quarta-feira, 31 de julho de 2013

Feedback e sua essência.



Retroalimentação, realimentação ou feedback. Na gestão (de pessoas, sobretudo) o feedback é o momento onde o líder fornece um retorno de informação de processos ao seu liderado, podendo este, ser positivo ou negativo.

Alguns lideres (em determinadas vezes) pela inexperiência na função se mostram receosos em aplicar a técnica do feedback, o resultado disso pode ser a continuidade de processos errados e um impacto improdutivo das atividades.

O fundamental no feedback é que ele deve ser aplicado no momento certo, mais especificamente no calor da ação. Por exemplo, um funcionário teve uma atitude ou realizou uma atividade de maneira correta, gerando um resultado acima do esperado, é importante que ele seja elogiado; da mesma forma, se este mesmo funcionário apresenta uma atitude prejudicial ao andamento do processo, ele deve ser alertado e orientado.

Outro fator indispensável é a transparência e sinceridade, é importante que o líder diga sempre o concreto, o real, o fato, destacando os itens ocorridos. O profissional precisa ser valorizado e não apenas o fato, o feedback é uma ferramenta que estimula o sentimento de pertencimento e importância do colaborador. 

E você, está dando feedbacks corretamente? As vezes o seu colaborador pode não estar gerando o resultado esperado por falta de acompanhamento!

@coelhofernando

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