Muitas vezes ficamos atordoados
em busca de ideias diferentes – lemos anuais de criação, buscamos referencias
em pesquisas, navegamos por blogs de publicidade e nada de uma ideia diferente
chegar. É de fato angustiante.
Existem duas técnicas que
são super simples (mas não simplistas) e eficientes:
a) A primeira é o T.B.C
b)
E a segunda são os 3.I’s para geração de ideias
O T.B.C é a mais fácil de
aplicar, o significado da sigla é “tire a bunda da cadeira”. Às vezes (quase
sempre) ficamos presos as nossas maquinas, internet, escritórios, enquanto o
mundo fora lá está acontecendo freneticamente – e as respostas para toda
solução mercadológica está nas pessoas (no mundo). Então, para inovar, vá a
campo, saia do seu escritório.
A
segunda prática, chamaremos de 3.I’s para geração de ideias, que descreverei a
seguir:
Inspiração – olhe para as pessoas, suas
necessidades, dificuldade, desejos, sonhos. Olhe para o mercado. A resposta
está lá. É sempre bom no desenvolvimento de uma campanha ou solução
mercadológico conversamos com os clientes, observarmos seus hábitos e atitudes –
a partir daí é possível extrair vários insigths.
Idealização – com base nas suas observações e
vivências, elucubre propostas diferenciadas. Dedique um tempo para analisar o
que foi observado e levantado, decodificando tudo isso em forma de ideias e
conceitos sintetizados.
Implementação – por fim, desenvolva um projeto
consistente, conceitual e técnico. Raimar Richers
já dizia, “marketing é endender para atender”. Após tudo que foi levantando e
traduzido, torna-se mais fácil agradar empaticamente o seu clientes.
Minha dica final é: para uma solução de fato criativa e
coerente, é preciso tempo para observar o problema. Às vezes você é cobrado por
inovação, mas não te dão tempo suficiente para produzir qualitativamente. A qualidade
de uma solução está diretamente ligada o tempo dedicado ao estudo.
@coelhofernando
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