terça-feira, 13 de novembro de 2012

O que NÃO é Empreendorismo.



Brasil é o terceiro país no mundo em número de novos empreendedores, essa foi uma das matérias veiculadas no “Bom dia Brasil” desta terça feira.

Mas o que de fato é empreendedorismo? Vou começar respondendo o que NÃO é empreendedorismo.
Empreender NÃO é abrir uma empresa puramente, muito menos é se aventurar em um novo segmento. Para empreender é necessário planejamento, observação (do cenário) e estudo do negócio.
No começo deste ano tive a oportunidade de ministrar a disciplina empreendedorismo para uma turma da Universidade Estadual Vale do Acaraú e uma das noções sobre o tema que mais fiz questão de enfatizar é a de que empreendedores NÃO nascem empreendedores, eles são seres sociais e, portanto adquire seu repertorio através das vivências diárias.

Outro ponto importante a levantar é o mito de que empreendedores são apostadores, isso é um erro, empreendedores geralmente iniciam um negócio por necessidade ou pela oportunidade, eles são conservadores e inovadores ao mesmo tempo, eles calculam seus riscos (isso é diferente de correr perigo).

Vale lembrar também que todo negócio (mesmo que planejado) pode dá errado, ainda mais para alguém inexperiente no ramo, se o empreendedor começar um negócio e falhar não significa que ele está fadado ao fracasso: os empreendedores aprendem com seus erros e tiram lições de onde falharam.

Diante de tudo isso, podemos observar que empreender não é uma brincadeira que você pode começar da noite para o dia, é algo que requer estudo, planejamento, análises de cenário, conhecimento de target, visão, energia, liderança e diversas outras pequenas variáveis.

Para finalizar o post, trago algumas frases de alguns mestres do empreendedorismo que vale a pena parar para refletir:
Andrew Carnegie - “Existem poucas chances de sucesso quando o mau humor predomina”
Bill Gates, fundador da Microsoft - “O sucesso é um péssimo professor. Ele seduz pessoas inteligentes a pensar que nunca irão falhar”
Donald Trump, CEO da Trump Organizations - “Eu não faço as coisas pelo dinheiro. Faço porque gosto de fazer!
 Warren Buffet, investidor - “Eu faço as coisas quando a oportunidade se apresenta”
Jack Welch, Ex-CEO da General Electric - “Encare a realidade como ela é, não como ela foi ou como você gostaria que ela fosse”
@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário