domingo, 7 de junho de 2009

PUBLICIDADE PRECISA DE FUNDAMENTAÇÃO

A atividade publicitária é relativamente nova e no mercado maranhense em especial precisa ser educada.

Quando falo em educar, estou me referindo a um trabalho de cultura que precisa ser desmistificado, á começar pelo marketing que é muitas vezes confundido com propaganda, depois vem à profissionalização do negocio, onde existem pessoas despreparadas para administrar o trade da publicidade.


As pessoas acreditam que ter idéias é suficiente para posicionar um produto, marca ou serviço.

Ta, ta, ta... A idéia é importantíssima, porém ideia sem conceito, sem conhecimento teórico de comunicação e fudamentação técnica publicitária pode levar a sua empresa a queda. É sim, a queda!


Um bom exemplo disso é relatado no filme “O Ex-namorado da minha mulher”, onde um dos personagens o Tom ao perder seu emprego num restaurante se muda para a cidade da esposa e vai trabalhar na agência de um conhecido da sua mulher e lá tem uma boa sacada e se torna o queridinho da agência.

Ai entra a minha critica e a do também publicitário Luciano Marino, que assim como eu acredita que publicidade precisa de fundamentação acadêmica, técnica, experiência e é claro muita criatividade.


Oh o que Luciano diz: “Ser publicitário exige uma boa faculdade, exige ler teoria da comunicação, psicologia na veia, pesquisa, conhecimentos técnicos e uma dose considerável de boas experiências. Claro que também exige muita criatividade para ter a puta ideia na hora certa. De qualquer forma, as pessoas acostumaram-se a ver apenas o filé mignon da coisa, e isso se comprova quando Tom (lá do filme) tenta explicar a estratégia de penetração do produto. Lamentável.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário