As marcas
não podem mais perder tempo – elas precisam conectar os seus negócios com o
universo digital.
Já falei
aqui diversas vezes que o consumidor tornou-se cibrido, mobile e
hiperconectados, seus costumes e hábitos mudaram, e hoje o digital faz parte da
rotina de muita gente.
Segundo o
Ibope, 38% dos brasileiros acessam a internet diariamente e 87% dos internautas
brasileiros entram na internet pelo menos uma vez por semana. Até 2015, o
Brasil deve ser o 4º país mais conectado do mundo, ultrapassando o Japão.
E como tirar proveito de tudo isso nos negócios e na publicidade?
Na semana
passada, Randall Rothenberg, CEO do Interactive Advertising, conversou com
jornalistas num encontro realizado na sede do IAB Brasil, em São Paulo e dentre
os principais assuntos abordados estavam a criatividade no digital, o mobile
marketing e a mídia programática.
Criatividade no digital: não podemos
pensar em publicidade digital de forma tradicional. Não se pode ir na onda do
ctrl c + ctrl v. O universo digital tem sua linguagem e tom próprio. É preciso compreender
como funciona cada plataforma e como seus consumidores se comportam em cada
mídia. A nentnografia é uma ótima ferramenta
para nos ajudar neste quesito.
Mobile marketing: o
mobile é a área que cresce mais cresce no digital. O consumidor possui um alto grau de
intimidade com seus aparelhos moveis. Programas de fidelidade, relacionamento,
informativos, descontos, promoções, campanhas interativas, são algumas das
possibilidades de marketing para essa mídia.
Mídia
programática: essa é a grande novidade do momento, é possível comprar
mídia digital de forma automática e direcionada ao público-alvo certo. A mídia
programática se trata de compra de espaços
publicitários na internet por meio de software: o foco deixa de ser o veiculo e
passa a ser a busca pelo usuário independente de onde ele está navegando. A
entrega do banner só será concluída no site onde o usuário está navegando,
sendo possível desenhar uma campanha com base na verba do cliente, independente
do budget. Programmatic media buying
nada mais é que o processo de automação de compra e venda de mídia. Do mesmo
modo que você compra seu pacote turístico ou transaciona ações na bolsa. No
Brasil os anúncios são vendidos
via DoubleClick Bid Manager, sistema
de real time do Google.
Entender o universo digital é cada dia mais uma obrigação dos
profissionais da área que desejam fazer a diferença para as marcas que prestam
serviço. Fique atento, conecte-se!!!
@coelhofernando
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