segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

LOOK MARKET COM LUIZ HENRIQUE COUTINHO


Depois de um tempinho sem postar os look’s por aqui, estou de volta com um brasiliense, de coração carioca e que pousou na terra de Gonçalves Dias com toda sua visão criativa para integrar o time do Grupo Phocus. Com 5 anos de idade meu convidado já produzia seus próprios gibis, histórias e super-heróis, o prazer de desenhar e criar o levou mais tarde para a Propaganda, profissão que exerce há 18 anos.
Bati um papo sobre mercado e criação com o publicitário Luiz Coutinho, Diretor de Criação do Grupo Phocus. Aprecie sem moderação. 

LOOK MARKET COM LUIZ HENRIQUE COUTINHO

Blog do Fernando: Antes de qualquer coisa, quem é Luiz Henrique Coutinho?
Luiz: Eu sou de Brasília, mas criado no Rio de Janeiro, portanto meu coração é carioca. Tenho 42 anos, sou pai de 2 meninas lindas, 15 anos de casamento, 20 anos de carreira e muita vontade de continuar aprendendo com gente interessante. Sou aficionado por fotografia e recentemente criei um site para divulgar esse meu trabalho. www.luizcoutinho.com.br
Blog do Fernando: você trabalhou na Ogilvy, o posicionamento da agência é o de “ acreditar que criatividade emociona, mobiliza, faz rir e, acima de tudo, vender”; Washington Olivetto em uma de suas entrevistas afirmou que a propaganda tem que ser sempre sedutora. Como fazer isso na comunicação de varejo?
Luiz: Deixando o medo de lado, correndo riscos, sendo inovador e não se acomodando. Isso vale para qualquer ideia em propaganda. Hoje em dia a comunicação de varejo é toda muito igual e sem duvida é um grande desafio para as agências e para os clientes encontrar novas maneiras de anunciar. Acreditar que dá pra fazer diferente.
Blog do Fernando: Alguns dos clientes do Grupo Phocus são dá área de varejo, como por exemplo, o Grupo Dalcar (que integrei durante 3 anos), como se destacar sem cair na mesmice e ser agressivo junto ao mercado? Qual a “receita” do Luiz?
Luiz: Receita significa que seguindo passo a passo determinadas ações se chega a um resultado previsível. Por isso não acredito muito em receitas para propaganda. Não dá pra fazer algo realmente novo seguindo uma receita. Creio que uma forma de se diferenciar quando falamos de varejo é criar uma identidade própria, usar o varejo também para construir sua marca e não apenas para gritar por aí preços e condições de pagamento. Uma ideia original por si só já ajuda muito nisso. É mais fácil lembrar-se de quem realmente te surpreendeu no meio de tanta gritaria.
Blog do Fernando: Qual a grande tendência na área de criação para 2013, será a área digital? O que o universo off ditará também?
Luiz: Se fala muito em tendências, porém muitas não se confirmam e outras que nem estavam cotadas acabam vingando. A era digital já chegou, já é uma realidade e uma grande ferramenta para propagar sua mensagem, por isso não sei se ainda dá pra chamá-la de tendência. Acredito cada vez mais na participação do consumidor real nas campanhas. Acredito em mensagens baseadas na realidade das pessoas e em suas aspirações. Acredito em conceitos que se baseiam em uma verdade e não em frases de efeito.
Blog do Fernando: Em uma frase, qual seu look Market? Qual sua visão da vida, das pessoas, do mundo e do mercado?
Luiz: Jamais acredite que você é "o cara" quando te elogiam, e também não acredite que é um "fracassado" quando te criticam. Não dar tanta bola assim para a opinião dos outros liberta sua criatividade.
Mini-curriculo:
Formado em Propaganda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Marketing pela ESPM e em Fotografia pelo Ateliê da Imagem do Rio de Janeiro. Começou a carreira na Direct Ogilvy & Mather RJ em 1993 de onde saiu como Diretor de Criação em 2001, logo depois ingressou na divisão de propaganda da Ogilvy RJ, de onde saiu como Supervisor de Criação em 2011. Hoje responde pela Direção de Criação do Grupo Phocus.

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