sábado, 29 de dezembro de 2012

Seus sonhos em 2013



Hoje é um novo tempo, de um novo dia que começou! Essa é a famosa musica de final de ano cantada por uma famosa emissora carioca.
Final de ano todos nós fazemos promessas para o ano que se iniciará, mas e ai, só as promessas são suficientes?
Seja na vida pessoal ou profissional, precisamos fazer um balanço geral de absolutamente tudo: o que eu fiz, o que eu deixei de fazer, o que eu poderia ter feito melhor. Precisamos fazer indagações chaves para melhorar a nossa “construção de promessas”  e consequentemente nossas atitudes, pois são elas que nos levarão a chegar lá (não importa onde é o lá – o que importa é o significado que ele tem na sua vida)

Outro fator importante para refletirmos nesse novo ano que se iniciará, é que tudo se renova, a vida é feita de ciclos, e temos, portanto, que saber em qual estágio estamos. Você sabe?
Tem momentos que precisamos continuar algo, abortar, recomeçar ou finalizar. Só você sabe em qual estágio se encontra.
Para 2013 acredito que o fundamental é você fazer uma análise do que você deseja, o que precisa fazer para alcançar esse desejo, planejar cada etapa e começar a executar, mas executar  esse plano de forma totalmente diferente, inovando sempre, como dizia Peter Drucker, o pai da administração moderna: "O que os grandes empreendedores têm em comum não é um determinado tipo de personalidade, mas um compromisso com a prática sistemática da inovação."
Comprometa-se com você, com seus projeto (e sonhos) e tenha um 2013 excelente!
Parafraseando mais uma vez a musica da emissora carioca: é só querer que todos os nossos sonhos serão verdades.
@coelhofernando

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Minha loja tem bom atendimento! (isso é obrigação)

 
Quem nunca escutou a frase “minha loja tem bom atendimento” como sendo uma força de mercado (diferencial competitivo)?
 
Bom atendimento é obrigação, é fundamental! As lojas (seja em qual região for) precisam pensar antes de tudo em um planejamento adequado, divulgação dos produtos e qualidade no relacionamento com os clientes.
Sempre digo que o vendedor é na verdade um consultor, que tem como função conduzir o cliente a concretização do seu desejo. Bom atendimento não é ser cordial (apenas), vai muito além disso.
Um bom vendedor precisa ser preparado e essa preparação perpassa por uma série de variáveis: cordialidade, conhecimento profundo do produto, seriedade (cumprir a palavra é indispensável – quem não conhece aquele vendedor que bate todas as metas prometendo o que não cumpre?) e assim por diante.
Uma das características mais importantes que o vendedor precisa conter (e exercitar) é o SABER OUVIR, depois, saber ouvir novamente, continuar ouvindo e terminando por ouvir! As argumentações do vendedor só serão consistentes quando ele entende o que o cliente diz.
Em tempos de tecnologia da informação não podemos equecer que o vendedor precisa ser também digital, o consumidor moderno tem acesso à internet, participa de redes sociais e obtém informações sobre as marcas e os modelos de produtos de seu interesse, segundo pesquisas 80% dos consumidores utilizam algum meio virtual antes de decidir pela compra (pesquisando inclusive como foi o atendimento de determinada loja).
Atendimento não é uma formula, mas deixo a seguinte sugestão para vendedores e gestores de vendas: “arrotem” menos, como diz Millor Machado, sejam capazes de surpreender. Prometam menos e entreguem mais. Isso é encantamento.
@coelhofernando