Uma
das regras básicas do marketing é você entender o que seu consumidor pensa, seus
desejos, anseios, medos, em fim, os costumes do seu consumidor... Isso todos
nós estamos carecas de saber.
Hoje
inegavelmente os consumidores compram não mais produtos e sim experiências,
eles adquirem na verdade histórias (ou estórias) que emocionem. Ontem durante
minha aula levantei este questionamento e surgiram algumas histórias fenomenais
que poderiam ser utilizadas tranquilamente na criação de uma campanha.
Sempre
digo: publicitário tem que ir para rua, é lá que o consumidor está. Imagine você
num ônibus, lá encontramos consumidores de todos os jeitos: triste, alegre,
despojado, tradicional, católico, evangélico, umbandista, espirita, ateu, uma
verdadeira diversidade, uma verdadeira aula de comportamento.
A teoria comportamental nos mostra que o
comportamento de uma pessoa está intimamente ligada as suas relações com o meio
ambiente, logo o comportamento de qualquer cliente, é um conjunto de relações
fisiológicas e comportamentais.
Quando um profissional de marketing observa o
comportamento do seu target ele pode identificar os estímulos mais eficientes
(o que ajuda na hora da estratégia de vendas), desta forma, para influenciar o
comportamento de compra é necessário um estudo sistemático dos estímulos presentes no
meio ambiente de consumo, perceber portanto o que leva o consumidor a produzir
reações positivas (aproximação) ou negativas (afastamento) em relação aos
produtos disponíveis.
Acredito que o melhor caminho hoje é não
pensar somente no produto ou estratégia, mas sim no que o clientes pensa (e
sente) e só depois partir para o ataque.
Vamos andar mais de ônibus!
@coelhofernando
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