terça-feira, 19 de novembro de 2013

Look Market com Edu Martins

 
Meu convidado deste market look é apreciador de violão, tipografia e karate. Para ele, viver é uma produção constante se signos, ou seja, você pode comunicar com uma música ou com um layout, mas precisa comunicar algo verdadeiro.
 
“Apaixonar-se pela primeira ideia é proibido”, é isso que pensa Edu Martins, Publicitário e Especialista em Semiótica! Aprecie sem moderação o bate papo com esse small giants da nova safra de publicitários maranhense.
 
Look Market com Edu Martins
 
Blog do Fernando Coelho: antes de qualquer pergunta, é um prazer te receber aqui no blog! Vamos começar! Certa vez, conta a história, Gonçalves dias estava em um trem e uma nobre francesa pediu para conhecer aquele homem de sábias palavras, quando ele se apresentou ela com olhar irônico perguntou: - este homem baixo e franzido que é o famoso Gonçalves Dias? A resposta dele foi imediata: - é nos pequenos frascos que se encontram os melhores aromas. Edu, qual sua posição sobre os anúncios minimalistas?
 
Edu: Confesso que tenho um apreço particular por layouts minimalistas. Acredito que, em se tratando de anúncios publicitários, os minimalistas estão entre os melhores. Ao abrir qualquer anuário é fácil se deparar com uma quantidade imensa de grandes ideias premiadas traduzidas em textos ou imagens simples. É aquele lance de que “menos é mais” e que “a boa ideia é aquela que pode ser contada de forma simples”. Eles geralmente dão aquela sensação de “putz, por que não pensei nisso antes?” e isso é bem legal porque as pessoas se identificam. Acredito também que esse tipo de anúncio é o mais complexo de se criar. Contar histórias, verdades e conceitos em uma frase ou em um único ícone, por exemplo, não é tarefa fácil. É um trabalho árduo, mas que geralmente dá bons resultados.
 
Blog do Fernando Coelho: Sua especialização é em Semiótica! Qual a importância da semiótica para a construção de um anúncio de fato impactante e que gere envolvimento com quem é impactado?
 
Edu: Para começar, a Semiótica é uma ciência que envolve todo tipo de linguagem, o que já diz muita coisa. Todo o tempo o ser humano produz signos, isso se dá até no seu ato de pensar; arrisco dizer que viver é uma produção de signos. Partindo disso, acredito que compreender esse processo de geração de signos é importante no desenvolvimento de qualquer forma de comunicação.
 
Diversos pesquisadores já estudaram como a análise semiótica pode ser utilizada como uma ferramenta eficaz de redução de dissonância entre o que o objeto analisado se propõe a representar e a forma como o observador o interpreta. Acredito que, no que diz respeito a construção de anúncios impactantes, a semiótica é útil para traçar um descritivo da representatividade (o que chamamos de estruturação sígnica) da peça em relação à pessoa que a vai interpretar, com um claro objetivo: garantir a coerência do que está sendo comunicado evitando interpretações equivocadas (ruído).
 
Falando assim pode até parecer algo burocrático, mas a verdade é que o bom criativo, de certa forma, já faz isso inconscientemente.
 
Blog do Fernando Coelho: o que é fundamental para criação de conceito de campanha?
 
Edu: Verdades e volume de ideias.
 
Estamos num momento em que comunicar coisas verdadeiras é o que há. Foi-se o tempo dos trocadilhos e frases de efeito. Se estes forem recursos para se comunicar algo verdadeiro, tudo bem, mas se não disserem nada com nada, não funciona; o target não se identifica.
 
Encontrada a verdade, é importante encontrar várias formas de contá-la, gerando o máximo de ideias possível. Neste caso, quantidade gera qualidade. Apaixonar-se pela primeira ideia é proibido.
 
É assim que as grandes agências e os profissionais de referência trabalham e é dessa forma que estou buscando trabalhar atualmente.
 
Blog do Fernando Coelho: “Quem tem estilo é artista plástico, o diretor de arte nāo pode ter essa pretensão” Essa frase é de Ricardo Alonso (já atuou em agências como Loducca, F/Nazca, McCann e TBWA). Você concorda ou não? E se não, qual o estilo de Edu Martins?
 
Edu: O diretor de arte não pode ter essa pretensão, mas acaba por fazê-lo. Eu por exemplo tenho uma tendência minimalista e organizada. Gosto de layout simples, bem alinhado e não sou fã de texturas também. Acredito que cada job é um job e o D.A. deve tratá-los dentro do que cada um exige em particular. Mas não tem como negar que o D.A. deposita suas características no trabalho, querendo ou não. Chamo isso de estilo.
 
Blog do Fernando Coelho: Em uma frase, qual seu look market? Qual seu olhar sobre o mundo, as pessoas, a vida e o mercado?
 
Edu: Gosto do trecho de uma música do Alex Turner que diz mais ou menos o seguinte: "se você vai tentar andar sobre as águas, certifique-se de usar sapatos confortáveis". Acredito que devemos sempre estar em busca de novos desafios, mas preservar certa segurança é fundamental. Tenho uma natureza cautelosa; gosto de arriscar, mas também gosto de saber onde estou pisando.
 
MINI-CURRíCULO
 
Edu Martins é técnico em Design Gráfico pelo CEFET-MA, Graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade São Luís e possui MBA em Comunicação e Semiótica pela Universidade Gama Filho. Possui cursos em Direção de Arte Avançada pela ESPM e da Suíte Adobe Design Premium CS5 pelo Grupo Photopro. Já passou por agências como Phocus, AG10 e agora atua como Diretor de Arte na FAZ! Promo. É também membro da pré-CORDe na candidatura de São Luís como sede do RDesign em 2015. Violão, tipografia e karate são seus hobbies.
 

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