terça-feira, 7 de maio de 2013

Lideres são os padres e professores do futuro!



Já falei diversas vezes aqui sobre liderança e como o tema é amplo, e sempre recorrente, nunca o assunto será demais.  Liderar é educar, motivar, fazer junto, entender e atender.
O líder precisa ter uma visão que se antecipa, só assim ele consegue inspirar sua equipe. É fundamental que o líder tenha sensibilidade de perceber o que no futuro pode impactar o negócio no qual ele está inserido e dessa forma antecipar ações (ou pensamentos).

Ricardo Young, ex-presidente do Instituto Ethos diz que o líder precisa ser uma pessoa conectada com o futuro, ou seja, um questionador que analisa de que maneira suas ações terão impacto em longo prazo.

Não recordo onde li que hoje o líder tem grande papel na sociedade, chegando inclusive a “substituir” a função de pastores, padres e professores. Mas por que isso?

Os lideres e liderados passam mais tempo dentro das organizações (entre 6 e 12 horas diárias) do que nas suas casas, ou seja, muitas vezes o líder é um modelo (positivo ou negativo) a ser seguido, contudo, esse desenho personificado na figura do líder não se restringe apenas as paredes da organização, quando esse gestor possui princípios fortes de ética, moral e humanidade ele será espelho para aqueles que o segue e dessa forma o líder se torna um  grande responsável  na vida, formação (e ações) dessas pessoas, sobretudo os novos profissionais, dentro e fora da empresa.

Que ações você líder está desenvolvendo hoje pensando no futuro da sua empresa, do seu liderado e do mundo?

@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário