quarta-feira, 24 de abril de 2013

Eu sou muito bom, sou o cara, o rei da cocada preta... E NA CRISE?

 
Hoje vou falar sobre liderança e situações adversas. Como o líder (no sentindo hierárquico da função, haja vista que qualquer coordenador de “qualquer coisa” hoje é chamado de líder) deve se comportar durante situações atribuladas?
Sempre digo que o bom gestor (ou líder) é aquele que sabe navegar em águas turbulentas, afinal de contas ser bom em águas paradas todos são (até que se prove o contrário).
Um bom líder deve confiar e respeitar sempre sua equipe, as pessoas são o maior (e único) capital real de uma organização. É fundamental que o gestor compreenda não apenas os números (metas), mas também a mente e o coração do seu liderado.
Gerir é entender para atender, saiba ouvir e entender sua equipe, MOTIVE SEMPRE.
Liderados dão feedback? Evidente que sim! Sua equipe está no campo de batalha e face to face com os clientes, eles sabem o que estão acontecendo e podem gerar insigths para tomadas de decisões (inclusive sobre sua gestão).
Inove! Inovar não é inventar, inovação precisar vir carregada de significados e relevância. Busque sempre realizar ações diferenciadas (dentro e fora da empresa).
E por fim, mas não menos importante saiba delegar! Ajude a equipe a andar com as próprias pernas, o bom líder é aquele que sabe formar novos lideres e proporciona autonomia da equipe.
Finalizo meu post com uma frase do Bispo Ronildo Queiroz, NUNCA USE PALAVRAS NEGATIVAS QUE ATINJA O CORAÇÃO DO SEU LIDERADO, existem duas coisas que não voltam: a palavra lançada e a pedra atirada. O líder precisa ter a capacidade de amar as pessoas, analisar as situações com uma visão humanizada, respeitar as limitações de seus liderados e ter o desejo de contribuir com o crescimento dos mesmos.
É na crise que conhecemos (ou reconhecemos) o(s) rei(s) da cocada preta.
@coelhofernando

Um comentário:

  1. CONCORDO PLENAMENTE PENSO QUE O BOM LIDER NÃO DEVE SER O PODEROSO CHEFÃO, MAS ALGUEM CAPAZ FORMAR E DESCOBRIR GRANDES TALENTO.


    ResponderExcluir