terça-feira, 28 de maio de 2013

Inovação versus Criatividade





Já falei aqui no blog que inovação e criatividade são comportamentos que todos dentro da organização devem possuir.

Mas o que é criatividade? Sob o ponto de vista neurocientífico é um conjunto de atividades exercidas pelo cérebro na busca de padrões que provoquem a identificação de novos objetos.

O processo de criatividade acontece da seguinte maneira - uma pessoa baseada em seu repertório realiza uma ligação de signos fundamentadas nas atuais oportunidades, surgindo então o “novo”.  Após esse procedimento natural vem a inovação (ou não).

E a inovação? O que é? Basicamente é a renovação, está diretamente ligada com a atitude, o fazer, ou seja, é pegar o produto intelectual fruto da criatividade e executá-lo. Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias.

Na verdade uma pessoa criativa nem sempre é inovadora! É simples entender: se a pessoa tem a ideia e não executa,  ela apenas é criativa. Se a pessoa não tem a ideia, mas executa, ela é inovadora. E se a pessoa tem ideia e executa, ela é criativa e inovadora.

O ideal dentro das organizações é a formação de equipes multifacetadas, reunindo talentos e experiências de áreas distintas possibilitando o maior nível de criatividade e inovação.

O fundamental mesmo é a constante inovação (e experimentação), somente dessa maneira conseguiremos uma posição diferenciada no mercado.

Vamos criar e inovar! “Criativação” já!

@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário