terça-feira, 25 de março de 2014

Look Market com Luana Furtado

A comunicação está cada vez mais estratégica, trabalhar a imagem da marca é fator fundamental para diferenciar-se no mercado. Além da Publicidade e Propaganda, outra força de grande relevância no combate mercadológico é a Assessoria de Imprensa.

Para conversar comigo no Market Look, a convidada da vez é Luana Furtado, Jornalista, Especialista em Assessoria de Imprensa e Comunicação Organizacional e com mais de uma década de experiência.

Aprecie sem moderação!

Look Market com Luana Furtado

Blog do Fernando Coelho: em São Luís a prática da assessoria de imprensa é pouco aproveitada pelas empresas, qual a importância real dessa ferramenta para os negócios e desenvolvimento das organizações?

Luana: Dentro dos meus 12 anos de carreira, 6 foram dedicados à prática de Assessoria de Imprensa e de lá para cá tenho percebido um cenário bem favorável aos profissionais de comunicação, pois está se tornando cada vez mais estratégico incluir no organograma das empresas esta célula. Estratégico na tomada de decisões operacionais (referindo-se ao impacto no cliente), estratégico na gestão da imagem institucional, além, é claro, no próprio relacionamento com as mídias e comunicadores em prol da redução, ou mesmo minimizar efeitos negativos na opinião pública.

Blog do Fernando Coelho: hoje vejo a assessoria de imprensa ganhando cada vez mais aspectos estratégicos, podendo ser considerada inclusive como uma consultoria e não somente assessoria. Qual a grande tendência, na opinião de vocês, para os próximos anos?

Luana: Concordo com você Fernando. O fator estratégico tem sim mudado as características da “Assessoria” de Imprensa. No mercado onde as tendências convergem para um turbilhão de informações sendo lançadas nas mais diversas mídias e redes, se o trabalho não for estratégico ele tende a se perder, ou mesmo pulverizado. Os próximos anos buscam foco e qualidade das informações. Essas particularidades sem dúvida gerarão mais credibilidade e transparência, atributos intrínsecos de uma Assessoria ou, como você chamou, Consultoria de Imprensa.

Blog do Fernando Coelho: Com recursos limitados, pequenas e médias empresas podem fazer assessoria de imprensa?

Luana: Com certeza. O porte das empresas não limita ou impede o trabalho que uma Assessoria de Imprensa pode proporcionar em ganho para a Visão e imagem institucional.

Blog do Fernando Coelho: Quais as características fundamentais para quem deseja atuar na área?

Luana: Por experiência própria, acredito que faz muita diferença quando o profissional consegue permear outras áreas do mercado de comunicação. Trabalhar em TV, Rádio ou Impresso agrega muitas expertises para as competências a serem desenvolvidas dentro de uma Assessoria de Imprensa. Você passa a entender quem está do outro lado, as suas motivações, o time, o estilo, enfim, o profissional fica com um know how apurado.

Blog do Fernando Coelho: Em uma frase (ou em uma manchete) qual seu Market look d? Qual sua visão em relação ao mercado e a vida.

Luana: O mercado é híbrido. Assim como a vida, você se mistura e se transforma o tempo todo.

MINI-CURRÍCULO:

Luana Furtado é Jornalista formada pela Universidade Federal do Maranhão e Pós graduada em Assessoria de Imprensa: instituições públicas, privadas e ONG’s com 12 anos de mercado. Trabalhou nas Gerências de Comunicação da Vale e SESC-MA. Foi produtora nas TV’s Difusora/SBT e Maranhense/BAND. Foi coordenadora do Núcleo de Comunicação no Conselho Regional de Odontologia do Maranhão e Professora de Práticas de Comunicação na Faculdade IMEC. Ingressou em 2008 na Companhia Energética do Maranhão - CEMAR no processo de Endomarketing, passando pela área de Relações com Públicos Estratégicos e  atualmente compõe a área Executiva da Assessoria de Imprensa da Companhia.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Você está extraindo o melhor da sua equipe?

Metas, resultados, foco, números... Quem trabalha ou trabalhou com varejo conhece bem esse vocabulário. O grande problema, na maioria das vezes, é que os lideres do varejo não possuem o preparo adequado para envolver suas equipes e extrair o melhor de cada membro.
Nizan Guanaes, conhecido publicitário brasileiro, tem uma frase que diz o seguinte: “tudo o que fica pronto na vida foi construído antes na alma.”. A partir desta frase podemos levantar as seguintes reflexões:
1.    Os gestores (ou lideres) do varejo estão envolvendo suas equipes em um propósito maior?
2.    As equipes entendem qual a missão das marcas para que trabalham?
3.    Os gestores ensinam suas equipes a vender não apenas um produto, mas o significado que aquele produto possuirá na vida do shoppers?
Percebemos que muitos vendedores (a maioria, inclusive) estão ali de passagem, não foram encantados pelo gestor, e ai, não tem como encantar os clientes. Essa é a realidade! Faça o teste, chegue a uma loja qualquer e sinta a emoção (ou falta de emoção) no atendimento dos vendedores, 90% da linha de frente do varejo chega ao trabalho já pensando na hora de sair. O resultado é lastimável: um péssimo atendimento.
Pela minha experiência no varejo, posso afirmar uma coisa, a equipe de atendimento e vendas é um reflexo do seu gestor. Equipes extraordinárias possuem gestores igualmente extraordinários, gestores que pensam no cliente e nas suas necessidades; gestores que acreditam nas pessoas e na importância que cada um tem (seja colaborador ou cliente).
Algo tenho certeza em minha vida, somos todos extraordinários e tudo o que precisamos é aprender a manifestar essa qualidade no mundo. É papel do líder corroborar com essa manifestação.
@coelhofernando
Publicitário e Professor Universitário, Pós-graduando MBA em Marketing, Especialista em Administração Estratégica.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Market Look com Rodrigo Meireles

O mercado é dinâmico! Essa afirmação se torna mais forte ainda no varejo, com constantes mudanças e concorrência acirrada o marketing precisa ter uma visão holística do mercado.
Para conversar comigo sobre este e outros assuntos, meu convidado da semana é o Administrador e Profissional de Comunicação, Rodrigo Meireles, Coordenador de Comunicação Visual do Grupo Mateus. Aprecie se moderação o Market Look!
Market Look com Rodrigo Meireles
Blog do Fernando Coelho: Você é Administrador por formação e construiu sua carreira na Publicidade e Propaganda. Qual a importância da visão de gestão no desenvolvimento das estratégias de comunicação?
Rodrigo: O curso de Administração sem dúvidas foi de fundamental importância pra minha carreira hoje, pois me abriu a visão acerca de estratégias de venda que podemos utilizar no varejo, não apenas a propaganda em si, mas algo que vá além disso , como pensar sempre visando o resultado efetivo que a propaganda pode trazer. É aí que está a importância da visão de gestão na propaganda.
Blog do Fernando Coelho: O varejo é uma grande escola! Qual o grande ensinamento que você pode citar nestes anos de atuação em marketing de varejo?
Rodrigo: o velho ditado que diz que camarão parado a água leva... para mim foi o grande ensinamento, pois o varejo está em mudança constante, o cliente muda constantemente nas suas necessidades, nos seus desejos de compra, na exigência cada vez maior nos serviços prestados. Não podemos parar no tempo achando que sabemos e já conhecemos nosso público, devemos estar sempre próximos e em sintonia com eles.
Blog do Fernando Coelho: Luiza Trajano certa vez em uma entrevista disse que todos são capazes de transformar um sonho em uma empresa. Como você enxerga o empreendedorismo brasileiro?
Rodrigo: O brasileiro por natureza é empreendedor, e isso vemos o tempo inteiro. Basta irmos a algum centro comercial pra encontrar o vendedor ambulante, o cara que vende água de côco, o que vende chip para celular... O que vejo é que o que sobra em disposição falta em educação empreendedora, e isso faz com que grande parte desses empreendedores não tenha êxito no negócio. Acredito que uma educação empreendedora desde o ensino fundamental pode ajudar o país nas próximas gerações, passar de país empreendedor para um país de empreendedores de sucesso.
Blog do Fernando Coelho: O anúncio perfeito existe?
Rodrigo: Acredito que exista o anúncio adequado, perfeito existiria se atendesse a todas as pessoas, mas como somos diferentes, cada anúncio é adequado a um grupo.
Blog do Fernando Coelho: Em uma frase qual seu market look? Qual sua visão da vida e do mercado?
Rodrigo: Devemos estar atentos a tudo na vida, isso faz a diferença.
MINI-CURRÍCULO:
Rodrigo Meireles é Administrador de Empresas por formação e publicitário por amor. Trabalha há 10 anos com comunicação e marketing. Atuou durante 7 anos no departamento de Marketing do Armazém Paraíba, e atualmente encara um novo desafio como Coordenador de Comunicação Visual do Grupo Mateus, um dos maiores grupos empresariais do Norte e Nordeste. Entre cursos e seminários, é Graduando em Comunicação Social – Relações Públicas na Universidade Federal do Maranhão, participou de 3 edições do Photoshop Conference, Cursou Direção de Arte pela ESPM e atualmente é Pós-graduando MBA em Marketing pela Faculdade Laboro