segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Você deseja uma vida mais completa e inovadora?

Muitos de nós, sobretudo, os que atuam na área da administração e comunicação, almejamos fazer a diferença com nossas demandas diárias. Inovação e qualidade são as palavras de ordem de toda e qualquer empresa (e profissional) que deseja se manter competitivo neste mercado.
Mas quais são as características fundamentais que se deve manter viva em nós? Não existe uma regra geral e muito menos receita de bolo! Cada um, com suas próprias competências e habilidades irão desenvolvendo seu modo próprio de trabalho, todavia algumas dicas nunca são demais.
Li uma entrevista no Portal Unplanned com o Dr. Bob Deutsch, autor do livro The 5 Essentials e socializo um trecho que gostei muito. Para o antropólogo existem cinco capacidades que devemos cultivar em nós para uma vida mais completa, autêntica e inovadora:
 
1. Curiosidade: ir além do que é dado, do habitual, da rotina, do que é usual, e procurar por todo lado, para descobrir mais sobre como as coisas realmente funcionam.
 
2. Sensualidade: manter a sensibilidade acesa e nunca aparar de viver. Sentir seus 5 sentidos e viver os sentimentos, de forma que você descubra pistas reveladoras sobre como você se sente a respeito do que você encontra, momento a momento.
 
3. Abertura: não querer saber o final logo no começo, explorar as coisas além da superfície, estar aberto a surpresas.
 
4. Paradoxo: de forma inovadora integrar contradições para criar novas coisa e combinar essas quatro para criar o principal de todos os pontos essenciais:
 
5. História própria: fazer a narrativa que emocionalmente reflete a sua verdadeira natureza. A história própria não é uma crônica da sua vida, nem um currículo. Sua história própria é criada a partir da interseção entre memória e imaginação, entre fatos e emoção, em termo de como você percebe os padrões na sua vida.
 
E então? Você está criando sua própria história? Sendo empreendedor de seus projetos e vida?
 
@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário