quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Look Market com Davi Alves

Meu convidado deste market look é natural de Brasília, mas durantes 16 anos da sua vida morou em Caxias, no Maranhão. Certo dia sentado na porta da sua casa, ele olhou para dentro de si e disse: - quero mais!
 
Para Davi Alves, força, fé e persistência são os melhores remédios para o sucesso. 
 
Aprecie sem moderação meu bate papo com esse executivo de marketing que é uma das grandes apostas do Grupo Saga no Distrito Federal! Muito bom!  
Look Market com Davi Alves 
Blog do Fernando Coelho: antes de mais nada, quem é Davi Alves? Onde você está, de onde veio e para onde está indo?
   
Davi:
Primeiramente, agradeço mais esta oportunidade, tenho acompanhado o seu Market Look há algum tempo e tem sido um excelente meio de comunicação. Sou Davi Alves, nasci em Brasília, aos dois anos de idade fui para Caxias - MA uma cidade muito romântica e histórica, abrigou a guerra da balaiada e foi onde morei por 16 anos. Atualmente voltei para minha terra natal, onde trabalho no Grupo Saga no departamento de marketing. Meu objetivo profissionais é crescer cada vez mais e assumir grandes desafios. Hoje minha principal meta é desenvolver um trabalho de qualidade no Grupo Saga inovando e desenvolvendo meios de comunicação que traga resultados efetivos neste mundo competitivo.
Blog do Fernando Coelho: você teve alguma dificuldade ao chegar em Brasília e como superou? 
 
Davi: Foram varias as dificuldades, mas a principal foi consegui o primeiro emprego não foi tarefa fácil, esperei oito meses até consegui uma oportunidade como balconista e depois de um ano me tornei gerente da mesma loja. Força, fé e persistência foram os remédios necessários para romper com as barreiras. 
 
Blog do Fernando Coelho:  para você qual a grande necessidade hoje no universo criativo e no mundo do marketing?
Davi: Inovar, é preciso inovar. A propaganda brasileira ficou formatada e fermentada com muitos padrões e esta perdendo a maior oportunidade que essa indústria já teve que é de se reinventar do zero. As agências no Brasil ainda são muito separadas por tipo (propaganda tradicional, marketing direto, assessoria de imprensa, digital…). As pessoas confundem inovar com copiar. O principal problema nesta realidade é que inovar dói. Dói porque o exercício é fundamental e não são poucos os erros para um acerto relevante, dói porque ela normalmente se soma a outras atividades diárias que estão vinculadas às metas do ano, dói porque exige muito mais esforço de negociação com outras áreas da empresa e assim por diante. As pessoas criam dificuldade para criar e por isso tendem a ficar dentro do quadrado. Eu gosto muito de uma frase não lembro quem é o autor dela, ela diz o seguinte: Se a sua percepção da realidade é problemática, a atuação será idem e vice-versa!
 
Blog do Fernando Coelho: as marcas devem se preocupar em ter fãs e não clientes, hoje relacionamento é o ponto chave para as empresas. O que é fundamental na hora de pensar em uma estratégia de marketing? 
Davi: Eu resumo tudo em Relacionamento, hoje as empresas já sabem o que fazer, como fazer e o caminho que deve seguir, porém muitas organizações ficam paralisadas apenas no saber e acabam se esquecendo de praticar. Vamos pegar um exemplo prático disso, em uma concessionária os gestores estão mais preocupados em vender carro 0KM, e fazem de tudo, apelam para as propagandas de preços, apelam para o desconto, mas esquecem de criar vínculos, criar amizade entre o consumidor e a empresa. Empresas inteligentes não devem mais se preocupar com preço, mas com o relacionamento. Acredito que o caminho certo é criar laços. O Pão de Açúcar fez uma propaganda muito interessante com a talentosa Clarice Falcão com o título ¨O que você faz você feliz?¨, gosto também da campanha que a Samsung fez com usando o ¨porta dos fundos.¨ É hora de acordar, preço todos tem, desconto e comerciais apelativos, o cliente quer confiar, quer acreditar ter um porto seguro. As empresas precisam acreditar que a realidade mudou e que o atual momento é fazer aquilo que todos já sabem, se relacionar. 
Blog do Fernando Coelho:  em uma frase, qual seu market look? qual sua visão do mundo, das pessoas e do mercado?
 
Davi: Inovação e trabalho (é) 'são' o que resume tudo para mim. O mundo está cada vez mais competitivo e novas ferramentas surgem a cada segundo é preciso que nossas mentes estejam 24hrs abertas e ter consciência que as pessoas são as ferramentas mais no mercado. Eu amo pessoas, gosto de me relacionar, não me vejo trabalhando em um escritório onde só vai ter eu e um computador, gosto de gente e de ver o mercado reagindo com cada nova criação e mudança do consumidor, isso é gratificante. No mais quero agradecer pela oportunidade e deixar um questionamento, assim como diz na canção bicho escroto da banda titãs o que você quer ser? Um bicho escroto ou uma oncinha pintada, coelhinho peludo uma zebrinha listrada? É hora de reinventar, sair do quadrado, sair da caixinha que nos colocamos e enfrentar desafios, sonhar, não ter medo de errar e nos capacitar cada vez mais. Sem esquecer de ser honesto e criativo.
MINI-CURRÍCULO:
 
Administrador de formação pela Faculdade UNICESP, publicitário de coração, Estudante de Web Design avançado, já passou por empresas como Armazém Paraíba, Bali Automóveis, Estação Fiat e hoje integra o departamento de marketing do Grupo Saga em Brasília. Na área acadêmica já participou de estudo cientifico tendo como objeto de pesquisa as formas de comunicação direta para influência no aumento das vendas.

 

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