segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Você é elegante?!!

Já dizia Coco Chanel: “elegância é tudo aquilo que é belo, seja no direito, seja no avesso”.
Ainda na linha das citações, tenho uma amiga que sempre diz que elegância não está ligada a sua carcaça, mas sim as suas atitudes, logo podemos afirmar que elegância é comportamental.
E então, como você anda se comportando? Você é do tipo que usa uma camisa linda (e cara) da marca X e uma calça igualmente custosa da marca Y, mas não cumpre o que promete em suas relações profissionais? Sinto informar, você está no nível zero de elegância.
Falta de ética, prometer e não cumprir, fofoca de corredor, falar mal, mentir, caluniar o colega de trabalho, roubar ideia do assistente (ou de qualquer colega) para ganhar pontos com a diretoria, tudo isso é o suprassumo da deselegância. Existem outras lastimáveis atitudes que poderia citar aqui neste post que caracterizam a deselegância, mas, vamos ao que interessa... falar de elegância (na vida e no trabalho).
 Quando se fala de moda, diz a sabedoria popular que “gosto não se discute”, contudo quando partimos para relações sociais algumas regras são fundamentais para uma boa convivência grupal, e precisam ser seguidas. Selecionei algumas dicas sobre etiqueta profissional que valem a penar ser incorporada a rotina de qualquer profissional:
1.       Pontualidade deve ser ponto de honra no ambiente empresarial.

2.       Tome cuidados com higiene pessoal, mau hálito e outros odores hormonais são inadmissíveis.

3.       Sempre seja cordial e prestativo, saiba ouvir e falar na hora certa.

4.       Ao entrar em um local peça licença e busque cumprimentar todas as pessoas que estiverem no ambiente.

5.       Se comunique corretamente com as pessoas, busque olhar nos olhos, demonstre atenção no que estão falando.

6.        Seja organizado e demonstre isso, planeje adequadamente seu tempo. 

7.       Respeite os colegas e o espaço de trabalho.

8.       Cuidado com a utilização de celulares no trabalho, não fale demasiadamente alto e muito menos utilize termos de baixo calão.

9.       Não deixe ninguém sem respostas, seja em uma ligação, e-mail ou whatsapp.

10.   Por fim e não menos importante, o bom humor é uma necessidade primordial nas empresas, trabalhe com os princípios da economia da felicidade.
Seja elegante!
@coelhofernando

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