quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Mídia social – seu currículo digital



O que você comenta nas redes sociais? Como você se comporta? Que tipo de conteúdo gera? Sempre falo que não existe diferença entre on e off (no que se refere a bons costumes), então fique sempre atento a forma como você se comporta digitalmente.

É importante lembrar também que o conteúdo positivo ou negativo gerado na rede possui uma possibilidade bem maior de viralização, atentas a esse aspecto muitas empresas já utilizam as plataformas sociais para consultar os perfis dos candidatos como parte do processo seletivo de contratação.
E não para por ai! Monitorar colaboradores, o mercado e o público-alvo também tem se tornado comum.  A Especialista em Mídias Sociais, Martha Gabriel alerta que  os profissionais devem cada vez mais prestar atenção às informações que postam online e usar esses recursos como aliados estratégicos em suas profissões, por exemplo, tanto o Linkedin quanto o Facebook são excelentes mídias auxiliadoras para networking e gestão de carreiras.

E como atuar nas mídias sociais gerando bons resultados profissionais?
1 - Nunca declare informações em seus perfis que contradizem o que se espera de você profissionalmente, assim como no currículo, as informações precisam ser verdadeiras.

2 – Evites posts ou participação em comunidades depreciativas, como por exemplo, “eu odeio trabalhar” ou “eu odeio o meu chefe”, isso arranha consideravelmente sua imagem na rede.

3 – Cuidado com os posts sujeitos a processos legais – não se esqueça de que a lei que do mundo off-line vale igualmente no mundo on-line. Portanto, calúnia e difamação, exposição de informações confidenciais das empresas ou de outras pessoas podem ser consideradas ilegais tanto quanto o seriam no mundo off-line. 

A melhor dica  para usuários em geral é: se você não falaria algo no meio da praça para todo mundo ouvir, não fale também nas mídias sociais. Se você não sairia nu na rua, não se apresente assim também nas mídias sociais.

@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário