 99% das vezes ele/ela é a principal causa da ineficiência. É comum um líder terceirizar a culpa, mas sempre digo que se um líder tem uma pessoa desalinhada na equipe, a questão é a pessoa desalinhada. Mas se a equipe inteira está desalinhada, então a questão passa necessariamente pela liderança.

Para facilitar, criei uma ferramenta que chamo de Roda da Liderança. É uma ferramenta dividida em 10 pontos onde o gestor de vendas precisa ser eficaz caso queira ter uma equipe realmente produtiva, motivada e alinhada. Com base na Roda da Liderança fica fácil de um líder auto-avaliar-se e traçar planos de melhoria individual.

- Estratégia e Posicionamento

- Indicadores de performance'

- Recrutamento e seleção

- Treinamento

- Remuneração

- Campanhas de incentivo

- Lucratividade

- Comunicação e engajamento

- Administração do tempo

- Criatividade em Vendas

Um exercício simples aqui seria pedir para o líder avaliar-se (dando-se notas de 0 a 10 para cada um dos itens) e depois pedir para a equipe avaliá-lo nos mesmos itens, para depois comparar os resultados. Assim fica mais fácil para o líder enxergar o que precisa melhorar.

Blog do Fernando Coelho: em uma frase qual seu market look? Qual sua visão do mundo, da vida e das pessoas?

Raul: Acredito que as pessoas e as empresas que querem alcançar suas metas e ter alta performance de maneira consistente precisam definir suas metas claramente e depois dedicar-se a alcançá-las sem perder o foco. A maior parte das pessoas e das empresas sabe exatamente o que fazer, mas sempre arrumam uma desculpa para não fazer. Defina o que é realmente importante e prioritário na sua vida e foque nisso. E lembre-se que eliminar coisas, dizer não a projetos ou iniciativas fora do foco, simplificar sua vida... tudo isso ajuda MUITO a você alcançar metas e ter alta performance de maneira consistente. É tudo uma questão de energia e tempo. Você vai colher tudo a que você dedicar seu tempo e energia - logo, escolha sabiamente!

MINI CURRÍCULO:

Raúl Candeloro é fundador e diretor da Editora Quantum, uma empresa com a missão de “desenvolver pessoas para que possam atender melhor e vender mais com atitude, paixão e entusiasmo”.

Autor de mais de 15 livros sobre vendas, suas famosas palestras e workshops já inspiraram milhares de profissionais a venderem mais, liderarem com mais energia, aumentarem a lucratividade e a causarem um impacto cada vez mais positivo nas empresas em que trabalham. Sua primeira publicação nasceu em 1994, a revista VendaMais - www.vendamais.com.br- hoje a maior revista de vendas do Brasil com um site que reúne os melhores artigos da área. Desde então, Raúl tem dedicado sua vida a ajudar pessoas, times e empresas a criarem mudanças que tenham resultados imediatos.

A lista de clientes é grande e incluem empresas como Volvo, Localiza, Volkswagen, Fiat – Iveco, Honda, Claro Telecomunicações, Bradesco Seguros, Spaipa, Tigre Tubos e Conexões, bem como profissionais, líderes e empreendedores que participam de suas palestras e workshops em diversas cidades.

Formado em administração de empresas e com MBA pela Babson College, nos EUA, Raúl reúne em seus trabalhos o seu espírito empreendedor, treinador e escritor, se tornando um dos maiores especialistas da área de vendas e gestão do Brasil. É ainda board member do Small Giants, uma comunidade que reúne empresários do mundo todo que têm o objetivo comum de serem excelentes empresas, com atenção aos funcionários, clientes e a comunidade na qual pertencem.