quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Olá, tudo bem? Sua empresa vende o que?



Já escrevi outras vezes algo semelhante, contudo, este assunto não tem validade. 

Sua empresa não vende exatamente um produto ou o serviço que comercializa, na verdade ela e qualquer outra organização comercial, vendem soluções de negócio que visam atender uma necessidade ou desejo (até ai novidade nenhuma – pelo menos não é pra ser).
A empresa que foca sua orientação em vendas ou produto, ela está incorrendo em um grave erro, haja vista que concentra toda sua expertise na criação de uma invenção e não na solução e praticidade daquilo para a vida do cliente.
O atendimento segue esta mesma linha de raciocínio. Vamos analisar o diálogo abaixo:
Atendente: - Olá, tudo bem? Posso ajudar?
Cliente: - Tudo! Estou procurando uma blusa para ir a uma festa.
Atendente: - Eu vou lhe ajudar a escolher! Temos de varias cores e modelos. (Após esse breve diálogo, o vendedor apresenta as possibilidades ao cliente)
QUAL O GRANDE ERRO DO ATENDENDE?
O atendente centrou seu trabalho nas características do produto (blusa, cores e modelos) e não na necessidade do cliente. O ideal era que este vendedor questionasse (investigasse) a funcionalidade de uso: essa blusa é para qual ocasião? E baseado na(s) resposta(s) oferecesse o produto ideal.
Parece básico o que estou relatando, mas muitos vendedores no entusiasmo da venda, não se atentam a este aspecto, e sabe qual o resultado? Uma venda com pouco ou nenhum sentimento de satisfação por parte do cliente.
Você, caso trabalhe com atendimento, reflita sobre isso.
Se você é gestor, analise se seus atendentes estão de fato capacitados, se não estiverem, é responsabilidade sua orienta e acompanhar.
O atendimento é  base de uma marca e deve ser entendido como um processo estratégico pelas organizações, independente do segmento.
Até a próxima e faça um atendimento UAU!
@coelhofernando 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário