segunda-feira, 30 de julho de 2012

Look Market com Renata Vale

 
Minha convida de hoje é de Belém do Pará, curiosa e ansiosa ela é Publicitária e Especialista em Criação de Imagem e Styling de Moda, admira todas as formas de arte, não vive sem música , literatura e cinema.
Aprecie sem moderação meu bate papo com Renata Vale, Executiva de Contas da C.A Comunicação, responsável pela conta de varejo regional da Chevrolet Brasil.

Look Market com Renata Vale

Blog do Fernando Coelho: Você é Executiva de Contas da CA Comunicação, uma agência paraense que atende importantes marcas como Chevrolet, Novo Mundo, Pitágoras, Sebrae, entre outras. Só para os nossos leitores se situarem, fale um pouco da sua trajetória. Quem é Renata Vale?
Renata: Sou curiosa e ansiosa, desde antes da faculdade já me interessava em entender como as coisas funcionavam nos bastidores e sempre admirei quem "fazia acontecer". A curiosidade acabou me fazendo conhecer um pouco de muita coisa, já trabalhei com criação, direção de arte, produção eletrônica e produção de moda. Acabei optando pela área de atendimento/planejamento, porque daqui consigo me meter em tudo, rs , posso dar pitaco em todas as áreas, continuar por dentro do todo e gerenciar o processo com propriedade.
Blog do Fernando Coelho: Você diariamente constrói brief’s, e no varejo o ritmo é frenético. A qualidade do brief é proporcional ao trabalho criativo que dali deriva. Como construir um brief criativo e eficiente dentro do mercado varejista do qual as informações são velozes, diferentes e o job é sempre urgente?
Renata: Com o tempo fui aprendendo que um dos maiores trunfos que o atendimento pode ter é uma equipe unida e sinérgica. Isso funciona principalmente pras conta de varejo frenético. Algumas vezes o briefing pode ser um olhar ou uma linha, quando o tempo é curto. É muito mais fácil e rápido brifar uma equipe que está por dentro do todo. O grande desafio é mantê-los informados e motivados o tempo inteiro, mas é só uma questão de hábito, hoje em dia temos muitas ideias que partem da equipe, não só da criação, isso só é possível quando a informação circula e todos conseguem "respirar" e entender o cliente tanto quando o atendimento.
Blog do Fernando Coelho: Já trabalhei com alguns atendimentos, de diferentes perfis comportamentais. Um bom atendimento faz toda a diferença. O Atendimento representa o cliente na agência e vice-versa, e é o único capaz de integrar, motivar e mobilizar a agência toda, contudo às vezes é injustiçado no mundo da comunicação. Não tenho conhecimento de nenhum Grupo de Atendimento atuante no Brasil, como por exemplo, os de Mídia e Criação. Como você ver essa “carência” de representação? Na sua área especifica, em termos nacionais, o que é positivo e o que é negativo?
Renata: Hoje em dia não enxergo mais a injustiça com o atendimento. Acho que de uns tempos pra cá, bons atendimentos vêm conseguindo mudar a percepção de "leva-e-traz" para "gestor de conta".
Acredito que a não existência de um "Grupo de Atendimento" é apenas consequência do perfil do nosso trabalho. Enquanto gestores do processo, precisamos diretamente das equipes das outras áreas e somos absorvidos não somente pelos processos internos da agência, mas também precisamos entender (e muito) do negócio do cliente.
Todo produto final de mídia, criação e produção tem a contribuição essencial do atendimento. Nosso trabalho não é só a ponta, é o todo. Acho que é possível e necessária a criação de grupos de discussão e estudo na área, sim, mas  mais no sentido de criatividade na gestão da conta. Toda forma de estudo e aprofundamento é sempre muito benvinda.
Blog do Fernando Coelho: Pra mim, se o Atendimento fosse um médico ele seria um Clinico Geral, que entende de tudo: mídia, produção, criação, planejamento e, sobretudo, de negócios. Um verdadeiro estrategista de mercado, muito próximo do Marketing. Igor Mêda é Diretor de Atendimento da Tengu Propaganda, em Maceió, disse certa vez que quando ele foi cliente ele teve um choque com os Tiradores de Pedidos. Qual sua visão do Atendimento de maneira geral? Existe mais de um tipo de Atendimento? O que você acha dos Tiradores de Pedidos?
Renata: Muito da minha escolha pela área de atendimento partiu daí, queria fazer da forma que eu achava que seria correta e que os atendimentos não faziam. O atendimento tem obrigação de saber de tudo, tem que saber argumentar e defender, tem que conhecer desde a realidade do mercado do cliente, até saber a extensão do arquivo que deve ser enviada pra gráfica e pra TV.
O atendimento aprende muito todo dia e é assim que tem que ser, se não aprender, tá fazendo errado. De maneira geral, acredito que essa postura do "atendimento acomodado" vêm mudando, mas ainda há uma longa estrada pela frente. O atendimento está na ponta e sempre vai sofrer muito, é preciso ter muito jogo de cintura e persistência pra conduzir o processo com segurança e simpatia ao mesmo tempo. Pra mim, é inaceitável que ainda existam os "tiradores de pedido", sei que eles ainda existem, mas prefiro acreditar que a nova geração já tá chegando ao mercado mais consciente, e que essa nova (e correta) postura do atendimento já esteja sendo mostrada desde os bancos das faculdades de comunicação.
Blog do Fernando Coelho: Em uma frase, qual seu look market? Qual sua visão do mundo, mercado, pessoas?
Renata: Referência é tudo. O comunicador precisa ser devorador de todas as informações disponíveis (e correr atrás de todas as que não estão disponíveis  também, rs).  Informação hoje é muito fácil, tem que ser sempre solução e nunca problema. A informação tá aí, nosso trabalho é vestir o conhecimento em favor dos nossos clientes.
MINI CURRÍCULO:
Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (UNAMA -PA); Especialista em Criação de Imagem e Styling de Moda pelo Senac (SP); Já trabalhou como Diretora de Arte na OMG Comunicação-PA;
com Produção Executiva de Moda na Revista Simples (SP) e no São Paulo Fashion Week; como Free-Lancer em Produção Executiva de Vídeos e Eventos, via Senac (SP);a Antes de ser atendimento da CA Comunicação, trabalhou na Galvão Propaganda (PA); já atendeu conta de todos os portes , com destaque para Vale, Supermercados Líder, Shoping Castanheira e TIM. Hoje em dia atende a conta de varejo regional da Chevrolet Brasil. Admira todas as formas de arte. Não vive sem música , literatura e cinema; gosta de informação e de gente;  adora viajar e ainda vai conhecer o mundo (quase) todo.

Números!


Hoje é dia 30 de julho de 2012! Resolvi fazer um levantamento estatísticos sobre o NOSSO blog!

Aqui vão alguns números:

Até hoje (antes deste post que vos escrevo) já foram 390 textos publicados, 37.563 acessos, uma média de 2388 visitantes por mês, sendo 79 diários.
De 2008 até hoje 80% do fluxo é de brasileiros, seguidos de  5,5% dos EUA, 4,41% da Rússia, 3,53% de Portugal e os demais 6,4% de outros locais como França, Angola e Alemanha. 

No quesito origem de tráfego o Google lidera com pouco mais de 43%, seguindo de 20,5% do Facebook, 18,59% do Twitter e 17,85% de outros.

Ufa! Haja números! Obrigado internautas criativos que acessam, compartilham e colaboram com nosso diálogo de ideias.

@coelhofernando

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Brief da semana!


Parabéns

Ontem foi dia de soprar as velinhas, para Raquel Mendes, Gerente de contas do Grupo Phocus. Toda a equipe curtiu aqueles salgados e docinhos ao final do expediente em comemoração á mais um ano de vida da criativa.

Vai e vem

Como diz o ditado popular que todo redator conhece - o bom filho à casa torna. Quem está de volta para reforçar o time da Mallamann Marketing no setor de atendimento é a Ghirza Belo. A criativa fez parte do time entre 2005 e 2010, e retorna agora com todo gás. 

Amigos criativos

Amigo que é amigo se reúne pra tirar fotos até debaixo do sol escaldante de meio-dia. Pra comemorar o dia do amigo na segunda-feira os criativos da 712 se reuniram para registrar esse momento!

400 anos de criatividade

Jamerson Belfort na semana retrasada venceu mais um concurso da Coca-Cola Co. e virou sócio. Agora seu nome estará estampado nas latinhas do Guaraná Jesus da edição de 400 anos. A galera da AG10 Propaganda na foto já garantiu o autógrafo, porque depois vai ficar difícil! Parabéns Jamerson!

Cafezinho para fechar bons negócios

A 712 desenvolveu para Jeová Barbosa uma nova campanha para o “Vivenda”, um espaço para viabilização de bons negócios imobiliários.

A comunicação seguiu o conceito de bem estar e comodidade num cenário onde a rotina passa bem longe e o ambiente é ideal para o bussines. A ideia do ambiente é deixar o momento da escolha do novo imóvel mais amigável e aconchegante seguindo a linha fácil se apaixonar e mais fácil ainda de comprar.

@coelhofernando

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Marca, um bem intangível de valor tangível – isso é branding


O branding de modo geral já está bem incorporado nas organizações, pelo menos no plano das estratégias. Hoje dificilmente olhamos uma empresa, média ou grande, não pensar em negócio sem considerar a marca como um fator importante. 

Mas há um porém na afirmação acima, o branding muitas vezes (infelizmente) fica apenas nas intenções, quando partimos para a execução o retrato é um pouco (algumas vezes muito) diferente. De fato as empresas já entenderam que a marca hoje é um ativo, merece atenção e que precisa de um olhar profissional sobre ela. 
Um erro corriqueiro são alguns gestores ainda considerarem a marca como algo apenas intangível, talvez pelo fato cultural de se  acredita que marca é pessoal e qualquer um pode opinar, ou ainda de se enxergar a marca apenas como um logotipo, uma identidade visual e por ai vai. Na verdade a marca vai muito além disso, ela é um conjunto de sentimentos que se forma na cabeça do consumidor. Sabe por quê? Por que A MARCA PERTENCE AO PRÓPRIO CONSUMIDOR. 


A marca pode surgir sim de um traço (o famoso raf), um desenho ou um nome ainda, mas o que vai construir a personalidade dela ao longo do tempo são justamente os valores e sentimentos gerados no consumidor. Cecília Russo, Diretora do Grupo Troiano de Branding durante entrevista ao HSM TV afirmou que um dos erros mais comuns é olhar apenas da porta da rua para fora, segundo a especialista, é preciso também olhar da porta da rua para dentro, ou seja, brainding começa dentro de casa. Em linhas gerais, se os colaboradores estão cientes dos valores e promessas de uma marca (e vivem isso), ela de fato acontece. 


Quando as empresas entendem o “negócio marca” e passa gerenciá-la corretamente, ela se torna tangível e, portanto valiosíssima, tanto que muitas marcas aparecem como “a mais valiosa” em vários rankings. 


Saindo do marketing e pulando para o direito, podemos perceber o valor (monetário) de uma marca: o jurista Cláudio Luiz Gonçalves de Souza nos diz que "A marca é um bem patrimonial incorpóreo de uma sociedade empresária e, como tal, pode ser cedida, transferida, apresentada como garantia depois de devidamente avaliada, dentre outras práticas jurídicas possíveis, por fazer parte do complexo de bens que, por sua vez, permitem definir o aviamento da empresa." 


Assim podemos finalizar afirmando que a marca é um bem intangível de valor tangível que precisa navegar dentro e fora da organização.


E sua marca, como anda?


@coelhofernando

terça-feira, 24 de julho de 2012

Quem não se lembra do “Garotas de Propaganda”




Hoje o Garotas de Propaganda está completando 3 anos de idade!!! Foram posts, pesquisas, sacadas, criticas, ideias, crises de “não tenho post pra amanhã”, elogios, homenagens, agradecimentos, indicações, momentos do tipo “vou colocar isso no blog” ou então “droga, ela falou o que eu ia falar essa semana”,  enfim como diria Roberto Carlos… foram muitas emoções!!! E o importante é que emoções eu vivi!!! ESSAS SÃO PALAVRAS DE SORAIA TETAMANTI (uma das garotas).

Eu complementaria: - o blog também originou um evento em São Luis do Maranhão, terra de Gonçalves Dias, que teve como proposta abordar a ação da gestão feminina no mercado criativo e foi muito bem conduzido por Soraia e Paula – representando todas as “garotas”.

Quem conheceu, viciou e se apaixonou pelo blog! Dinâmico, divertido, regado por bons conteúdos e com uma linguagem levem e instigante. Parabéns as talentosíssimas e criativas Garotas de Propaganda (Paula, Soraia, Marcela, Melissa e Renata) que fecham hoje um ciclo (com gostinho de “já acabou?”).

Meninas, toda Comissão do Circuito de Criação Publicitária do Maranhão e o Blog do Fernando Coelho (e seu autor) desejam sucesso sempre para vocês e esperamos novidades.

Abração!!!

@coelhofernando

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Look Market com Lui Brito


Meu convidado de hoje é Publicitário, Redator, Planner e já disputou uma luta de MMA com o também publicitário Gabriel Rocha (pelo menos na foto).

Para o meu convidado, referência é tudo, não só para o planner, mas para todo publicitário. Há mais de cinco anos no mercado criativo, ele recentemente trocou de casa (e função). Ele já morou no Canadá e sempre que pode se alimenta de experiências culturais viajando para novos (e inspiradores) lugares.

Bati um papo com Lui Brito, Criativo do Grupo Phocus! Aprecie sem moderação.

Look Market com Lui Brito

Blog do Fernando Coelho: Casa nova, família nova. Quais as promessas deste 2º semestre?

Lui Brito: Durante 5 anos tive a oportunidade de fazer parte da equipe AG10, que foi muito importante para mim. Trabalhei ao lado de grandes profissionais e para grandes clientes, tudo contribuiu muito para o meu crescimento profissional. Hoje estou na Phocus com outra equipe, outro ambiente e novos desafios. Acho importante esse dinamismo do mercado e a troca de experiências. Na Phocus quero continuar desenvolvendo meu trabalho, contribuindo para o crescimento dos nossos clientes e do mercado publicitário de São Luís.

Blog do Fernando Coelho: Planejar é gerar valor ou extrair valor?

Lui Brito: Um fator essencial para um bom planejamento é compreender o cenário, assim é possível extrair informações necessárias para elaborar um planejamento de comunicação capaz de atribuir valores ao que é interessante, de acordo com os objetivos do cliente. Para isso é preciso ter referência.

Blog do Fernando Coelho: A base do planejameto são as pessoas, os diálogos, a própria vida. Anibal Caso, da Wieden + Kennedy, diz que o Planner deve ser menos propaganda e mais humano. Qual a base de Lui Brito para direcionar o processo criativo?

Lui Brito: Acredito muito nisso! Acho que referência é tudo, não só para o planner, mas para todo publicitário. Precisamos ler, estudar e pesquisar, mas também precisamos viver, sair da nossa zona de conforto, frequentar outros lugares, conhecer novas pessoas, experimentar novas tecnologias, viajar. Precisamos entender como as coisas funcionam, como as pessoas se comportam, o que elas fazem e pra onde vão. Tudo isso é essencial para elaborar uma boa estratégia de comunicação, e é o que sempre busco fazer, mas isso a gente não encontra nos livros.

Blog do Fernando Coelho: Escrevi essa semana no meu blog e no Portal Administradores que teoricamente uma agência sem Planner consegue caminhar tranquilamente, contudo, é o planejamento que traz para a agência a qualidade e assertividade. É notório hoje a preocupação com o Planejamento tanto on quanto off. Como você enxerga este momento, em especial no nosso estado?

Lui Brito: Acho que o nosso mercado ainda tem muito que evoluir neste aspecto. Muitas agências já perceberam a importância do planejamento, mas poucas possuem profissionais dedicados a pensar estratégias para os clientes. Quando o setor de planejamento realmente funciona, as possibilidades de erro diminuem, as oportunidades são mais bem aproveitadas e há direcionamento para o processo criativo. Tudo isso eleva o nível dos trabalhos e possibilita uma posição proativa, que é o que os clientes esperam das agências.

Blog do Fernando Coelho: Em uma frase, qual seu look market? Qual seu olhar da vida, do mundo, do mercado?

Lui Brito: Informação e conhecimento são a base de tudo, principalmente para o planejador de comunicação. Por isso “temos duas orelhas e uma só boca, justamente para escutar mais e falar menos”.

Mini Currículo:
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade São Luís, Possui Extensão em Criação e Comunicação para Varejo, Extensão em Branding, Extensão em Novas tendências de mercado e ferramentas de marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Participou do Workshop de Planejamento também pela ESPM. Por três anos foi Redator e por dois foi Planner na AG10, neste meio tempo também fez intercâmbio cultural no Canadá. 

quarta-feira, 18 de julho de 2012

A liderança feminina não altera o seu lado masculino



O titulo deste post é uma alusão ao trecho de uma das canções do poeta Pepeu Gomes, onde ele diz que o seu lado feminino não fere a sua essência masculina.

Trazendo para realidade mercadológica, o que inclusive já falei em um dos meus artigos, citando uma visão do Consultor Waldez Ludving, nós precisamos ter uma visão feminina aplicada aos negócios.

O que isso significa?

Significa olhar sistemicamente, de maneira ampla e não apenas especifica e ainda sem esquecer o lado humano da organização.

Vocês já perceberam que as mulheres estão cada vez mais em posições de comando? Amanha mesmo o Grupo que eu trabalho receberá a Presidente da Chevrolet no Brasil, Grace D. Lieblein (está na lista das 50 mulheres de negócios mais poderosas do mundo) – exemplo concreto de liderança feminina.
Mas voltando, liderar femininamente também é papel do gestor, do gênero masculino mesmo, homem, geneticamente falando.  Essas características femininas devem na verdade ser um espírito comportamental, uma característica dentro das competências pessoais do líder moderno.

As empresas atualizadas COMPETITIVAMENTE já buscam incorporar no modelo de gestão as características femininas, como por exemplo, a maior capacidade de delegar; amabilidade; facilidade no relacionamento interpessoal; talento para gerir equipes; poder de negociação, ser multitarefas e UMPC (um monte de outras coisas) valiosíssimas, afinal de contas Deus está nos detalhes (e a liderança também).
Segundo Frankel (2007)  “todas as mulheres são naturalmente líderes, e que certas características exclusivas da mulher são o que faz a grande diferença no novo conceito de liderança que as empresas buscam atualmente”.

O gestor contemporâneo tem, portanto o grande desafio de manter o equilíbrio entre trabalho, família, estudos e carreira, mas, sobretudo o de sua equipe também.

Pense nisso! O colaborador que recebe o patrocínio da realização de um (ou vários) sonho é bem mais produtivo e assertivo.

@coelhofernando

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Look Market com Bruno Lima




Essa semana o entrevistado do nosso look market é um executivo multifacetado da comunicação, que acredita que a sobrevivência de qualquer empresa hoje está ligada a um excelente relacionamento com as mídias digitais. Para ele um dos maiores “inimigos” que um canal de televisão pode ter é o controle remoto.

Meu convidado comemorou ano passado 10 anos de formatura (em Publicidade), com o convite do grupo Dalcar para assumir uma das diretorias da Tv Guará – Record News.

Estou falando de Bruno Lima, Publicitário com 14 anos de atuação do mercado de marketing e comunicação. 

O papo tá incrível! Apreciem sem moderação!

Look Market com Bruno Lima

Blog do Fernando Coelho: A inovação só é possível através de experiências multifacetadas e um repertório vasto. Você já passou por importantes empresas e em diferentes funções, agora você assume um novo posto na TV Guará. Como está sendo esse novo ciclo da sua carreira e quais são os planos e projetos que vem pela frente?

Bruno: Sou um grande felizardo em poder ter escolhido uma profissão que propiciasse este “repertório vasto”. Desde acadêmico, sempre procurei ter contato com todas as áreas que a profissão de publicitário poderia me oferecer. Da edição de imagens ao atendimento. Sempre tive a certeza que este seria o melhor aprendizado para me formar um profissional apto a trabalhar em qualquer área que a comunicação pudesse me confiar em um futuro próximo. 

Como mesmo dissestes, já passei por diversas experiências profissionais. Sempre procurei fugir de rótulos, trabalhei minha carreira para ser conhecido como um executivo multifacetado da comunicação.

Comemorei meus 10 anos de formatura, com o convite do grupo Dalcar para assumir uma das diretorias da Tv Guará. Trabalhar para fazer com que uma emissora nova em nível nacional, pouco conhecido, entrasse no cotidiano da nossa sociedade, seria no mínimo bem motivador. Sempre fui motivado com grandes desafios. Na Tv Guará está sendo  um grande aprendizado, pois tudo é novo. Pela primeira vez trabalho com um produto altamente perecível e que atinge todos os públicos. Qualquer pessoa pode ser meu cliente. Trabalho hoje diretamente com o comportamento humano. Tenho um desafio de entrar no cotidiano de todos os maranhenses. Tenho que achar a formula correta para conseguir isso, sem falar que o ritmo de gerenciamento da empresa é frenético, tudo tem que acontecer muito rápido e a inovação têm que ser uma constante em qualquer atividade que tenhamos que fazer. A única certeza no momento é que estamos no caminho certo. Estamos colhendo bons frutos nestes 12 meses de trabalho árduo.

Blog do Fernando Coelho: Um dos maiores ativos de uma organização é sua reputação. Reputação que se traduz em sólidos ou frágeis elos de confiança com os diversos atores do ambiente corporativo. O canal 23 tinha um péssimo histórico de reputação, como foi (ou como está sendo) este trabalho de resgate de credibilidade do canal?

Bruno: Nos meus 10 anos de vida profissional aprendi que qualquer empresa é feita por pessoas. São os dirigentes de uma organização que dão a personalidade e funcionamento pleno. O nome PESSOA jurídica não é por acaso. Acredito que tenha sido esta a inspiração que o grupo Dalcar  buscou, quando priorizou a etapa de identificar e contratar os melhores profissionais do mercado para formar uma equipe multidisciplinar que tivesse a capacidade de comandar a TV GUARÁ da melhor forma possível, resolvendo todas as dificuldades rotineiras.  Já era certo que o desafio seria imenso, este foi o primeiro passo para criarmos nossa identidade. Com esta decisão, tudo foi conseqüência.

Em segunda instância, chegou-se a conclusão que existia uma necessidade de investimento em tecnologia, precisávamos ter uma imagem de qualidade e realmente cobrir toda a área de sinal que tínhamos autorização, em seguinte, um novo nome fantasia, o objetivo era comunicar uma nova era para o canal 23, deixando claro aos colaboradores a nossa missão em ser diferente na forma de comunicar e termos um jornalismo de credibilidade, imparcial e atuante, além de ter estudado todo o mercado, identificando os erros e oportunidades para termos uma prática comercial que respeitasse todos os personagens do mercado publicitário.

Tudo que foi relatado é uma constante. As pessoas que fazem a TV Guará tem tudo muito claro na sua forma de administrar a rotina da empresa. A conseqüência é o que já podemos observar no mercado, resultados mais que positivos para apenas 1 ano de uma nova administração. Imagine o que vem pela frente?!

Blog do Fernando Coelho: A Guará está com um mix de produtos que atende diferentes perfis. Como vocês estão lhe dando com esse paradigma de que o canal de noticias 24h é exclusivo para classe A?

Bruno: A TV Guará surgiu com um propósito de ser realmente diferente por natureza, temos em nossa grade mais de 12 horas de programação local. Queremos realmente comunicar com os diferentes perfis da nossa sociedade.
Além dos programas de informação jornalística, DIA NEWS, GUARÁ NEWS E MA ACONTECE, informando sobre todo o cotidiano da nossa cidade, temos na nossa grade, um programa de informação jornalística esportiva, ESPORTE GUARÁ NEWS, trazendo tudo do esporte amador e profissional e Programas de entretenimento, PROGRAMA M, voltado para o universo feminino; Programa INSPIRAR, voltado ao público empresarial empreendedor; Programa de entrevista AVESSO, trazendo o lado que poucos conhecem dos entrevistados; Programa ÁFRICA BRASIL CARIBE, voltado a nossa cultura e um jornal eletrônico, IMPARCIAL NA TV, trazendo mais informações das principais manchetes que estamparam a semana do nosso estado. E outros projetos já estão sendo pensado. A idéia é que neste segundo semestre que se aproxima, venham mais novidades na programação.

Quando falamos do paradigma de sermos um canal que comunica somente com a classe A, isso é visto com uma certa preocupação. Afirmo que se trata de uma grande miopia de marketing. Acredito que isso se deve principalmente ao fato de muita gente acreditar que somos um canal fechado, e na verdade somos um canal multi -plataformas, estamos presentes não só em todas as possibilidades de canais fechados de São Luís, 8 TVN, 93 JET TV, 115 TV CLARO  e 323 SKY HD, como também, nos canais abertos 23 UHF e  23.1 HD. Impossível não atingirmos as outras classes sociais!

Outra certeza que devemos ter é que as classes C D E, ao contrário que muitos pensam, gostam sim de informação. O problema é que elas não tinham acesso, sem falar no momento de ascensão que estas classes vivem no Brasil. São diversos os produtos que estão sendo criados para este público. Gosto até de citar alguns cases que reforçam estas certezas, um deles é a audiência do programa do comunicador Jairzinho, O POVO COM A PALAVRA, na própria TV Guará e o sucesso de vendas do jornal AQUI, do Grupo Diários Associados.

Blog do Fernando Coelho: Relacionamento digital hoje é condição sine qua non, quais os projetos da Guará para esse meio on-line? Como é o relacionamento da marca com os telespectadores-consumidores de mídias digitais? 

Bruno: A sobrevivência de qualquer empresa hoje está ligada a um excelente relacionamento com as mídias digitais. Com o produto televisão, não poderia ser diferente, principalmente com uma nova possibilidade televisiva que é o caso do nosso canal 23. Hoje um dos maiores “inimigos” que um canal de televisão pode ter é o controle remoto. A mídia social entra como uma grande aliada para prender o telespectador na programação.

Nós que fazemos a TV Guará estamos buscando modelos e a melhor forma para atender nossos consumidores digitais. Hoje estamos trabalhando com um grande projeto para criação de um núcleo digital na emissora, pois, precisamos ultrapassar os limites de uma ativa Fun Page no Facebook, além de perfil no Twiter e postagem da nossa programação no You Tube. Temos a certeza que ainda falta muito para atendermos a demanda que este tipo de mídia nos provoca. Precisamos ser mais ativos. Mas, tenha a certeza que melhorar o relacionamento da TV Guará com os telespectadores-consumidores de mídias digitais é uma das prioridade na nossa administração. Neste segundo semestre, boas novidades virão para este público.

Blog do Fernando Coelho: Em uma frase, qual seu look market? Qual sua visão do mundo, do mercado e das pessoas?

Bruno: Um comunicador resumir seu look market em uma única frase é mais desafiador que todos os questionamentos acima, mas, tentarei resumir afirmando:

Tudo que você seja confiado ou se presta a realizar, deve ser feito com muito amor e profissionalismo, todo o resto é conseqüência.

Sou um entusiasta com o nosso mercado e com as pessoas, acredito fielmente que um mundo melhor sempre está por vir. Tenho a certeza que o mercado da comunicação da nossa São Luís está em pleno desenvolvimento e que devemos ser perseverantes e atuantes. Muitos acontecimentos reforçam esta afirmação, como exemplo, a quantidade de agências que estão escritas este ano na premiação Colunistas Norte Nordeste.

Acredito que tudo que você passa na vida deve ser tirado como um grande aprendizado, que para toda história tem dois lados e que devemos procurar sempre o lado positivo, que o bem sempre vence o mal. Ultimamente, aprendi que seu estado de espírito deve-se exclusivamente a você mesmo. Devemos sorrir mais, dividir mais, aprender a cada conversa, fazer súditos, nunca ser chefe e sim líder. Amo conhecer gente e conhecer novas culturas. Aprendi que não devemos ser racistas, nem muito menos criar rótulos para nada na vida.

Mini Currículo:

Publicitário, Especialista em Marketing, possui 14 anos de experiência no mercado de Marketing já tendo atuado nas empresas Comunicar, Hospital Dr Carlos Macieira- Pro Saúde, Taguatur Turismo, Bastidores Produções, Taguatur Veiculos, Dorrier Comunicação, Phocus Propaganda e Marketing e Unimed São Luis.  Foi também membro do colegiado do UNICEUMA, representando o curso de Comunicação Social de 1999 a 2001, além de coordenador geral de todas as semanas de comunicação  de 1998 a 2001. Desde 2011 está na TV Guará – Record News, hoje como Diretor de Marketing.