quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Market Look com Caio Costa

Para iniciar 2014 com todo gás, convidei um Publicitário que é figurinha certa entre os principais blogs da área de comunicação e criatividade no Brasil! “Quem arrisca, sempre petisca”, essa é uma das regras para uma boa propaganda.

Confira o Market Look de Caio Costa, autor do Blogcitário, diretor da Orfeu Comunicação e Gerente do Social Media Bahia.

Market Look com Caio Costa

Blog do Fernando Coelho: Seu blog é hoje referência em conteúdo diferenciado. Diariamente podemos acompanhar o que acontece de mais inovador em ações de comunicação e propaganda pelo mundo. Como você enxerga hoje a propaganda brasileira?

Caio: No geral, a propaganda brasileira parece uma ilha rodeada de clichês, exceto campanhas de grandes marcas, que entregam roteiros um pouco mais elaborados. Infelizmente, poucas campanhas e ações brasileiras são dignas de nota para o blog.

Blog do Fernando Coelho: Recentemente o Instituto Warc indicou que os CEO’s das principais empresas do mundo acreditam que suas agências de propaganda se preocupam muito mais com a criatividade que com os resultados para seus negócios. Como você percebe a preparação das agências para entender e atender mercadologicamente os negócios de seus clientes, trazendo de fato resultados consistentes?

Caio: A percepção que fica é que as agências sempre querem veicular comerciais criativos apenas para ganhar prêmios. Logicamente elas têm esse objetivo, mas certamente elas tentam unir o útil ao agradável, pois campanhas diferenciadas que caíram na boca do povo e que, ainda por cima, ajudem a vender mais para o cliente é o que todos publicitários buscam. Afinal, o pilar do negócio é vender.

Blog do Fernando Coelho: Que características uma boa propaganda deve ter?

Caio: O bom da propaganda é não ter receita pronta para fazer sucesso, mas alguns ingredientes certamente são indispensáveis: garoto-propaganda que passe confiança, mensagem sem espaço para dupla interpretação e uma frase forte e marcante que convoque o público para comprar o produto ou serviço anunciado.

Blog do Fernando Coelho: Cada vez mais as verbas de publicidade precisarão ser otimizadas pelas agências de propaganda. Em sua opinião, qual será a solução para a escassez de budget?

Caio: Lembrar aos clientes que o bom e velho ditado “o barato sai caro” também se aplica à publicidade. Caso a única saída seja apertar o cinto, usar a imaginação para planejar o nascimento de uma ideia que dê resultado. Independentemente do orçamento disponível, a ideia sempre deve reinar na campanha e surpreender a todos.

Blog do Fernando Coelho: em uma frase, qual seu look market? Qual sua visão do mundo, da vida e dos negócios da propaganda?

Caio: Quem arrisca, sempre petisca.


Caio Costa é formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, diretor da Orfeu Comunicação, um dos gerentes do Social Media Bahia https://www.facebook.com/SocialMediaBahia e autor do Blogcitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário