Você
já percebeu que em uma rede de franquias tudo é padronizado? Os produtos,
layout, preço, disposições de elementos e vários outros fatores?
Uma franquia,
seja ela qual for, busca trabalhar além das variáveis acima citadas, um outro
ponto indispensável: o atendimento.
Vou tomar
como exemplo a Chevrolet, da qual fiz parte por quase três anos, o
posicionamento global da marca não é vender mais, tão pouco ser líder de
mercado, mas sim, ser a marca mais amada dentro do seu seguimento. Agora eu
faço a seguinte pergunta caro leitor: - como ela conseguirá isso? Se me
permites responder, o segredo do sucesso (ou tentativa) é o atendimento.
Num mercado
onde a concorrência está cada vez mais acirrada e os consumidores cada vez
menos tolerantes com falhas, o atendimento positivo faz toda diferença em um
processo de tomada de decisão.
As organizações,
dirigentes e gestores precisam abrir urgentemente suas mentes e entender que o
que difere as marcas hoje (além da qualidade do produto) é o atendimento
diferenciado, para isso o processo de atendimento eficaz deve começar desde a
contratação (recrutando pessoas com perfil adequado ao negócio), passando pelo
treinamento (gerando entendimento das boas práticas de atendimento e
comportamento do consumidor) e incentivo constante (motivando e conscientizando
este atendente ou vendedor da importância do trato adequado com cliente).
Invista
em atendimento, não cesse de trabalhar este quesito em seu negócio e verás os
resultados superiores.
@coelhofernando
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