segunda-feira, 28 de julho de 2014

Vende-se carro zero km - Além da oferta imperdível!

Redigi este texto para coluna Todo Conceito, do amigo Jornalista Luiz Almeida, neste domingo e compartilho aqui com vocês!
Diga-me aqui, só entre nós, você acredita em ofertas imperdíveis? Não importa a marca, você realmente acredita?
A resposta de 90% dos leitores será: NÃO!
Na sociedade dos excessos, com o volume crescente de ofertas, o cliente está cada vez mais cético e descrente de qualquer tipo de publicidade.
Bender, Especialista em Branding, diz que estamos cansados de números superlativos e argumentos racionais que não fazem sentido. Ou por acaso faz sentido para você que as dez principais concessionárias de sua cidade estejam com ofertas imperdíveis, condições inacreditáveis e zero de entrada?
O cliente está cansado de decidir com o lado esquerdo do cérebro (o lado racional), e cada vez mais busca se defender de toda promessa com vantagens mínimas – de fato o que importa hoje para o cliente são ofertas emocionais – aquelas que encontramos no atendimento.
Serei mais claro: em determinada cidade existe, por exemplo, cinco lojas que vendem produtos similares, com a mesma faixa de preço e condições de pagamento. Em qual você comprará? O que fará a diferença para você? Eu respondo: - Fará a diferença um conjunto de fatores emocionais – o sorriso do atendente, o clima agradável do PDV, a forma como é conduzida a negociação, etc. São estes fatores que tocará o coração do cliente, são essas atitudes que agregarão valor ao seu atendimento e sua marca.
Deixo aqui uma dica para você que é vendedor, executivo de atendimento ou gestor comercial: o seu cliente não quer apenas descontos e condições diferenciadas de pagamento, ele quer além disso, ele deseja respeito, atenção, carinho e uma experiência positiva como a sua marca.
Finalizo minha reflexão com dois teóricos da administração de marketing, que considero referência e indico leitura:
Para que foca em preço: “cortar preços geralmente é insano se a concorrência pode ir tão mais baixo quando você” (Michael Porter).
Para quem foca em emoção: “Enquanto produtos são tangíveis e serviços e serviços intangíveis, experiências são memoráveis” (Philipe Kotler)
Reflita sobre isso e ótima semana!
Fernando Coelho – Publicitário, Profissional de Marketing, Professor Universitário. Especialista em Administração Estratégica e MBA e Marketing.
Entre em contato por fernandocoelho.publicidade@gmail.com

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