quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Engajamento digital, como conseguir?


Um dos pilares do marketing digital (e tradicional também) é o engajamento, tornar o meu cliente ou potencial cliente comprometido suficiente para acompanhar, curtir, compartilhar e evangelizar minha página (e marca).
As organizações precisam de uma vez por todas entender que engajar não é somente aumentar as vendas, ou ainda, levar tapinha nas contas do cliente.  Engajamento significa interação e envolvimento.
A primeira coisa que uma marca deve pensar quando planejar sua estratégia digital visando o engajamento é “o que eu posso fazer para meu público (interno e externo) colaborarem com minha marca?”. O engajamento deve ser, sobretudo uma possibilidade clara (e aberta) de colaboração para melhoria daquela empresa.
Publico engajado além de acompanhar, ajuda no desenvolvimento da marca, portanto as organizações devem estar abertas a todo tipo de opinião e fornecer respostas aos mesmos.
Estratégia digital não é uma formula de bolo, desta forma, o ideal é que você verifique o que já foi feito em outros mercados, entender sua realidade e verificar de que maneira você pode desenvolver algo localmente.
Segundo o livro Mídias Sociais Nas Empresas, alguns pontos são essenciais, sempre se faça as seguintes perguntas:
Quem é meu consumidor?
Como posso me comunicar e relacionar com meus públicos?
Em quais comunidades eu posso participar?
Estou sendo útil, autêntico e relevante?
Outros pontos fundamentais são: SEJA HUMANO, NÃO BLOQUEI COMENTÁRIOS, PREPARE-SE PARA TUDO E ACOMPANHE AS TEDÊNCIAS PARA NÃO SER DERRUBADA POR ELEAS.
@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário