O que você comenta
nas redes sociais? Como você se comporta? Que tipo de conteúdo gera? Sempre falo
que não existe diferença entre on e off (no que se refere a bons costumes),
então fique sempre atento a forma como você se comporta digitalmente.
É importante
lembrar também que o conteúdo positivo ou negativo gerado na rede possui uma
possibilidade bem maior de viralização, atentas a esse aspecto muitas empresas
já utilizam as plataformas sociais para consultar os perfis dos candidatos como
parte do processo seletivo de contratação.
E não para por ai! Monitorar colaboradores, o mercado e o público-alvo também
tem se tornado comum. A Especialista em
Mídias Sociais, Martha Gabriel alerta que os profissionais devem cada vez mais prestar
atenção às informações que postam online e usar esses recursos como aliados estratégicos
em suas profissões, por exemplo, tanto o Linkedin quanto o Facebook são
excelentes mídias auxiliadoras para networking e gestão de carreiras.
E como atuar nas mídias sociais gerando bons resultados
profissionais?
1 - Nunca
declare informações em seus perfis que contradizem o que se espera de você
profissionalmente, assim como no currículo, as informações precisam ser
verdadeiras.
2 – Evites posts
ou participação em comunidades depreciativas, como por exemplo, “eu odeio
trabalhar” ou “eu odeio o meu chefe”, isso arranha consideravelmente sua
imagem na rede.
3 – Cuidado com
os posts sujeitos a processos legais – não se esqueça de que a lei que do mundo
off-line vale igualmente no mundo on-line. Portanto, calúnia e difamação,
exposição de informações confidenciais das empresas ou de outras pessoas podem
ser consideradas ilegais tanto quanto o seriam no mundo off-line.
A melhor dica para
usuários em geral é: se você não
falaria algo no meio da praça para todo mundo ouvir, não fale também nas mídias
sociais. Se você não sairia nu na rua, não se apresente assim também nas mídias
sociais.
@coelhofernando
Nenhum comentário:
Postar um comentário