segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Todo mundo pode ser líder!


Alguns especialistas afirmam que o titulo deste post possui controversas. Mas até onde é verdade?


Eu, particularmente, acredito que duas características fundamentais para a boa liderança são a simpatia e empatia. Um líder carrancudo terá poucas ou nenhuma possibilidades de conquistar sua equipe. Da mesma maneira, a empatia, precisa ser outra característica primordial para esse profissional em posição de liderança, é indispensável se colocar sempre no lugar do outro, entender seus desejos, medos, limitações e diferencial competitivo, apenas desta maneira será possível desenvolver cada membro do seu grupo.


Essa semana estava lendo um artigo que citava a professora de liderança e gestão da Harvard Business School, Amy C. Edmondson, PhD em comportamento organizacional. A Especialista afirma que para desenvolver as habilidades para uma função de liderança as práticas devem ser diárias e ela nos apresenta um tripé para a função.


Antes de qualquer coisa é fundamental que você desenvolva suas atividades de rotina com excelência – seja bom no que você faz, busque sempre se capacitar e esteja disposto a compartilhar o que você sabe e aprende.


O segundo passo é ter visão de futuro, olhar para frente! Esteja sempre atento as oportunidades que o mercado (e sua empresa) oferecem, contudo, não tenha pressa, dê um passo de cada vez e foque em seus objetivos.


Por fim, pratique a liderança em suas relações! Argumente, compartilhe sua visão e veja o que funciona para que os outros o sigam. Um importante ponto da liderança é a confiança e o respeito, se você consegue despertar esses sentimentos, você está no caminho certo.


E então, qual seu nível de aptidão para liderança? Lembrando que alguns (muitos) gestores nem sempre são lideres de verdade.


@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário