segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Look Market com Marcio Veiga

 
Para quem estava sentindo falta de nosso look market, meu convidado da vez é um profissional com 14 anos de experiência no mercado! Para ele, ser competente e ser manter atualizado são características vitais para permanecer na propaganda.
Aprecie sem moderação o look market de Marcio Veiga, criativo da Ideia Propaganda.
Look Market com Marcio Veiga
Blog do Fernando Coelho: Márcio, você é designer por formação. Na sua época o curso era denominado de Desenho Industrial, como você chegou até a propaganda?
Márcio: Caí de paraquedas na propaganda e já fui direto pra dentro da área de criação, sem nenhuma experiência, numa época em que alguns processos ainda eram manuais. Eu sempre preferi a programação visual, embora o curso de Desenho Industrial fosse voltado especificamente para projeto de produto. Lá aprendemos a dar soluções para diversos tipos de problemas. Isso me deu ferramentas para o mundo publicitário como um todo, não só o da direção de arte.
Blog do Fernando Coelho: Quais os pontos positivos e negativos da profissão e do nosso mercado hoje?
Márcio: O positivo é que as empresas estão enxergando, cada vez mais, a importância de entregar a sua comunicação para uma agência de publicidade, principalmente agora que vivemos na era digital. Propaganda é coisa séria. E o negativo é que ainda existem soluções caseiras.
Blog do Fernando Coelho: Eu costumo dizer que todo trabalho urgente se torna “porco”. Como você enxerga o trabalho daqueles clientes que sempre solicitam um “anuncio simplesinho para amanhã bem cedinho”?
Márcio: Sempre teremos clientes que vão solicitar trabalhos assim. Isso vai acontecer em qualquer mercado, o que não podemos é deixar virar regra. Cabe a nós justificar a importância de termos tempo para criar e amadurecer uma ideia. Mas, como somos movidos por desafios, um teste assim, de vez em quando, é sempre bem-vindo. Temos que estar preparados para tudo e nessa hora a experiência conta muito.
Blog do Fernando Coelho: O que é indispensável para entrar e se manter neste mercado?
Márcio: Competência e se manter atualizado.
Blog do Fernando Coelho: Em uma frase, qual seu look market? Qual seu olhar sobre o mundo, as pessoas, a vida e o mercado?
Márcio: Até bem pouco tempo atrás, poderíamos mudar o mundo. Quem roubou nossa coragem? Usei esse trecho da música “Quando o sol bater na janela do seu quarto”, de Renato Russo e Dado Villa-Lobos, quando concluí o curso de design e acho que ele ainda representa bem o que penso e o que tento fazer.
Márcio Veiga é Graduado em Design e Pós-graduado em Design Gráfico pela Universidade Federal do Maranhão. Tem mais de 14 anos de atuação no mercado publicitário maranhense. É Diretor de arte da Ideia Propaganda e Diretor da Casulo Cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário