O mundo mudou e continua mudando todos os dias, é preciso acompanhar as transformações de mercado e estudar as tendências.
“[...] as marcas estão nuas, precisam de muita maturidade, diálogo, transparência diante desse consumidor empoderado, que possui dispositivos na mão funcionando em tempo real.” Essa é a opinião de Caroline Caracas, Especialista e Marketing e Co-fundadora da Marketing Minds.
Aprecie sem moderação nosso bate papo.
Market Look com Caroline Caracas
Blog do Fernando Coelho: O mundo está passando por transformações significativas no que tange ao consumo midiático, as pessoas estão cada vez mais consumindo conteúdos mobile e interagindo umas com as outras. Nesta mesma linha, as marcas já entenderam esse cenário em sua essência?
Caroline Caracas: Não dá para generalizar, pois existem marcas em diferente estágios. Mas de forma geral, as marcas perenes, acho que já entenderam que precisam entrar muito rapidamente nessa cultura e acompanhar. Porém, entre entender a necessidade e saber o que fazer para aproveitar esse potencial, é um longo caminho e muitas vezes doloroso. É preciso parar de ter medo de experimentar coisas novas. Tem uma frase muita boa que diz que "internet não se ensina, se aprende". Ou você entra e aprende com erros e acertos, ou fica vendo a banda passar. O importante é entenderem que precisam preparar suas equipes para isso, pois o mundo mudou.
O processo não é fácil, as marcas estão nuas, precisam de muita maturidade, diálogo, transparência diante desse consumidor empoderado, que possui dispositivos na mão funcionando em tempo real. Não dá mais para brincar de internet achando que é só abrir uma fanpage e deixar um estagiário ou um terceirizado fazendo uns postzinhos. Isso é estratégia suicida. Fica um alerta.
Blog do Fernando Coelho: Marketing não é propaganda e também não se limita aos tradicionais 4 Ps. É sine qua non olhar para as pessoas: AS MARCAS SÃO AS PESSOAS. Como você analisa a preocupação das empresas em capacitar, motivar e preparar as pessoas para o atendimento ao cliente?
Caroline Caracas: A verdade é que não se investe quase nada em capacitação das pessoas, com raras exceções. Isso é uma falta de visão enorme e com certeza empresas assim estão deixando dinheiro na mesa. Não existe nem dúvida que marcas desejadas e poderosas se constroem com as pessoas certas, motivadas e muito alinhadas. A perda de um capital intelectual para uma empresa tem um custo absurdo que as empresas apenas não param para calcular. Quem conseguir ter uma política diferenciada voltada para pessoas e mensurar os indicadores decorrentes disso, vai estar sempre mais competitivo.
Blog do Fernando Coelho: Qual o grande desafio do marketing e principalmente para os profissionais nos próximos tempos?
Caroline Caracas: o desafio é vencer sempre a arrogância de achar que sabe tudo que precisa. Profissional de marketing deveria ser estudante em tempo integral. Espera-se que sejam os mais antenados de uma organização, capacitados e seguros para dirigir a empresa para o caminho certo. O marketing precisa liderar a estratégia da empresa e tem perdido espaço por não estar cumprindo o seu papel. Os marketeiros acabam ficando presos ao desenvolvimento do trabalho de comunicação e esquecem que o seu escopo é muito mais amplo. O marketing existe para um único objetivo: aumentar os resultados de uma empresa, e para isso é preciso olhar para o negócio e não para a campanha. Como se faz isso em um mundo altamente digitalizado que muda em velocidade de cruzeiro? Só estudando o tempo todo, não tem jeito.
Blog do Fernando Coelho: Certa vez Kotkler disse que o departamento de marketing deveria se chamar “Departamento de Movimentação”. O profissional de marketing deve ser um camaleão, acompanhar tendências é obrigação. Nos fale um pouco sobre o MARKETING MINDS.
Caroline Caracas: Esse é exatamente o espírito do Marketing Minds, revolucionar essa forma de acompanhar tendências, com um método de aprendizagem avançado e democrático, pela internet, o que facilita estar o tempo todo antenado. Hoje em dia, só não fica atualizado quem não quer. Falta de tempo e correria não é uma realidade só do profissional de marketing, é de qualquer ser humano praticamente. Portanto, o que falta é livrar-se das ideias antigas, o que é bem mais difícil do que ter as ideias novas. Sugiro se inscreverem no Marketing Minds se quiserem dar um próximo passo, sem deixar pra depois. Comprometam-se com vocês próprios e conseguirão gerenciar o seu tempo para isso. As inscrições gratuitas ainda estão abertas e o Congresso Marketing Minds começa dia 13 de outubro. É só acessar o nosso site: www.marketinminds.com.br.
Blog do Fernando Coelho: para finalizarmos, qual seu Market Look? Qual sua visão da vida, pessoas e mercado?
Caroline Caracas: A minha visão do momento está bem focada em fazer algo maior, que impacte a vida de muitas pessoas. E a área do conhecimento me fascina. É tão gratificante ajudar as pessoas a aprenderem mais, se destacarem mais em seus trabalhos e com isso alcançarem os seus sonhos. Acordar com propósito é muito melhor do que com preguiça. Se chegar a esse ponto mude. Nunca culpe o mercado, olhe para si próprio sempre e acredite que pode fazer melhor, não tenha medo de assumir um desafio. Acredito em pessoas apaixonadas e motivadas fazendo verdadeiras revoluções em seus ambientes.
MINI-CURRÍCULO:
Caroline Caracas é formada em publicidade pela UFRJ, com MBA em Marketing pela PUC-RJ. Começou a carreira em uma grande agência de propaganda no Rio e logo migrou para a carreira executiva na área de marketing, tendo passado por empresas como Bradesco Seguros, ATL, Claro e Shopping da Ilha. À frente do marketing do Shopping da Ilha, um empreendimento com apenas 2 anos, ganhou o prêmio máximo da categoria Marketing pela ABRASCE, Associação Brasileira de Shopping Center. Grande entusiasta do marketing digital, deixou recentemente a carreira executiva depois de 20 anos em empresas, para se lançar como consultora e empreendedora digital. É co-fundadora da Marketing Minds, uma empresa de consultoria de marketing e educação online voltada para empresários e profissionais de marketing. Vai realizar do dia 13 a 19 de outubro o primeiro e maior Congresso de Marketing Online do Brasil. Se define como uma apaixonada pela profissão e estudante em tempo integral.
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