terça-feira, 23 de abril de 2013

Look Market com Gabriel Sousa


No Look Market dessa semana conversei com um Especialista em Computação Gráfica que apresentou o cenário do 3D hoje no Brasil. Para o meu convidado o mundo não para e temos que estar preparado para o que vem acontecer amanhã.

Aprecie sem moderação o bate-papo com o Ilustrador 3D Gabriel Sousa, que passou uma temporada no Rio de Janeiro e está de volta a Ilha do Amor.

Look Market com Gabriel Sousa

Blog do Fernando Coelho: Uma propaganda feita em 3d traz um ar diferente e mais moderno para os Jobs. Quais são as maiores dificuldades no uso das técnicas para o efeito 3D em uma ilustração?

Gabriel Sousa: Acredito que a maior dificuldade no Brasil seja a relação Prazo x Bem feito, com isso viramos noites pra entregar tudo no prazo combinado e sempre com a mesma qualidade dos trabalhos anteriores.

Blog do Fernando Coelho: Como está o mercado 3D hoje no Brasil?

Gabriel Sousa: Acho que o Brasil tem um grande potencial como mercado, temos grandes estúdios e profissionais. Se conseguíssemos que a CG pegasse carona com o crescimento do mercado cinematográfico seria o ideal. Se o país conseguir melhorar a situação econômica, isso reflita e melhore o mercado.

Blog do Fernando Coelho: Como se dá o processo padrão de criação em 3D e após o resultado, como os clientes (anunciantes) reagem? Qual a grande vantagem do uso de ilustrações 3D na propaganda?

Gabriel Sousa: Isso é algo que depende bastante, depende muito se o trabalho vai ser de animação ou que chamamos de still (impresso). Em primeiro lugar é preciso saber o que queremos passar com a imagem, como queremos dizer algo. Depois vem os problemas, onde entra a pré-produção e o planejamento. A sequencia poderia ser storyboard, modelagem, textura, render e manipulação (finalização).
O cliente reage da melhor forma possível, isso é o mais gratificante no final de um grande trabalho.
A grande vantagem do uso do 3d é que podemos ter o controle de luz, textura, brilho e câmera. Com isso fazer vários testes antes do render final e conseguir uma imagem que talvez não fosse possível com a fotografia.  

Blog do Fernando Coelho: Qual dica você deixa para quem deseja enveredar nesta área especifica?

Gabriel Sousa: Investir tempo em estudo, importante é sempre buscar conhecimento, não se preocupar com o outro e sim com seu próprio caminho. Acima de tudo manter o foco e um bom relacionamento, a maioria das empresas tem uma grande preferência por indicações.

Blog do Fernando Coelho: em uma frase, qual seu look Market? Qual sua visão do mercado, da vida e do mundo?

Gabriel Sousa: Fique sempre com a mente aberta a novas ideias e novas oportunidades, o mundo não para e temos que estar preparado para o que vem acontecer amanhã.

MINI-CURRÍCULO:

Gabriel Sousa, 29 anos, é Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Ceuma,  Especialista em Computação Gráfica pela Azimut. Possui conhecimento nos programas Modo, 3ds Max, Photoshop, Adobe Premiere, After Effects e  Zbrush. Tem curso na área de Escultura Tradicional e Motion Graphics na Melies. Possui forte experiência no mercado gráfico, tendo atuado nas agências cariocas com ilustrado 3D, com passagem pelas Manufatura Digital, Uberhauz, NutsLocomotyva, Artluz Studio.
Portfólio digital: www.behance.net/gabrielsousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário