quarta-feira, 28 de agosto de 2013

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo”

Me recuso a acreditar (na verdade, a aceitar; acreditar até que eu acredito) que existam gestores (denominados de chefes) que em pleno século 21 ainda acreditam que uma liderança autoritária (o tal do manda quem pode, obedece quem tem juízo”) é a melhor maneira de engajar as equipes.

Costumo sempre dizer que hoje a liderança além de humanizada deve ser participativa, gosto muito da máxima que diz “ninguém sabe tudo, todo mundo sabe alguma coisa e juntos sabemos mais!”. O líder moderno deve ser um profissional aberto a posicionamentos contrários ao dele, deve ser uma pessoa capaz de racionalizar verbalizações que vão na contramão de seus pensamentos e assim conduzir equipes e projetos por um caminho bem maior, que é o sucesso da marca.

É fundamental hoje para qualquer profissional que detenha um cargo de liderança que ele escute, converse e interaja com seus pares. Quando falamos de geração Y esse modelo se acentua. Os profissionais “Y” não toleram chefes, eles foram educados de maneira diferente, eles querem participar. O “manda quem pode, obedece quem tem juízo” não funciona mais.

O ideal hoje é que lideres e liderados andem juntos na mesma direção, contudo, com olhares diferentes, só assim será possível o enriquecimento de projetos e a construção de relações duradouras. Uma sugestão deixo aqui: - se você é líder, se abra para opinião, ideias e sentimentos de sua equipe, com certeza vai render mai$!

@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário