Para iniciar 2014 com todo
gás, convidei um Publicitário que é figurinha certa entre os principais blogs
da área de comunicação e criatividade no Brasil! “Quem arrisca, sempre
petisca”, essa é uma das regras para uma boa propaganda.
Confira o Market Look de
Caio Costa, autor do Blogcitário, diretor da Orfeu Comunicação e Gerente do
Social Media Bahia.
Market
Look com Caio Costa
Blog
do Fernando Coelho: Seu blog é hoje referência em conteúdo diferenciado.
Diariamente podemos acompanhar o que acontece de mais inovador em ações de
comunicação e propaganda pelo mundo. Como você enxerga hoje a propaganda
brasileira?
Caio: No geral, a
propaganda brasileira parece uma ilha rodeada de clichês, exceto campanhas de
grandes marcas, que entregam roteiros um pouco mais elaborados. Infelizmente,
poucas campanhas e ações brasileiras são dignas de nota para o blog.
Blog
do Fernando Coelho: Recentemente o Instituto Warc indicou que os CEO’s das
principais empresas do mundo acreditam que suas agências de propaganda se
preocupam muito mais com a criatividade que com os resultados para seus
negócios. Como você percebe a preparação das agências para entender e atender
mercadologicamente os negócios de seus clientes, trazendo de fato resultados
consistentes?
Caio: A percepção que fica
é que as agências sempre querem veicular comerciais criativos apenas para
ganhar prêmios. Logicamente elas têm esse objetivo, mas certamente elas tentam
unir o útil ao agradável, pois campanhas diferenciadas que caíram na boca do
povo e que, ainda por cima, ajudem a vender mais para o cliente é o que todos
publicitários buscam. Afinal, o pilar do negócio é vender.
Blog
do Fernando Coelho: Que características uma boa propaganda deve ter?
Caio: O bom da propaganda
é não ter receita pronta para fazer sucesso, mas alguns ingredientes certamente
são indispensáveis: garoto-propaganda que passe confiança, mensagem sem espaço
para dupla interpretação e uma frase forte e marcante que convoque o público
para comprar o produto ou serviço anunciado.
Blog
do Fernando Coelho: Cada vez mais as verbas de publicidade precisarão ser
otimizadas pelas agências de propaganda. Em sua opinião, qual será a solução
para a escassez de budget?
Caio: Lembrar aos clientes
que o bom e velho ditado “o barato sai caro” também se aplica à publicidade.
Caso a única saída seja apertar o cinto, usar a imaginação para planejar o
nascimento de uma ideia que dê resultado. Independentemente do orçamento
disponível, a ideia sempre deve reinar na campanha e surpreender a todos.
Blog
do Fernando Coelho: em uma frase, qual seu look market? Qual sua visão do
mundo, da vida e dos negócios da propaganda?
Caio: Quem arrisca, sempre
petisca.
Caio
Costa é formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, diretor da
Orfeu Comunicação, um dos gerentes do Social Media Bahia https://www.facebook.com/SocialMediaBahia
e autor do Blogcitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário