segunda-feira, 6 de maio de 2013

Market Look com Olímpio Araújo



Meu bate papo desta semana é com uma referência do mercado digital brasileiro. Para o meu convidado paixão pelo que se faz é fundamental.

Confira o Market Look de Olímpio Araújo, Especialista em Marketing Digital, Fundador do site Gestor de Marketing e Diretor da OAJ Gestão de Marketing.

Aprecie sem moderação (e curta no final)!

Market Look com Olímpio Araújo

Blog do Fernando Coelho: qual o grande erro hoje das marcas no universo digital?

Olímpio: a maior parte das marcas hoje não sabe ainda se relacionar da forma correta com os usuários, elas ainda querem fazer sa mesmas coisa que fazem na mídia tradicional, que é simplesmente comunicar sua promoção sem saber como se relacionar direto e responder o cliente nas mídias sociais. Ainda falta uma compreensão de que a mídia social e o marketing digital necessitam de iteratividade com o consumidor.

Blog do Fernando Coelho: Jeff Jarvis diz que o mercado de massa mudou para massas de nichos, como atuar com essa máxima em nosso mercado, sobretudo as marcas de varejo?

Olímpio: em primeiro lugar você precisa definir um público alvo adequado e isso não se faz mais a partir de um planejamento tradicional do marketing, mas sim a partir da auto-segumentação, é o usuário que escolhe você, não é mais você que escolhe o usuário, então, por exemplo, quando você cria um blog ou uma fanpage com um tema bem definido, você está atraindo pessoas qualificadas e que curtem aquele tema, ali você está segmentando esse nicho de massa como você disse, mas é a própria pessoa que está decidindo, “eu vou curtir, eu vou seguir, eu vou receber essa informação”.

Blog do Fernando Coelho: relevância é a palavra chave do universo digital, como o conteúdo deve ser gerado diante das diversas plataformas que existentes?

Olímpio: o conteúdo precisa ser exclusivo, original e relevante. Para ser relevante você tem que entender o público alvo, o que é interesse daquele público, como ele reage aquele tipo de conteúdo, se aquilo gera algum desejo ou necessidade nele. Original e exclusivo é por que principalmente os algoritmos hoje de mecanismo de busca, em especial o do Google estão alinhando conteúdos copiados (conteúdos duplicados), um site que apenas duplica conteúdo, que copia conteúdos de outros sites, ele não aparece mais no mecanismo de pesquisa. Um site que não produz conteúdo original ele não é mais interessante para as pessoas, quando os internautas percebem que aquele conteúdo pode ser encontrado em outros lugares elas deixas de acessar esse site. O site, blog ou fanpage precisa se tornar uma referência naquele assunto, se tornar um especialista; quando o cliente considerar que você é um especialista naquele assunto, ele vai comprar o produto de você. 

Blog do Fernando Coelho: Qual a importância do primeiro seguidor? Como trabalhar o marketing de raiz no universo social?

Olímpio: o primeiro seguidor ou os primeiros seguidores são eles que vão atrair novos seguidores, e essa importância é muito grande. Hoje a mídia é os consumidores, são eles que divulgam a marca através do compartilhamento, por meio do curtir... Você precisa manter uma politica de relacionamento adequada com esse cliente, muita empresas hoje perderam estratégicas que são básicas do próprio comportamento humano e de educação, por exemplo, ser cordial acima de tudo. Os seguidores querem ser atendidos como se fossem únicos, não importa se você tem um milhão de seguidores, aquele seguidor, seja o primeira ou seja um em um milhão ele quer ser atendido como se fosse especial.

Blog do Fernando Coelho: Eu costumo dizer que o consumidor se tornou um “prosummer” (produtor e consumidor de conteúdo). Se a marca não quiser responder a um questionamento, esse consumidor vai falar do mesmo jeito, assim, as marcas precisam dá respostas rápidas, mas como essas respostas devem acontecer?

Olímpio: Exatamente! Em primeiro lugar é preciso ter um trabalho eficiente de monitoramento de mídias sociais, por que você não tem como identificar quem e onde estão falando bem ou mal da sua marca; depois você precisa ter um sistema de gerenciamento de risco, a pessoa que trabalha com esse monitoramento, precisa saber o que fazer quando ela reconhece cada tipo de postagem, se é positivo, negativo ou neutra, se é uma postagem que pode prejudicar a marca e como ela pode reagir e quem ela deve chamar caso ela não saiba agir sozinha. Então basicamente seria monitoramento e gerenciamento de crises. 

Blog do Fernando Coelho: Qual teu market look? Qual tua visão do mundo, da vida e do mercado?

Olímpio: As pessoas precisam fazer aquilo que elas gostam, se elas fizerem aquilo que elas gostam e fizerem isso com amor, elas terão um bom resultado. Empresas como, por exemplo, a Apple, se tornou uma referência por que o Steve Jobs era apaixonado pelo que fazia, ele era apaixonado por design, inovação, tecnologia e isso acabou sendo transmitido para as pessoas através do resultado do trabalho dele, o que acaba sendo um trabalho realizado não somente pelo dinheiro, ele queria simplesmente fazer o melhor produto, mais eficiente e mais desejado pelas pessoas. Se você levar este conceito, de antes de tudo fazer o melhor para seu consumidor por que você ama fazer aquilo, você terá excelentes resultados em qualquer coisa que você venha fazer. 

MINI-CURRÍCULO:

Olimpio Araujo Junior atua com Comunicação e Marketing Digital desde 1999 quando iniciou o projeto da “Rede de Comunicação Ambiente Total” um dos primeiros portais especializados em comunicação ambiental do Brasil. É professor de cursos de pós-graduação em Marketing Digital e em treinamentos de curta duração nas áreas de Marketing Digital, Mídias Sociais, Otimização de sites (SEO), e e-Commerce, onde já capacitou mais de 8.000 profissionais e empresários. 

É fundador do site GestordeMarketingespecializado em cursos online de marketing digital e Diretor da OAJ Gestão de Marketing. Foi responsável pela gestão da comunicação e marketing da Fundação Getulio Vargas no Paraná (ISAE/FGV), foi sócio-diretor da CWBS – Curitiba Business School, Diretor de Comunicação e Marketing da EcoTerra Brasil, e Diretor Comercial da Araujo Representações Comerciais. Destaca-se em seu curriculum acadêmico a formação no MBA em Comunicação Integrada de Marketing da Fundação Getulio Vargas, o MBA em Gestão Comercial também da FGV.

Um comentário:

  1. Show de bola! Recomendadíssimos, tanto o Olímpio Araújo, de cuja "escola" sou aluna, quanto o Fernando Coelho, profissional que também é referência para mim! Parabéns aos dois!

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