segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Atendimento Uau!



“Eu atendo meu cliente como dita a regra, faço tudo 100%, obedeço todo o processo”. Essa foi a frase que escutei outro dia de um vendedor, um vendedor 100%, você acha que esse é o vendedor que as empresas esperam? Minha resposta é simples e rápida: NÃO!

Fazer 100% não é diferencial, é uma obrigação. Existem três níveis de satisfação em um processo de vendas: insatisfeito, satisfeito e encantado. Quem entrega 100%, entrega o que é esperado, isso hoje é básico.

As empresas (e vendedores) não devem se contentar com clientes apenas satisfeitos, eles devem desejar mais, o ideal de cada atendimento são CLIENTES ENCANTADOS. E como conseguir isso? Com um “atendimentos Uau”.

O Atendimento Uau é aquele atendimento que tira o folego do cliente, que emociona, que pega o cliente de surpresa, é aquele atendimento, 120%, 150%, 200%.

A regra é simples para um ATENDIMENTO UAU: ofereça só o que você consegue entregar e entregue mais do que você ofereceu. Pronto! O cliente sai encantado!

Conectar-se emocionalmente com o cliente é o primeiro passo para isso, entender sua real necessidade, captar sua essência. O passo seguinte é colaborar com um produto (ou serviço) que atenda de maneira eficaz a necessidade do cliente, você deve atuar como um consultor. Depois da segunda etapa você já possui 50% da confiança deste cliente, agora é concluir o processo e finalizar a venda. Durante a entrega da mercadoria é a hora de dar o show de encantamento, vou citar um exemplo de uma vendedora de carros que conheci há dois anos, toda entrega de veículo era algo diferente: caixa de bombom, entrega do carro em casa, festa de aniversário na loja (durante a entrega), bolas mágicas dentro do carro (para encantar o filho do cliente), entre tantas outras estratégias simples e baratas. Ela entregava 120%, 150%, 200%. Ela encantava!

Passo quatro: você já vendeu e atendeu a necessidade do cliente, encantou e a venda terminou? Esse é o maior erro! Venda é um processo sem fim, existem ciclos que devem ser renovados. Acompanhe sempre seu cliente, mantenha relacionamentos, crie vínculos, mostre sempre que você está ali para o que ele precisar. Crie uma relação de amor com seu cliente, e ai... você o ganhou!

Experimente! Depois me conta o resultado.

@coelhofernando

 

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