Já dizia Coco Chanel: “elegância
é tudo aquilo que é belo, seja no direito, seja no avesso”.
Ainda na linha das citações,
tenho uma amiga que sempre diz que elegância não está ligada a sua carcaça, mas
sim as suas atitudes, logo podemos afirmar que elegância é comportamental.
E então, como você anda se
comportando? Você é do tipo que usa uma camisa linda (e cara) da marca X e uma
calça igualmente custosa da marca Y, mas não cumpre o que promete em suas
relações profissionais? Sinto informar, você está no nível zero de elegância.
Falta de ética, prometer e não
cumprir, fofoca de corredor, falar mal, mentir, caluniar o colega de trabalho,
roubar ideia do assistente (ou de qualquer colega) para ganhar pontos com a
diretoria, tudo isso é o suprassumo da deselegância. Existem outras lastimáveis
atitudes que poderia citar aqui neste post que caracterizam a deselegância,
mas, vamos ao que interessa... falar de elegância (na vida e no trabalho).
Quando se fala de moda, diz a sabedoria
popular que “gosto não se discute”, contudo quando partimos para relações
sociais algumas regras são fundamentais para uma boa convivência grupal, e
precisam ser seguidas. Selecionei algumas dicas sobre etiqueta profissional que
valem a penar ser incorporada a rotina de qualquer profissional:
1. Pontualidade
deve ser ponto de honra no ambiente empresarial.
2. Tome
cuidados com higiene pessoal, mau hálito e outros odores hormonais são inadmissíveis.
3. Sempre
seja cordial e prestativo, saiba ouvir e falar na hora certa.
4. Ao
entrar em um local peça licença e busque cumprimentar todas as pessoas que
estiverem no ambiente.
5. Se
comunique corretamente com as pessoas, busque olhar nos olhos, demonstre
atenção no que estão falando.
6. Seja organizado e demonstre isso, planeje
adequadamente seu tempo.
7. Respeite
os colegas e o espaço de trabalho.
8. Cuidado
com a utilização de celulares no trabalho, não fale demasiadamente alto e muito
menos utilize termos de baixo calão.
9. Não
deixe ninguém sem respostas, seja em uma ligação, e-mail ou whatsapp.
10. Por
fim e não menos importante, o bom humor é uma necessidade primordial nas
empresas, trabalhe com os princípios da economia da felicidade.
Seja elegante!
@coelhofernando
Nenhum comentário:
Postar um comentário