quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Minha loja tem bom atendimento! (isso é obrigação)

 
Quem nunca escutou a frase “minha loja tem bom atendimento” como sendo uma força de mercado (diferencial competitivo)?
 
Bom atendimento é obrigação, é fundamental! As lojas (seja em qual região for) precisam pensar antes de tudo em um planejamento adequado, divulgação dos produtos e qualidade no relacionamento com os clientes.
Sempre digo que o vendedor é na verdade um consultor, que tem como função conduzir o cliente a concretização do seu desejo. Bom atendimento não é ser cordial (apenas), vai muito além disso.
Um bom vendedor precisa ser preparado e essa preparação perpassa por uma série de variáveis: cordialidade, conhecimento profundo do produto, seriedade (cumprir a palavra é indispensável – quem não conhece aquele vendedor que bate todas as metas prometendo o que não cumpre?) e assim por diante.
Uma das características mais importantes que o vendedor precisa conter (e exercitar) é o SABER OUVIR, depois, saber ouvir novamente, continuar ouvindo e terminando por ouvir! As argumentações do vendedor só serão consistentes quando ele entende o que o cliente diz.
Em tempos de tecnologia da informação não podemos equecer que o vendedor precisa ser também digital, o consumidor moderno tem acesso à internet, participa de redes sociais e obtém informações sobre as marcas e os modelos de produtos de seu interesse, segundo pesquisas 80% dos consumidores utilizam algum meio virtual antes de decidir pela compra (pesquisando inclusive como foi o atendimento de determinada loja).
Atendimento não é uma formula, mas deixo a seguinte sugestão para vendedores e gestores de vendas: “arrotem” menos, como diz Millor Machado, sejam capazes de surpreender. Prometam menos e entreguem mais. Isso é encantamento.
@coelhofernando
 

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