Meu bate papo desta semana é com uma referência do mercado
digital brasileiro. Para o meu convidado paixão pelo que se faz é fundamental.
Confira o Market Look de Olímpio Araújo, Especialista em
Marketing Digital, Fundador do site Gestor de Marketing e Diretor da OAJ Gestão
de Marketing.
Aprecie sem moderação (e curta no final)!
Market Look com Olímpio
Araújo
Blog do Fernando Coelho:
qual o grande erro hoje das marcas no universo digital?
Olímpio: a maior parte das marcas hoje não sabe ainda se
relacionar da forma correta com os usuários, elas ainda querem fazer sa mesmas
coisa que fazem na mídia tradicional, que é simplesmente comunicar sua promoção
sem saber como se relacionar direto e responder o cliente nas mídias sociais.
Ainda falta uma compreensão de que a mídia social e o marketing digital
necessitam de iteratividade com o consumidor.
Blog do Fernando Coelho:
Jeff Jarvis diz que o mercado de massa mudou para massas de nichos, como atuar
com essa máxima em nosso mercado, sobretudo as marcas de varejo?
Olímpio: em primeiro lugar você precisa definir um público
alvo adequado e isso não se faz mais a partir de um planejamento tradicional do
marketing, mas sim a partir da auto-segumentação, é o usuário que escolhe você,
não é mais você que escolhe o usuário, então, por exemplo, quando você cria um
blog ou uma fanpage com um tema bem definido, você está atraindo pessoas
qualificadas e que curtem aquele tema, ali você está segmentando esse nicho de
massa como você disse, mas é a própria pessoa que está decidindo, “eu vou
curtir, eu vou seguir, eu vou receber essa informação”.
Blog do Fernando Coelho:
relevância é a palavra chave do universo digital, como o conteúdo deve ser
gerado diante das diversas plataformas que existentes?
Olímpio: o conteúdo precisa ser exclusivo, original e
relevante. Para ser relevante você tem que entender o público alvo, o que é
interesse daquele público, como ele reage aquele tipo de conteúdo, se aquilo
gera algum desejo ou necessidade nele. Original e exclusivo é por que principalmente
os algoritmos hoje de mecanismo de busca, em especial o do Google estão
alinhando conteúdos copiados (conteúdos duplicados), um site que apenas duplica
conteúdo, que copia conteúdos de outros sites, ele não aparece mais no
mecanismo de pesquisa. Um site que não produz conteúdo original ele não é mais
interessante para as pessoas, quando os internautas percebem que aquele conteúdo
pode ser encontrado em outros lugares elas deixas de acessar esse site. O site,
blog ou fanpage precisa se tornar uma referência naquele assunto, se tornar um
especialista; quando o cliente considerar que você é um especialista naquele
assunto, ele vai comprar o produto de você.
Blog do Fernando Coelho:
Qual a importância do primeiro seguidor? Como trabalhar o marketing de raiz no
universo social?
Olímpio: o primeiro seguidor ou os primeiros seguidores são
eles que vão atrair novos seguidores, e essa importância é muito grande. Hoje a
mídia é os consumidores, são eles que divulgam a marca através do compartilhamento,
por meio do curtir... Você precisa manter uma politica de relacionamento
adequada com esse cliente, muita empresas hoje perderam estratégicas que são
básicas do próprio comportamento humano e de educação, por exemplo, ser cordial
acima de tudo. Os seguidores querem ser atendidos como se fossem únicos, não
importa se você tem um milhão de seguidores, aquele seguidor, seja o primeira
ou seja um em um milhão ele quer ser atendido como se fosse especial.
Blog do Fernando Coelho:
Eu costumo dizer que o consumidor se tornou um “prosummer” (produtor e consumidor de conteúdo). Se a marca não
quiser responder a um questionamento, esse consumidor vai falar do mesmo jeito,
assim, as marcas precisam dá respostas rápidas, mas como essas respostas devem
acontecer?
Olímpio: Exatamente! Em primeiro lugar é preciso ter um trabalho
eficiente de monitoramento de mídias sociais, por que você não tem como
identificar quem e onde estão falando bem ou mal da sua marca; depois você
precisa ter um sistema de gerenciamento de risco, a pessoa que trabalha com
esse monitoramento, precisa saber o que fazer quando ela reconhece cada tipo de
postagem, se é positivo, negativo ou neutra, se é uma postagem que pode
prejudicar a marca e como ela pode reagir e quem ela deve chamar caso ela não
saiba agir sozinha. Então basicamente seria monitoramento e gerenciamento de
crises.
Blog do Fernando Coelho:
Qual teu market look? Qual tua visão do mundo, da vida e do mercado?
Olímpio: As pessoas precisam fazer aquilo que elas gostam, se
elas fizerem aquilo que elas gostam e fizerem isso com amor, elas terão um bom
resultado. Empresas como, por exemplo, a Apple, se tornou uma referência por
que o Steve Jobs era apaixonado pelo que fazia, ele era apaixonado por design,
inovação, tecnologia e isso acabou sendo transmitido para as pessoas através do
resultado do trabalho dele, o que acaba sendo um trabalho realizado não somente
pelo dinheiro, ele queria simplesmente fazer o melhor produto, mais eficiente e
mais desejado pelas pessoas. Se você levar este conceito, de antes de tudo fazer
o melhor para seu consumidor por que você ama fazer aquilo, você terá
excelentes resultados em qualquer coisa que você venha fazer.
MINI-CURRÍCULO:
Olimpio Araujo Junior
atua com Comunicação e Marketing Digital desde 1999 quando iniciou o projeto da
“Rede de Comunicação Ambiente Total” um dos primeiros portais especializados em
comunicação ambiental do Brasil. É professor de cursos de pós-graduação em
Marketing Digital e em treinamentos de curta duração nas áreas de Marketing
Digital, Mídias Sociais, Otimização de sites (SEO), e e-Commerce, onde já
capacitou mais de 8.000 profissionais e empresários.
É fundador do site
GestordeMarketingespecializado em cursos online de marketing digital e Diretor
da OAJ Gestão de Marketing. Foi responsável pela gestão da comunicação e
marketing da Fundação Getulio Vargas no Paraná (ISAE/FGV), foi sócio-diretor da
CWBS – Curitiba Business School, Diretor de Comunicação e Marketing da EcoTerra
Brasil, e Diretor Comercial da Araujo Representações Comerciais. Destaca-se em
seu curriculum acadêmico a formação no MBA em Comunicação Integrada de
Marketing da Fundação Getulio Vargas, o MBA em Gestão Comercial também da FGV.
Show de bola! Recomendadíssimos, tanto o Olímpio Araújo, de cuja "escola" sou aluna, quanto o Fernando Coelho, profissional que também é referência para mim! Parabéns aos dois!
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