terça-feira, 30 de abril de 2013

Market Look com Anderson Ribeiro


Meu convidado dessa semana para o Market Look é o Publicitário e expert em mídias digitais Anderson Ribeiro.

Falamos sobre o cenário digital maranhense, netnografia, a integração de departamentos e as perspectivas da área.

Aprecie sem moderação!

Market Look com Anderson Ribeiro

1 - Blog do Fernando Coelho: o consumo de audiência está mudando, hoje, por exemplo, assistimos novelas por dispositivos móveis ou fragmentos de capítulos no You Tube. Como as marcas estão se comportando frente a estes novos comportamentos?

Anderson: Atualmente, as redes sociais e outros canais digitais têm substituído pouco a pouco a televisão e o jornal impresso para determinados públicos. Alguns fatores como a maior cobertura da banda larga, aumento das vendas de computadores e a massificação dos smartphones, potencializaram a descentralização dos canais de comunicação e a forma de consumir mídia.  Dessa forma, as gerações atuais e as próximas estarão cada vez mais conectadas, consumindo mídia e/ou informações de forma fragmentada, seja por um aplicativo, através de redes sociais, ou ainda através de um game.
As marcas estão buscando conhecer mais o comportamento dos seus consumidores, suas atitudes, a forma com que se comunicam, interagem e consomem mídia, ou seja, todo o espectro que os rodeia de forma a ter uma conexão e troca mútua.  Essa troca permite com que as marcas entendam quais canais elas precisam estar presentes e gerem conteúdos cada vez mais relevantes, gerando engajamento e interação. Um bom exemplo de comunicação integrada é o que faz a empresa do Guaraná Antártica, que trabalha todos os seus canais com conteúdos direcionados e dinâmicas variadas.

Blog do Fernando Coelho: Como você enxerga o cenário de digital na nossa região?

Anderson: Nos últimos três anos tenho acompanhado mais de perto a movimentação da comunicação digital nas agências tradicionais de nossa região. Em meio a esse “boom” de redes sociais, site, hot site, e afins, vejo que existe um oceano de oportunidades abertas para profissionais, clientes e agências. No entanto, faz-se necessária uma reestruturação nas agências tradicionais como um todo, tanto em relação ao modelo de negócio, quanto na forma de oferecer, cobrar e entregar resultados por esses serviços.
Há muito que crescer, amadurecer e evoluir, no que diz respeito ao perfil e atuação do profissional de comunicação, levando-se em consideração o fato de que esse profissional vai precisar usar uma combinação básica de TI + CONTEÚDO, onde os resultados precisarão ser cada vez mais mensuráveis e as mídias deverão estar voltadas às novas performances e tendências.

Os meios de comunicação online e mídia digital estão em constantes mudanças na forma de funcionamento, formatos e regras de uso. Percebo que muitas agências do mercado desconhecem boa parte dessas possibilidades ou não executam de forma eficiente as boas práticas de uso de cada canal, inviabilizando resultados e dados estratégicos para ações posteriores.

Temos pessoas, profissionais e empresas fantásticas na cidade, tanto é que recentemente perdemos dois profissionais para um grande portal, a Globo.com. O meio digital é multidisciplinar, e muito democrático, pois abre oportunidade para micro e pequenas empresas de estarem divulgando seus produtos e serviços. No entanto, deve existir comunicação de tal forma que em cada meio seja possível a interação de forma diferenciada, observando as deficiências ainda existentes em serviços como: SEARCH ADS, BI, SEO, ADVERGAMES.

Blog do Fernando Coelho: Como se dá o alinhamento entre Planner Digital, Planner Tradicional e a Direção de Criação?

Anderson: Não há mistério. Trata-se de trocas de informações e de experiências constantes. O planejamento digital traz todas as possibilidades de comunicação online, informações levantadas do cliente e do segmento no meio digital, para a reunião de planejamento da campanha junto com a equipe de planejamento e criação, onde serão avaliadas todas as informações e dados para se tomar decisões e estratégias das ações. Em certos momentos, avalia-se também a viabilidade técnica e/ou dinâmica de determinadas ações e integrações neste meio.

Por se tratar de áreas que estão em constante mudança, é necessário que cada uma delas fique sempre antenada nas pesquisas nacionais e de outros países de forma a aproveitar melhor cada canal. É possível alinhar as três áreas a partir de uma integração total entre elas, para que se aproveite o melhor de cada uma. Com o objetivo posto, as ideias lançadas de cada uma dessas áreas devem passar pela avaliação de toda a equipe, para encontrar possíveis soluções.

É importante frisar que todos os envolvidos devem estar cientes que tudo o que é feito em comunicação tradicional, impacta diretamente no digital, e vice-versa, como por exemplo, o alinhamento de mídia, de ROI, conversão de LEDs e Kpis precisam estar muito bem definidos e dispostos na comunicação entre os dois ambientes. E sempre que possível, o planner digital se utilizará de recursos e levantamento de dados nos canais sociais do cliente, site, entre outros meios, que vão dar base para suas ideias e até sugerir um norte de uma campanha, no intuito de ajudar a equipe de produção como um todo.

Blog do Fernando Coelho: Como cruzar dados qualitativos e quantitativos para entender exatamente o que o consumidor procura? Com o crescimento das mídias sociais, fica mais fácil analisar pessoas e não apenas números? Em São Luís já se usa recursos da netnografia?

Anderson: A pesquisa qualitativa tem o objetivo de identificar os possíveis perfis de consumidores para determinado produto ou serviço, delimitando um campo que representava o universo onde esses consumidores estão inseridos. Já a pesquisa quantitativa vai ser usada para testar as hipóteses levantadas dos perfis de cada consumidor esse cruzamento vai dar origem aos principais perfis de consumidor onde poderão ser explorados a comunicação específica para este público através dos seus interesses e preferências.
Para entender o que o consumidor procura, é preciso analisar pessoas e comportamentos, o que por si só, não é uma tarefa fácil, já que existem muitas variáveis e contextos que devem ser levados em consideração. A avaliação feita com base em números e alguns indicadores isolados são superficiais, e acaba sendo mais fácil, mas não trás informações ricas e detalhadas do perfil do consumidor. Neste contexto, o estudo e avaliação do comportamento dos consumidores nas mídias sociais, são potencializados e aprofundados, tornando mais fácil a compreensão do perfil de cada consumidor.

Sim. A netnografia é utilizada em São Luís, entretanto a aplicação da sua metodologia extensiva, ainda não está sendo explorada por boa parte das empresas e agências. Sua utilização tem se reduzido a avaliações mais simples com a avaliação apenas de alguns indicadores e monitoramento dos canais sociais.

Blog do Fernando Coelho: em 140 caracteres, qual seu look Market? Qual sua visão do mundo, das pessoas e da vida?

Anderson: A comunicação tem o poder de mudar o mundo. Faça sua parte, mude o mundo de alguém.

MINI-CURRÍCULO

Pós-graduando em Gestão e Marketing Digital pela ESPM-SP, Especialista em Marketing Digital pela Digitalks. Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Ceuma Experiência anterior de 3 anos e meio na Maximize, atuando como Flash Developer e em seguida como planejamento digital. Premiado Colunistas Propaganda Norte e Nordeste 2012. Atualmente Gerente de Projetos Digitais e Planejamento de Comunicação Interativa da AG10 há 3 anos, sendo 1 ano de forma remota em SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário