segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O 5º “P” do marketing.


Todo mundo já conhece os 4 P’s do marketing: produto, preço, praça e promoção, o que muitas pessoas esquecem e que é fundamental para inicio e construção de qualquer projeto é um “p” que vem antes do produto, o de paixão.

Pesquisas comprovam que pessoas apaixonadas são mais produtivas, logo, gestores e colaboradores apaixonados são mais bem-sucedidos também.
Se levarmos em consideração que hoje os consumidores estão em busca de histórias, experiências e momentos inesquecíveis, e que as marcas mais bem sucedidas são aquelas que proporcionam isso, nada mais justo que acrescentar o item paixão aos negócios do mundo.

A paixão nos negócios proporciona a construção de produtos com um alto nível de desempenho ofertado ao target, Omar Souki, autor do livro Paixão por Marketing, nos mostra que empresas vencedoras são pilotadas por pessoas apaixonadas, produtos de sucesso são criados por pessoas apaixonadas, serviços que encantam clientes são oferecidos por pessoas apaixonadas e promoções espetaculares são dirigidas por pessoas apaixonadas. 

Outro ponto que vale lembrar é que a paixão torna as marcas mais humanas, hoje os consumidores querem mais transparência e valores nos negócios com que se relacionam, esse público busca cada vez mais uma relação emocional com as empresas, as marcas precisam pensar de que maneira podem  incluir aspectos emocionais e sociais em seus diálogos. Heren Zeitoun, Diretora Global da GfK,  diz que é fundamental entender que não vivemos em um ambiente mecânico, pelo contrário, a experiência e a construção de relacionamentos são itens cada vez mais importantes no novo ambiente de diálogo, ambiente este que as marcas precisam remodelar.  

O quinto “P” do marketing é uma variável que move todas as outras de maneira encantadora e incansável, instigar a paixão nos negócios (e naqueles que fazem o seu negócio) faz seu produto todos especial (e diferente).

Uma ótima semana e bons negócios.

@coelhofernando


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