Os produtos estão cada vez
mais “comoditizado”, em uma definição
mais simples, quer dizer que, aos olhos de um cliente não há diferença entre o
produto A ou B, e neste caso ele certamente escolherá o que oferece o menor
preço.
O processo de vendas mais
que uma transação de produtos é também uma prestação de serviço, que como tal,
também pode se “comoditizar”. Faça uma
pequena experiência: vá até uma loja de carros e peça para ver um veículo ou
fazer um test drive. O vendedor que
atender você, irá falar sobre a motorização, características, componentes, features e condições de financiamento
daquele veículo. O QUE TODO VENDEDOR COMUM FARÁ!
A grande diferença na
economia atual está no trabalho artístico. No mundo inteiro perde o emprego as
pessoas que não possuem um trabalho artístico – sendo substituídos assim, por
máquinas.
Mas, o que é trabalhar artisticamente?
É
trabalhar com paixão, disciplina, foco e atenção total na plateia (cliente).
Paixão:
pergunte a Bibi Ferreira qual seu grande sonho. A resposta certamente será “morrer
em cima do palco”. O artista é apaixonado pelo que faz e enxerga ali sua grande
missão de vida – levar a arte ao mundo por meio do seu trabalho.
O “vendedor artista”
precisa igualmente enxergar na sua função que está ajudando a melhorar a
qualidade de vida do cliente, e mais que isso, se apaixonar todos os dias pelo
seu oficio. Isso significa ter brilho nos olhos.
Disciplina: no
teatro um artista chega sempre duas horas antes do espetáculo para se
concentrar. Sabe por quê? A razão é simples, porque ele não pode errar. O artista
faz exercício de voz, alongamento, repassa o texto, relembra as marcações do
palco, entre tantos outros checks
antes do espetáculo iniciar.
E o vendedor? Será que
chega antes do seu horário? Estudo o produto, analisa as ações da concorrência,
monitora o mercado e as oportunidades?
Foco
e atenção total da plateia, ou seja, no cliente:
você realmente conhece seus clientes? É preciso entender quem são os atores
sociais envolvidos na compra (iniciador, influenciador, decisor, comprador e
usuário). É preciso também entender essa persona – seus desejos, medos, sonhos,
frustações e emoções. Durante um espetáculo o ator além de se concentrar nas
falas e cenas, fica igualmente atendo as manifestações das emoções da plateia.
Pense nisso e desenvolva um
trabalho artístico durante seu processo de venda!
QUANDO VOCÊ TRABALHA
ARTISTICAMENTE VOCÊ LIBERA A CRIATIVIDADE QUE EXISTE EM VOCÊ!
@coelhofernando
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