segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Look Market com Tatiana Tosi



Você sabe o que é netnografia? Essa semana trabalhei este novo conceito em sala de aula com meus alunos, o termo ainda é desconhecido em alguns mercados e pouco (ou quase nunca) utilizado.
Em suma a netnografia é uma forma de investigação interpretativa e empírica aplicada em ambientes on-line a fim de desvendar padrões de comportamento social e cultural, mas para entendermos melhor do que se trada convidei a especialista em Inteligência Competitiva nas Redes Sociais, Tatiana Tosi para fala sobre o assunto.
Aprecie sem moderação.
Look Market com Tatiana Tosi
Blog do Fernando Coelho: antes de tudo quem é Tatiana Tosi e o que ela estuda?
Tatiana: Sou apaixonada pelo desconhecido, curiosa, apreciadora das artes visuais, música, leitura. Estou em São Paulo, mas já morei no México, Estados Unidos, Suiça, Espanha, sempre pronta para viajar. Hoje estudo nossos símbolos de pertença e códigos comportamentais mapeando as redes humanas adoptando técnicas antropológicas no ambiente virtual, ou seja, Netnografia.  
Blog do Fernando Coelho: o que seria netnografia, qual seu foco, características e benefícios?
Tatiana: Na etnografia temos como principal aliado a observação participante, focando sempre o olhar no “outro”, ou seja, estar disposto à aprender com a sua cultura comportamental. Os benefícios são: personalizada, multidisciplinar, holístico.
Blog do Fernando Coelho: a metodologia da netnografia nos leva para um processo de inovação. Correto? Qual a principal diferença entre a netnografia e uma pesquisa de mercado habitual?
Tatiana: A netnografia nos ajuda no processo de inovação, dado que nos inserimos no objeto de pesquisa. A principal diferença reside na amplitude e densidade da amostra, como também, na relação custo versus entrega, tendo como resultado a oportunidade de encontrar “tesouros” comportamentais do segmento ou grupo.
Blog do Fernando Coelho: esse processo é relativamente novo, as marcas regionais estão cientes desta ferramenta potencial? Existe um case interessante que você pode compartilhar conosco?
Tatiana: Nos dias de hoje somente algumas marcas de cunho multinacional e internacional estão cientes desta ferramenta. “Danone Waters Community”  teve como finalidade entender o uso da água na vida diária, visando o impacto do uso, intensidade, frequência e modelo. http://www.slideshare.net/tatitosi/danone-waters-community
Blog do Fernando Coelho: em uma frase, qual seu look market, qual sua visão da vida, do mundo e do mercado?
Tatiana: Vivemos cercados de transformações, acredito que estamos caminhando para uma nova economia baseada em ícones e símbolos, no futuro serão criados novos padrões comportamentais e imagéticos.
Tatiana Tosi é pesquisadora de tendências e comportamentos sociais digitais, com ênfase em Netnografia. Pós-Graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (SP). Especialista em Inteligência Competitiva nas Redes Sociais pela Fundação Getulio Vargas (SP).   Membro do Grupo de Pesquisa Cidade do Conhecimento ECA USP. Email para contato:  tati@pluggedresearch.com




Um comentário:

  1. Acho que ficou tudo um pouco vago nessa entrevista. Ela esqueceu de destacar objetivamente a função mais importante da netnografia, que é o estudo do comportamento DIGITAL. Isso deixaria mais claro o tema aos leitores.
    É importante destacar também que ela é importantíssima para pesquisas de mercado, concorrência, público e muito mais. Tem sido sim, muito utilizada por empresas dos mais diferentes segmentos, até mesmo pelos políticos que agoram aderiram ao mundo virtual. O problema é que muitos ainda não sabem que existe esse termo e este método, que é a netnografia.
    Vários macetes podem ser utilizados, e eles são aplicados dentro das plataformas de convivência digital, como facebook, fóruns, blogs, twitter etc. Assim, é feito um mapeamento de como sua marca, empresa ou produto é citada nessas comunidades, qual a opinião das pessoas sobre ela etc.
    É um ótimo espelho e pode ser fundamental nas pesquisas, sem contar que ela pode ser um método de pesquisa estritamente comportamental, não necessariamente voltada a algum segmento de mercado.

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