segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Look Market com Melissa Rabelo



Minha convidada de hoje no Look Market é uma referência na área de mídia e Relações Públicas no mercado local.

Com forte experiência na área de mídia, durante 8 anos atuou fortemente no mercado passando por importantes agências como Ideia Propaganda, Opendoor Comunicação e VCR Marketing.

Relações Públicas de formação, ela é também Especialista em Comunicação Organizacional, Mestre e Doutoranda em Politicas Públicas.

Hoje ela se dedica a docência e formação de novos profissionais no mercado. Confira meu bate papo com Melissa Rabelo, Professora Titular da Disciplina de Mídia da Faculdade São Luis e Professora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão.

Aprecie sem moderação

Look Market com Melissa Rabelo

Blog do Fernando Coelho: Durante a última jornada de PP da Faculdade São Luis, Guilherme Guimarães do Banco Itaú explanou que um RP, Jornalista ou Publicitário não pode mais ter um pensamento isolado em sua área, precisa pensar e agir holisticamente. Como você enxerga isso no nosso mercado?

Melissa: Para a área de relações públicas isso já é uma realidade a bastante tempo. E por muitas vezes, chamo a atenção dos meus alunos em publicidade sobre essa questão. O que eu vejo no nosso mercado é uma confusão nessa postura. Trabalhar de maneira sinérgica ou holística não significa fazer o trabalho do outro profissional. A comunicação integrada estratégica precisa de todas as áreas da comunicação organizacional (relações públicas, publicidade, jornalismo empresarial, marketing institucional, etc) trabalhando em sinergia para desenvolver as ações da empresa no mercado, e não um único profissional que faça ou entenda de absolutamente tudo. Isto é um erro.


Blog do Fernando Coelho: hoje vários departamentos de marketing preocupam-se mais em gerenciar a comunicação do que gerenciar a imagem da marca, o Relações Públicas é uma pessoa fundamental neste processo de construção de valor da marca. Na nossa região esse profissional tem recebido o devido valor?

Melissa: É importante deixar claro que um departamento de marketing não deve trabalhar só a comunicação. Marketing não é só publicidade! A grande contribuição de um departamento de marketing é a visão estratégica mercadológica, que inclui um olhar sobre o produto, a praça, o preço e, também, a promoção (comunicação). Para se construir uma imagem positiva da marca, todos esses elementos precisam trabalhar em conjunto. A comunicação não é a única responsável por isso, ela irá divulgar esses valores aos diversos públicos da organização. Com a inclusão do profissional de relações públicas nesse contexto, o foco será no aspecto da imagem institucional da organização e não somente mercadológica. O profissional dessa área no nosso mercado tem exercido suas funções justamente buscando destacar a importância da construção de imagem positiva para a organização, perante todos os públicos de interesse, sem se desviar do foco mercadológico. Pelo contrário, o RP tem buscado mostrar que sem essa percepção da importância da imagem, as ações mercadológicas perdem força num mercado competitivo como o atual. Infelizmente, na nossa região, o profissional de relações públicas ainda tem pouca penetração nas médias e pequenas empresas, justamente a grande maioria do nosso mercado.


Blog do Fernando Coelho: Em qualquer processo comunicativo a marca precisa  compreender que o público não é um receptor passivo, ele tem opinião e influencia direta ou indiretamente os negócios da empresa. As marcas de maneira geral tem se preocupado com isso? Existe algum case legal que você queria repartir conosco?

Melissa: A muito tempo já se sabe que a grande maioria do público não recebe mais nada de forma passiva, principalmente depois da perspectiva da vida digital, conectada, o que, para mim, não significou mudança de posicionamento diante dos acontecimentos. As grandes corporações, detentoras de várias marcas fortes no mercado mundial, não só sabem disso, como estabelecem diversas maneiras de se relacionar com seus públicos. O monitoramento por essas empresas das redes sociais é um exemplo disso. O que falam sobre a marca? Porque falam? O que essa comunicação gerou de negócio ou de prejuízo? Tudo isso é verificado de maneira constante, assim como outras ações de controle e avaliação de estratégias, claro. Porém, é preciso entender que seus interesses globais permanecem independentes dessas atitudes, elas apenas tentam diminuir os ruídos para manter seu crescimento em novos mercados ou sua manutenção em mercados mais consolidados. Precisamos observar isso com um olhar mais crítico, até mesmo para podermos desenvolver estratégias de posicionamento para essas empresas no futuro.



Blog do Fernando Coelho: em uma frase, qual seu look Market? Qual seu olhar do mundo, das pessoas e dos negócios?

Melissa: A atual configuração do mercado global, a meu ver, propicia um enorme engendramento dos negócios, e principalmente do consumo, que deixa de lado, algumas vezes, as necessidades de manutenção de nossas identidades e costumes fundamentais para a construção do SER. Os negócios, a circulação de bens, o desenvolvimento são importantes e necessários até certo ponto, mas o que eu acho fundamental, principalmente para profissionais de comunicação, independentes da habilitação, é a necessidade de construir um olhar claro e crítico sobre a responsabilidade que a comunicação de massa, principalmente, tem na construção desse cenário.


MINI CURRÍCULO:
Melissa Moreira Rabelo é Relações Públicas, professora, com especialização em comunicação organizacional, Mestrado em Políticas Públicas-UFMA e doutorado em andamento também em Políticas Públicas-UFMA. Coordenadora de grupo de pesquisa Fapema “Acesso restrito da TV Pública X Acesso amplo TV privada: contradições das políticas de comunicação no Brasil”.  Foi profissional de mídia em importantes agências como Ideia Propaganda, Opendoor e VCR  durante 8 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário