quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Comunicação Interna e Marketing Interno Têm Diferença?

A resposta para a pergunta que encabeça o titulo do post é SIM. A diferença é básica, porém ainda confundida por alguns profissionais.
A função da comunicação interna é gerar informações circulantes e corretas em todos os níveis hierárquicos. De acordo com Argenti (2006), quando as informações são passadas aos colaboradores de uma empresa, estes se sentem parte integrante do processo, comprometendo-se mais com o todo, positivando do lado de fora a imagem (marca) da empresa. Já o marketing interno, tem função parecida, por isso é confundida. Atenção, a função é PARECIDA, não é igual.
O marketing interno por sua vez tem a função de motivar os envolvidos em processos, a fim de alcançar resultados de mercado e vendas. Bekin (2004) coloca que estas atividades têm por finalidade promover entre os funcionários e os departamentos valores que os motivem a servir ao cliente.

Resumindo a comunicação interna motiva o funcionário sem necessariamente direcioná-lo aos objetivos de marketing da empresas, enquanto o marketing interno utiliza as ferramentas de comunicação interna para motivar os colaboradores, coordenando e integrando-os, com total comprometimento aos objetivos de marketing e a implementação das estratégias na empresa.

Pronto! Duvida esclarecida.

Um comentário:

  1. Fernando estive lendo o seu blog e achei muito interessante. Depois quando tempo tiveres, passe lá no meu, e se possivel seguirmos juntos por eles
    Estarei esperando vc lá
    Abrass
    www.josdemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir