segunda-feira, 30 de junho de 2014

Ócio criativo ou melhor - ócio recreativo

Quem nunca teve uma ideia durante o banho ou ao ouvir uma musica parado no trânsito? E agora quem nunca travou durante a necessidade de uma ótima ideia? E por fim, quem nunca teve uma ideia baseado em algo que viveu ou ainda guiados por um trecho de um livro que leu?
Isso é mais normal do que possamos imaginar, nossa mente comumente faz ligações entre fatos vividos e recriar imagens em nosso subscosciente.
Sempre tive o costume de durante o meu expediente, fazer pequenas pausas para exercer o ócio criativo – como diz o consultor empresarial Waldez Ludwing, ler um jornal ou um livro durante o expediente, também é trabalho – um dia aquela informação lhe será útil, ainda mais se você trabalha com processos criativos.
Outro dia estava lendo um portal de mercado (durante o expediente) e um colega me perguntou: - você não tem o que fazer? / Minha resposta foi imediata: - Sim, tenho! Estou exercendo o ócio criativo, ou melhor, recreativo.
A filosofia nos diz que “pensar requer ócio” – hoje na correria do dia a dia estamos sempre priorizando uma atividade (urgente) e esquecendo-se de nos qualificar, antenar, reciclar, etc.
O filósofo e Prof. da PUC-SP Mario Cortella, nos apresenta em um de seus livros, que empresas modernas hoje já incluem o ócio criativo como parte do trabalho, denominando-o inclusive de ócio recreativo. O conceito está relacionando com o recreio (aquele mesmo das escolas) – onde de maneira informal, conversas e elucubrações acontecem dando espaço para novas ideias. Só para reforçar, recreio vem do latim recreare, que significa criar de novo.
Segundo Monica Aiub, para um bom ócio criativo, é preciso incluir, no cotidiano, atividades que reúnam o descanso, o lazer, o trabalho e a aprendizagem.
Ócio não significa não ter o que fazer, mas sim, escolher o que fazer! Portanto proponho a você – reserve 30 minutos do seu horário de trabalho para ler um trecho de um livro, um site ou algo parecido... depois me conta o resultado!
@coelhofernando
Publicitário e Professor Universitário, Especialista em Administração Estratégica certificado pela Universidade Estácio de Sá –RJ, Pós-graduando MBA em Marketing.

Um comentário: