Um dos pilares do marketing digital (e tradicional também) é
o engajamento, tornar o meu cliente ou potencial cliente comprometido
suficiente para acompanhar, curtir, compartilhar e evangelizar minha página (e
marca).
As organizações precisam de uma vez por todas entender que engajar não é
somente aumentar as vendas, ou ainda, levar tapinha nas contas do cliente. Engajamento significa interação e envolvimento.
A primeira coisa
que uma marca deve pensar quando planejar sua estratégia digital visando o
engajamento é “o
que eu posso fazer para meu público (interno e externo) colaborarem com minha
marca?”. O engajamento deve ser, sobretudo uma possibilidade
clara (e aberta) de colaboração para melhoria daquela empresa.
Publico
engajado além de acompanhar, ajuda no desenvolvimento da marca, portanto as
organizações devem estar abertas a todo tipo de opinião e fornecer respostas
aos mesmos.
Estratégia
digital não é uma formula de bolo, desta forma, o ideal é que você verifique o
que já foi feito em outros mercados, entender sua realidade e verificar de que
maneira você pode desenvolver algo localmente.
Segundo
o livro Mídias Sociais Nas Empresas, alguns pontos são essenciais, sempre se
faça as seguintes perguntas:
Quem
é meu consumidor?
Como
posso me comunicar e relacionar com meus públicos?
Em
quais comunidades eu posso participar?
Estou
sendo útil, autêntico e relevante?
Outros
pontos fundamentais são: SEJA HUMANO, NÃO BLOQUEI COMENTÁRIOS, PREPARE-SE PARA
TUDO E ACOMPANHE AS TEDÊNCIAS PARA NÃO SER DERRUBADA POR ELEAS.
@coelhofernando
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