quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Personal branding. Você pratica?



Ainda hoje eu me lembro quando era adolescente e uma tia minha, Silvandira Teixeira, vendedora nata, com senso empreendedor sensacional, hoje, sócia de uma escola de beleza em Goiânia me dizia: “Você é o que você vende. Você é sua própria marca”.
O que ela disse há oito anos é o que hoje é defendido por especialistas e conhecido como personal branding. Muito além do marketing pessoal, o personal branding é um processo de construção de marca pessoal, ou seja, é o gerenciamento da sua imagem como profissional.
O mercado hoje busca nos profissionais habilidades e competências, e quer pessoas diferentes, com senso empreendedor. Já falei uma vez em um post anterior que todos têm a possibilidade de adquirir um determinado conhecimento, mas, a forma como o utilizará é o que determina que tipo de profissional ele seja.
Quantos publicitários são formados todos os anos? Quantos médicos? E advogados? Existem profissionais e Profissionais. (Reparem que um está com letra minúscula e outro maiúsculo – assim é o mercado).
Devemos pensar em nós como uma marca, como uma empresa e fazermos uma gestão da nossa carreira e imagem. Se fizermos um planejamento estratégico para nossa carreira: com prazos, missão, visão, metas, objetivos e outras variáveis, com toda certeza teremos mais chances de sucesso. Se fazemos isso para as empresas que trabalhamos, é um tanto quanto incoerente não fazermos para nós mesmos! É ou não é?
O valor de uma marca está na diferença da sua história, e da mesma forma é com nós profissionais, a maneira como construímos nossas relações com o mercado, nosso posicionamento diário, como o trade (colegas, clientes e lideres) nos enxerga e uma série de pequenos detalhes. Digo isso diversas vezes e repito em caixa alta: OS PEQUENOS DETALHES FAZEM TODA A DIFERENÇA.
Se quisermos ser profissionais de sucesso, precisamos pensar em nós como um produto, que temos “X” atributos e vamos comunicá-los como nosso diferencial.
Resumindo a conversa toda: Uma marca pessoal são os valores, as competências e a nossa forma de ser. Tudo isso precisa ser muito bem pensado, definido e clarificado positivamente.
Eu quero ser um Google ou uma Coca-cola da vida. E você?
@coelhofernando

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