terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Te desejo 3 I’s para 2014


“Ufa!” - Muita gente vai falar isso com o término de 2013 e começar a fazer pedidos para o novo ano que se aproxima. Mas o que pedir para 2014? - Como os desejos e necessidades são individuais (e intransferíveis), resolvi escrever sobre os 3 I’s que podem nos ajudar na nova jornada.


Em 2014 desejo que você aprimore os seus 3 I’s: insights, ideias e inspiração.

Insigths são como estalos mentais que ocorrem quando enxergamos o que ninguém mais consegue perceber (digo perceber, por que muitos podem até ver, mas não conseguem fazer conexões para uma nova oportunidade). E como perceber as oportunidades? Treino diário! A regra é antiga: leia muito, assista vários filmes, freqüente mais o teatro, observe mais as pessoas, etc e tal!

As ideias são a matéria prima da humanidade desde o inicio dos tempos! E nas organizações de quem é a responsabilidade? DE TODOS! Já falei isso outras vezes e repito: CRIATIVIDADE NÃO É FUNÇÃO DO MARKETING, É UMA FUNÇÃO ORGANIZACIONAL! Cultive o espírito de compartilhamento de boas ideias na sua empresa.

E por fim desejo mais inspiração, tal qual um vírus! A inspiração tem o poder de transformar e quando essa prática se reverbera, os resultados são incríveis! Pratique mais workshops, freqüente mais eventos (inclusive fora de sua área). Se você é um gestor, descubra o que impulsiona a sua equipe.

Que 2014 sua vida seja cheia de insigths, ideias e inspiração!

@coelhofernando



quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Market Look com André Fabiani



Meu próximo convidado do Look Market é um profissional multifacetado – ele já conheceu os dois lados da moeda propaganda e já atua há mais de 15 anos na área.

Confira meu bate papo com o Publicitário André Fabiane, Gerente de Marketing do Grupo Primavia de Brasília.

Market Look com André Fabiani

Blog do Fernando Coelho: Você já atuou como cliente e agência. Quais as peculiaridades de cada área?

André: Fernando, atuar nas duas pontas nos dá entendimento de como o sistema em toda sua plenitude é. Mas ser cliente é sempre mais confortável, temos o poder de decidir nas mãos e somos orientados e não orientadores, a informação chega limpa para nós, o que muitas vezes nos ajuda a decidir levando em conta a experiência do dia a dia, do piso de loja junto com a informação. Decidir é fácil na minha opinião, quanto se está munido de informação e na minha visão o papel maior da agencia é informar, deixar o seu cliente seguro de como o mercado se comporta, para que ele possa tomar diretrizes de forma exata.

Blog do Fernando Coelho: Hoje você opera no mercado de Brasília, como é o varejo local e quais as principais dificuldades que você encontra para concretizar as estratégias de comunicação?

André: O mercado de Brasília é extremamente competitivo e desleal, eu costumo dizer que o vendedor é a semente e a praga de qualquer operação, ele consegue construir e destruir. Brasília te características de cidade de interior, a indicação aqui ainda tem muito peso, o famoso “é meu amigo”, mas eu acredito que isso está mudando, o mercado hoje não tem mais essa fidelidade, o preço é o fator determinante, as pessoas vão em busca do que é melhor para elas.  

Blog do Fernando Coelho: on versus off, como a comunicação varejo está gerenciando essas práticas? O que temos a aprender ainda?

André: ON x OFF ainda é um terreno sem rumo. Brasilia é uma cidade onde as pessoas estão muito conectadas, mas não consigo avaliar até que ponto essa presença on line pode nos beneficiar, as mídias sócias efetivamente ainda são canais de experiência com a marca, as empresas de médio porte não entendem e não estão preparadas para os “leads”, é preciso se aprofundar e especializar esse canal, ter pessoas focadas nesse consumidor que acima de tudo quer ser mimado e de forma rápida.  

Blog do Fernando Coelho: você vem do ramo de concessionárias também, além de vender, as equipes de vendas (que são as grandes estrelas de qualquer negócio) precisam de motivação constante. Qual a importância do endomarketing no varejo (que muitas vezes é inclusive esquecida)?

André: Motivação para qualquer equipe de vendas no mundo é grana, principalmente no ramo de concessionárias, onde eles são extremamente vaidosos e gostam de ser reconhecidos pelo sucesso. Desta forma o esforço de endomarketing é muitas vezes em vão o que na minha opinião é uma pena, mas isso é reflexo da origem da equipe, muitos vieram de pequenas empresas onde não se existia um organograma definido ou departamentos focados em treinamento e capacitação, portanto, quando não se conhece, não se consegue dar importância.  

Blog do Fernando Coelho: em uma frase, qual seu market look? Qual sua visão do mercado, das pessoas e do mundo?

André: O mercado, ensina, maltrata e cria.  Eu vejo que o mercado é cíclico como tudo na vida, agora está passando por ajustes mas amanha os resultados voltarão, não sei se no mesmo ramo, mas o sol votará a brilhar e nesse momento quem ou qual empresa estiver menos deficiente de todas as convergências terá sucesso. Hoje podemos afirmar que o mundo não é mais dos expertos e sim dos que tem grana. 

MINI-CURRÍCULO:


Andre Fabiani, formato em PROPAGANDA E MARKETING pela UNIP - Universidade Paulista, atua na área de marketing há mais de 15 anos, já passou por agencias de propaganda e grandes grupos varejistas. Hoje é Gerente de marketing do Grupo Primavia, que opera nas regiões de MG, BA e GO com as marcas Renault, Nissan, Fiat e Massey Ferguson.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Você deseja uma vida mais completa e inovadora?

Muitos de nós, sobretudo, os que atuam na área da administração e comunicação, almejamos fazer a diferença com nossas demandas diárias. Inovação e qualidade são as palavras de ordem de toda e qualquer empresa (e profissional) que deseja se manter competitivo neste mercado.
Mas quais são as características fundamentais que se deve manter viva em nós? Não existe uma regra geral e muito menos receita de bolo! Cada um, com suas próprias competências e habilidades irão desenvolvendo seu modo próprio de trabalho, todavia algumas dicas nunca são demais.
Li uma entrevista no Portal Unplanned com o Dr. Bob Deutsch, autor do livro The 5 Essentials e socializo um trecho que gostei muito. Para o antropólogo existem cinco capacidades que devemos cultivar em nós para uma vida mais completa, autêntica e inovadora:
 
1. Curiosidade: ir além do que é dado, do habitual, da rotina, do que é usual, e procurar por todo lado, para descobrir mais sobre como as coisas realmente funcionam.
 
2. Sensualidade: manter a sensibilidade acesa e nunca aparar de viver. Sentir seus 5 sentidos e viver os sentimentos, de forma que você descubra pistas reveladoras sobre como você se sente a respeito do que você encontra, momento a momento.
 
3. Abertura: não querer saber o final logo no começo, explorar as coisas além da superfície, estar aberto a surpresas.
 
4. Paradoxo: de forma inovadora integrar contradições para criar novas coisa e combinar essas quatro para criar o principal de todos os pontos essenciais:
 
5. História própria: fazer a narrativa que emocionalmente reflete a sua verdadeira natureza. A história própria não é uma crônica da sua vida, nem um currículo. Sua história própria é criada a partir da interseção entre memória e imaginação, entre fatos e emoção, em termo de como você percebe os padrões na sua vida.
 
E então? Você está criando sua própria história? Sendo empreendedor de seus projetos e vida?
 
@coelhofernando