sábado, 1 de setembro de 2012

O que realmente importa no marketing?



Vivemos imersos num oceano de informações e a cada segundo somos bombardeados por novas notícias, propaganda e o que mais poderem nos lançar! É um mix de conteúdos (bons, não tão bons e alguns péssimos).
Será que as marcas perderam o foco? Será que elas conhecem seus consumidores? Será que o conteúdo oferecido aos clientes está alinhado com seus desejos e necessidades? 

Dizem que aqueles que não aprendem com o passado, agride o presente e desiste do futuro, daí a importância de conhecermos a ferramenta SIM – sistema de informação de marketing. O profissional que não entende o passado e o presente desvia o olhar das oportunidades e muitas vezes, apenas repetem o ontem.
E como as marcas podem fazer a diferença? É preciso filtrar informações: escolher, descartar e absorver o conteúdo que realmente importa. 

E como os profissionais podem fazer a diferença? Reconhecendo que sabem pouco, que tudo é novo (sempre), que tudo é dinâmico. É preciso olhar o mundo como crianças, desejosos por aprender, conhecer, abandonando preconceitos e sendo curioso (e inovador). 

Sempre cito a frase de Philip Kotler em sala de aula onde ele diz que marketing não se faz sentado – é preciso se movimentar, entender, dialogar, escutar e principalmente vencer limitações. Observe tudo, os detalhes, se surpreenda, RECUSE A SUPERFICIALIDADE. 

O gestor de marketing precisa promover o engajamento e isso só é possível diante da sua postura pré-produto, a produção de ideias e valores é fundamental. 

Por fim, respondendo a pergunta titulo do post, o que importam mesmo é criar coletivamente, colaborar (e aceitar colaborações), ser relevante, fazer novas perguntas diariamente e errar (por que não? – mas nunca o mesmo erro). Para aproximar marcas de pessoas precisamos compartilhar conteúdos transformadores (seja ela qual for), é preciso movimentos que movam o mundo. 

Acertamos, erramos, vencemos, aprendemos, mas nunca, nunca mesmo, podemos abrir mão da ousadia de tentar! É isso que importa!

@coelhofernando
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário