Hoje vou falar sobre liderança e
situações adversas. Como o líder (no sentindo hierárquico da função, haja vista
que qualquer coordenador de “qualquer coisa” hoje é chamado de líder) deve se
comportar durante situações atribuladas?
Sempre digo que o bom gestor (ou
líder) é aquele que sabe navegar em águas turbulentas, afinal de contas ser bom
em águas paradas todos são (até que se prove o contrário).
Um bom líder deve confiar e respeitar
sempre sua equipe, as pessoas são o maior (e único) capital real de uma
organização. É fundamental que o gestor compreenda não apenas os números
(metas), mas também a mente e o coração do seu liderado.
Gerir é entender para atender,
saiba ouvir e entender sua equipe, MOTIVE SEMPRE.
Liderados dão feedback? Evidente
que sim! Sua equipe está no campo de batalha e face to face com os clientes, eles sabem o que estão acontecendo e
podem gerar insigths para tomadas de
decisões (inclusive sobre sua gestão).
Inove! Inovar não é inventar,
inovação precisar vir carregada de significados e relevância. Busque sempre
realizar ações diferenciadas (dentro e fora da empresa).
E por fim, mas não menos
importante saiba delegar! Ajude a equipe a andar com as próprias pernas, o bom
líder é aquele que sabe formar novos lideres e proporciona autonomia da equipe.
Finalizo meu post com uma frase
do Bispo Ronildo Queiroz, NUNCA USE PALAVRAS NEGATIVAS QUE ATINJA O CORAÇÃO DO
SEU LIDERADO, existem duas coisas que não voltam: a palavra lançada e a pedra
atirada. O líder precisa ter a capacidade de amar as pessoas, analisar as
situações com uma visão humanizada, respeitar as limitações de seus liderados e
ter o desejo de contribuir com o crescimento dos mesmos.
É na crise que conhecemos (ou
reconhecemos) o(s) rei(s) da cocada preta.
@coelhofernando
CONCORDO PLENAMENTE PENSO QUE O BOM LIDER NÃO DEVE SER O PODEROSO CHEFÃO, MAS ALGUEM CAPAZ FORMAR E DESCOBRIR GRANDES TALENTO.
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