quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Curso de Atualização em Planejamento e Estratégias da Produção

Competitividade é uma palavra-chave para qualquer empresa. Produzir com menores custos e mais qualidade é fundamental. Pensando em discutir a temática, a Faculdade Laboro realiza entre os dias 07 e 09 de novembro, em São Luís, o Curso de Atualização em Planejamento e Estratégias da Produção.
 
O curso tem como objetivo ampliar o conhecimento dos participantes em conceitos e técnicas que são utilizadas para durante o projeto e aperfeiçoamento de sistemas produtivos. Para isso, contará com a presença do professor Mário Andrade, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP).
 
Segundo Andrade, a discussão do tema é fundamental, pois quanto mais adequada for a configuração e operação dos sistemas produtivos e seus componentes dentro de uma organização, melhores serão os resultados obtidos.
 
O CURSO
 
“As políticas que envolvem os fluxos de materiais e informações dentro do chã-de-fábrica e além de suas fronteiras, isto é, ao longo da cadeia de suprimentos, as sistemáticas de planejamento e monitoramento e o controle de ordens de compra e fabricação são algumas das atividades que tipicamente estão associadas a área de Planejamento e Estratégia de Operações”, cita o professor, Engenheiro de Produção.
 
Os sistemas produtivos devem ser capazes de proporcionar a geração de riquezas a partir de uma combinação de diversos componentes, entre eles, pessoas, máquinas, instalações, regras etc. De acordo com Andrade, a busca pela qualidade, a redução de custo e a capacidade rápida de resposta estão entre os desafios que se colocam aos gestores no processo de planejamento e definição de uma estratégia de operação.
 
“Além de fatores internos, a análise de variáveis externas é de suma importância. A complexidade do negócio, o grau de interferência externa e aleatoriedades que possam prejudicar o sistema produtivo, não podem ser esquecidos. Tome-se como exemplo uma empresa que opera com níveis de estoque baixos: a interdição de uma estrada pode impactar o fornecimento de matéria-prima e prejudicar toda linha de montagem; por outro lado, estoques elevados acarretam grandes custos para a organização”, explica.
 
Entre as abordagens que serão tratadas no curso, a Produção Enxuta, originária da fabricante de veículos Toyota, prevê a identificação e eliminação sistemáticas dos desperdícios de um fluxo produtivo, tais como: defeitos, esperas indesejadas, estoques além do necessário, produção antecipada e movimentos desnecessários.
 
Inscrições
 
As inscrições para o Curso de Atualização em Planejamento e Estratégias da Produção podem ser feitas até o dia 06 de dezembro na recepção da Faculdade Laboro (Av. Castelo Branco, 605, São Francisco). Vagas limitadas ao preço de R$ 80 para graduados e R$ 50 para estudantes. Outras informações através do telefone  (98) 3216 9920.
 
Cursos de atualização
 
Nos meses de novembro e dezembro, a Faculdade Laboro tem promovido uma série de cursos de atualização, abertas ao público em geral. Segundo a diretora Sueli Tonial, a Faculdade Laboro está trazendo mais uma oportunidade para São Luís, onde professores altamente renomados e qualificados ministram cursos nas área de negócios e administração. “São oportunidades rápidas – em apenas um final de semana – e com uma relação custo-benefício excelente. Empresários, empreendedores, administradores, gerentes e coordenadores não podem perder essa chance de atualização e crescimento profissional”, afirma Sueli Tonial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário