terça-feira, 16 de agosto de 2011

E o marketing, como anda?

Hoje pela manhã, vindo trabalhar, entre uma passada de marcha e outra aproveitava para ler um artigo de Raúl Candeloro, diretor da Editora Liderança.
Raúl apontava no artigo alguns erros mortais do marketing, que inclusive são abordados em um dos livros do papa Philip Kotler. De acordo com ele, 75% das novas empresas, produtos ou negócios fracassam pelo uso (ou desuso) incorreto da ferramenta de marketing.
Costumo dizer que muita gente (inclusive profissionais do mercado) confunde marketing com publicidade, o que colabora para o crescimento da tal estatística. Não se pode esquecer jamais o composto básico da ferramenta: produto, preço, praça e promoção. O que vejo em muitas empresas são setores de Comunicação que carregarem o titulo de Departamento de Marketing e tasca propaganda pra frente.
Está havendo uma fragmentação do mix e eles estão se separando, uma pessoa cuida do produto, outra define o preço, outra escolhe a praça e depois se pensa na promoção. O marketing é como um time, todas as variáveis devem jogar juntas, chutando uma pra outra e na melhor oportunidade a jogada é feita e marca-se o gol.
Abaixo vou compartilhar os 10 principais pecados do marketing retirado do livro de Kolter e explanado por Candeloro como fator de colaboração para o fracasso de uma empresa:
1.       A empresa não é focada no marketing nem orienta o cliente
2.       A empresa não entende seu público alvo
3.       A empresa não monitora seus concorrentes
4.       A empresa gerencia mal suas relações
5.       A empresa não é boa em encontrar novas oportunidades
6.       O processo de planejamento de marketing é deficiente
7.       As políticas de produtos e serviços da empresa precisam de reajustes
8.       Os esforços de comunicação e construção da marca são fracos
9.       A empresa não está adequadamente organizada para a prática do marketing
10.    A empresa não usa ao máximo a tecnologia disponível
As empresas devem pensar no composto de marketing de maneira integrada e completa, porém, sem esquecer que o foco é sempre a necessidade e desejos dos clientes. Outra questão importante é de que o marketing deve ser gerido por um profissional tecnicamente qualificado, aberto ao movimento do mercado e sensível aos olhares intra e extra. Por fim, nunca, jamais e em hipótese alguma devemos esquecer o real sentido do marketing: criar, precificar, divulgar e distribuir... e complemento -  tudo isso para uma pessoa que quer comprar e ter uma experiência ÚNICA com a sua marca.
@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário