sábado, 6 de outubro de 2012

Aula de marketing no ônibus, que tal?



Uma das regras básicas do marketing é você entender o que seu consumidor pensa, seus desejos, anseios, medos, em fim, os costumes do seu consumidor... Isso todos nós estamos carecas de saber.
Hoje inegavelmente os consumidores compram não mais produtos e sim experiências, eles adquirem na verdade histórias (ou estórias) que emocionem. Ontem durante minha aula levantei este questionamento e surgiram algumas histórias fenomenais que poderiam ser utilizadas tranquilamente na criação de uma campanha.

Sempre digo: publicitário tem que ir para rua, é lá que o consumidor está. Imagine você num ônibus, lá encontramos consumidores de todos os jeitos: triste, alegre, despojado, tradicional, católico, evangélico, umbandista, espirita, ateu, uma verdadeira diversidade, uma verdadeira aula de comportamento.
A teoria comportamental nos mostra que o comportamento de uma pessoa está intimamente ligada as suas relações com o meio ambiente, logo o comportamento de qualquer cliente, é um conjunto de relações fisiológicas e comportamentais.

Quando um profissional de marketing observa o comportamento do seu target ele pode identificar os estímulos mais eficientes (o que ajuda na hora da estratégia de vendas), desta forma, para influenciar o comportamento de compra é necessário um  estudo sistemático dos estímulos presentes no meio ambiente de consumo, perceber portanto o que leva o consumidor a produzir reações positivas (aproximação) ou negativas (afastamento) em relação aos produtos disponíveis.
Acredito que o melhor caminho hoje é não pensar somente no produto ou estratégia, mas sim no que o clientes pensa (e sente) e só depois partir para o ataque.

Vamos andar mais de ônibus!

@coelhofernando

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