segunda-feira, 20 de maio de 2013

Cyberslacking e a vadiagem digital




Cyberlascking traduzindo do inglês para o português significa literalmente vadiagem digital, que nada mais é do que a imersão em assuntos diferentes daqueles que você foi destinado a executar, seja na escola ou no trabalho.

Quantas pessoas não praticam a cibervadiagem na hora no expediente, passeando pelas suas páginas pessoais, sites de notícias ou outras temáticas na internet? MUITAS, VÁRIAS, E POR QUE NÃO DIZER TODAS?!!!

Mas, isso é bom ou ruim? Segundo Waldez Ludving, Consultor Empresarial, quando você ler um portal de notícias durante o horário de expediente ou acessa páginas pessoais, isso também colabora para sua produtividade, haja vista que abre a sua mente para outras temáticas e inclusive coopera com seu repertório mental.

Para Carlos Belinni, Pesquisador e Doutor em Administração, a vadiagem digital possui dois olhares, um positivo e outro negativo. Para Berlinni, quando a liberdade concedida pelas organizações é mal utilizada, tende-se a comprometer a produtividade do negócio, da mesma forma, a cyberslacking é comparado como a hora do cafezinho, um “mal” necessário. O pesquisador conduziu um estudo em São Paulo, onde realizou  analises sobre os “cibervadios”, a principio pode-se concluir essa prática como algo contraproducente, contudo, ela contribui com a oxigenação do cérebro, aumento de conteúdo intelectual e colabora com a organização e seus funcionários de maneira indireta.

No resumir do enredo a cibervadiagem não é ruim, mas seu uso incorreto pode causar perda da produtividade. Qual o melhor caminho então? A consciência de quem utiliza as ferramentas digitais... o monitoramento do conteúdo também se torna uma alternativa.

E você, o que acha disso tudo?

@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário