segunda-feira, 16 de setembro de 2013

As empresas precisam ser como escolas de samba!


O título do post acima é uma afirmação que sempre faço aos meus alunos quando falo sobre endomarketing. Não há como uma boa estratégia de marketing funcionar se uma organização não trabalhar com um endomarketing igualmente forte.

Sabe o motivo de uma pessoa pagar até R$ 50.000,00 em uma fantasia de escola de samba e desfilar durante 2 horas com um sorriso maior do mundo estampado no rosto? A resposta é básica: - aquela escola de samba está proporcionando um sonho para aquela pessoa.
Acredito que o motivo central do endomarketing além de valorizar, capacitar e reter talentos, está ligado a realização de sonhos. Muitos dirigentes e gestores não conhecem os sonhos de seus colaboradores.
Quer trabalhar com uma gestão eficiente? A solução para a gestão dos negócios brasileiros pode estar nas escolas de samba. É o que diz o  especialista em liderança, o uruguaio naturalizado brasileiro Alfredo Behrens.
Durante estudo realizado na escola Mocidade Alegre, o especialista sinalizou que o que muitas vezes faz uma escola de samba chegar até o final: A MOTIVAÇÃO.
Durante a pesquisa, Behrens identificou três pontos principais para o engajamento natural dos funcionários:
1. Competência: Saber fazer, conhecer o que faz de maneira profunda,  gostar de fazer e sempre querer aprender mais – neste ponto a organização precisa estimular o seus talentos.
2. Autonomia: É preciso confiar no que o outro faz, só delegar funções desestimula, as pessoas gostam de sentir-se ativas no processo de criação.
3. Senso de propósito: Qual o sentido de estar executando algo? Não é um objetivo egoísta, mas é entender a real necessidade do trabalho. Se todos ganham, o resultado da empresa depende de cada colaborador, e todos precisam ganhar de fato.
O que também foi exposto na pesquisa do especialista e é sine qua non nas empresas é quanto a reciclagem, as escolas de samba não descartam seus integrantes. “Na escola de samba, eles reciclam. Quando o sujeito não é produtivo numa função, eles remanejam para outras alas ou cargos. Todos têm seu lugar de honra. As empresas ainda não perceberam que essa sensação de pertencer ao grupo é fundamental para a motivação”, afirma o especialista.
E então, sua empresa está perto ou longe de ganhar nota 10 em gestão?!!
Faça uma boa semana!
@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário