terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Qual o problema com o erro?

Muitas empresas desprezam o erro e expurgam o causador do erro, mas por que empresários e alguns gestores possuem tanto medo de errar?
Se analisarmos a história da humanidade, grandes invenções foram oriundas de sucessivos erros, que após várias apostas tiveram seus projetos bem sucedidos, a exemplo da super cola - em 1942 o cientista Harry Coover descobriu que a substância que ele havia criado, o cianocrilato, foi um fracasso. Não poderia ser usada para criar uma nova lente de precisão para armas porque, infelizmente, grudava terrivelmente em tudo com que entrava em contato. Apenas seis anos depois que Coover percebeu que a substância grudava incrivelmente sem precisar de calor e criou a Super Cola, que conhecemos (e compramos) hoje como Cola Super Bonder.
O colaborador para se tornar intra-empreendedor, além de possuir as habilidades necessárias (que são internas), precisa também de liberdade para propor e ousar novos projetos nas organizações, contudo, como os empresários estão sempre em estado de cautela, pouco observamos a tão cobrada e sonhada inovação no mercado.
O erro precisa ser visto como uma oportunidade de aprendizado, melhoria e exclusividade mercadológica! Sim, exclusividade! Haja vista que cada erro quando corrigido e aprimorado, torna-se uma grande oportunidade para criação de novos produtos!
A regra do erre sempre é uma máxima no empreendedorismo! Só quem erra tem a possibilidade da descoberta! Então, erre, erre, erre sempre – mas não repita os erros e tenha a capacidade de analisar e extrair oportunidades de cada falha.
E então, você está preparado para errar (e inovar)?
@coelhofernando

2 comentários:

  1. Amei o texto! Me fez refletir nas oportunidades que deixamos passar... por medo...medo de errar!!!! Sendo que o erro pode se tornar mais uma oportunidade!!! Obrigado pelo lindo texto, esse é um daqueles que vou levar pra vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado você pela audiência! O erro é na verdade uma oportunidade de aprendizagem e fazer melhor!

      Excluir